sábado, 21 de março de 2009

Coluna Cariri deste domingo



PADRE CÍCERO
Na terça-feira, padre Cícero será o alvo das comemorações. 165 anos de nascimento do Santo do Nordeste e Cearense do Século. As homenagens em Juazeiro começam cedo e estendem durante todo o dia. Desde a última quarta-feira, 18, que Juazeiro vem realizando eventos em homenagem a padre Cícero. Dentre eles, destacamos a Expo Cícero, uma exposição com fotos do Padim Ciço.

SAÚDE
Com a preocupação de proteger a saúde da população, a Secretaria da Saúde do Estado divulga a partir de agora, com atualização uma vez por mês, a relação de águas minerais e de águas adicionadas de sais próprias para o consumo humano, com registro no Ministério da Saúde. As que aparecem na lista, num total de 34 empresas, passaram por um processo de coleta e análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará, unidade da rede estadual de saúde, e estão de acordo com padrões sanitários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. As marcas do Cariri, São Geraldo, Serrabella e Camboriú estão todas aprovadas.

NEGÓCIOS
Casa dos Relojoeiros irá participar, no período de 2 a 5 de abril, em São Paulo, no Transamérica Expo Center, da 7ª Feira Abióptica, considerada a maior feira óptica da América Latina, e a 3ª maior do segmento no mundo. Óculos solares, armações, lentes, acessórios e equipamentos. Com cerca de 100 expositores será aberta ao público. Do Cariri, José carlos Albano, gerente regional da Casa dos Relojoeiros estará participando do evento, e conferindo de perto as novidades no setor.

CULTURA
O Olhar Casa das Artes, em Crato, apresentou, na última sexta-feira, com Regiane Cruz, Anderson (Cachorrão) e Talita Tavares, uma performance única que funde a dança do ventre, capoeira e hip-hop ao ritmo de tribal dance e culturas tão distintas como a Brasileira, Árabe e Norte-Americana.

AFTOSA
O caririenses Camilo Santana, secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, marcará presença no Circuito Pecuário do Nordeste, que acontecerá no Hotel Praiano, em Fortaleza, durantes os dias 24 e 25 de março. Promovido pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), o evento trará o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA), Inácio Kroets, e a coordenadora Nacional do Programa de Erradicação da Febre Aftosa, Francianne Assis.

AVESSO
O Cariri Shopping está sentindo a falta da jornalista Cíntia Fragoso. Inteligente, preparada e competente, Cíntia atendia muito bem a imprensa, e tinha um ótimo diálogo com os veículos de comunicação. Depois de sua saída do shopping, tudo virou pelo avesso.

COMPETÊNCIA
A jornalista Elizângela Santos continua brilhando na assessoria de imprensa da Universidade Regional do Cariri (Urca). Profissional respeitada e equilibrada faz uma cobertura certa dos principais acontecimentos da instituição.

NOSSA LÍNGUA
Músicos e gestores culturais representantes de países que falam a língua portuguesa estarão no interior do Ceará entre 12 e 16 de maio para a mostra Cariri das Artes dos Países de Língua Portuguesa. O evento será realizado no Teatro Violeta Arraes-Engenho de Artes cênicas, localizado na Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda. Serão cinco dias com recitais musicais, palestras, exposição de cordéis e mostra de vídeo da TV Casa Grande.

ÁRVORE
A Prefeitura Municipal de Barbalha promoverá na semana de 23 a 28 de março, eventos comemorativos ao “Dia da Árvore”. Estão previstas ações como palestras sobre a importância da árvore, plantio e doação de mudas nos parques, logradouros públicos e instituições, além da exibição de vídeos, visitas e caminhadas no parque ecológico, mini-curso, concurso, assinatura de convênios, cantoria de violeiros, entre outras atividades que visam à conscientização ambiental, especialmente a proteção das áreas verdes do município.

POSITIVO
O Gerente da Ematerce na região do Cariri - Adonias Sobreira - considera altamente positivo o resultado com a aplicação do Crédito Rural, no ano de 2008, atingindo o montante de R$ 14.663.597,00 beneficiando diretamente a 7.433 famílias rurais.

HABITAÇÃO
A prefeitura municipal de Juazeiro do Norte, através da coordenação do Conselho Municipal de Habitação e Interesse Social, promoverá no próximo dia 25 de março, o primeiro Fórum do Conselho. O evento acontecerá no SESC de Juazeiro do Norte.


Coluna Cariri publicada aos domingos no jornal O Povo.

Nenhum comentário: