segunda-feira, 23 de março de 2009

Multados pela lei seca em 2009 somam 3.242 motoristas




Com os 274 motoristas multados no último final de semana (de quinta-feira, dia 19, a domingo, dia 22), já somam 3.242 condutores que foram autuados pelo DETRAN-CE por estarem com álcool no sangue, somente neste ano. Em 2008, foram multados 1.465 motoristas com base na Lei de Alcoolemia Zero ou Lei Seca (Lei 11.705). O DETRAN-CE também autuou 71 motociclistas por não usarem capacete. Agora já são 861 motociclistas multados pela falta do capacete na condução de motos somente neste ano no Ceará.

Semanalmente, as 50 equipes do DETRAN fiscalizam, além dos infratores que consomem álcool e dirigem, os motociclista sem capacete e os veículos que trafegam na zona das praias próximas à capital, como Pecém, Taíba, Prainha, Presídio e Iguape. Oito condutores são multados, em média, semanalmente, nessas praias.

O Superintendente do DETRAN, João Pupo, esclareceu que o número de multas reflete o comportamento dos cearenses na condução dos seus veículos. Ao todo, são 1,2 milhão de motoristas habilitados pelo DETRAN. No caso das multas com base na Lei Seca, os 3.242 representam um pouco mais de 2 por cento. Ele admitiu que o ideal seria que não fosse registrada nenhuma multa durante as blitze, pois demonstrava que os cearenses estão respeitando a lei de alcoolemia zero. Pupo citou o caso da queda do número de pessoas detidas nas operações. No ano passado, foram quase 200 pessoas. Nesse ano, o número caiu para 93.

Nenhum comentário: