quinta-feira, 26 de março de 2009

Hora do planeta. Vamos todos juntos?



O Governo do Estado do Ceará acertou ao convidar a sociedade cearense a participar do manifesto mundial “Hora do Planeta” em defesa da natureza, que acontecerá no próximo sábado, 28, às 20h30min. O evento, organizado pela ONG WWF, é um movimento internacional que alerta para o problema do aquecimento global. Na oportunidade, está prevista a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua participação.

Com o simples gesto de apagar as luzes e desligar os aparelhos elétricos durante sessenta minutos, a ação tem como objetivo chamar a atenção da população e, principalmente, das grandes potências mundiais, responsáveis por boa parte da poluição gerada na terra, para uma reflexão sobre os problemas ambientais que vem nos afligindo. Na ocasião, até grandes monumentos estarão com as luzes apagadas, como é o caso da Torre Eiffel, a nova Torre Mundial de Hong Kong, o grande cassino MGM de Las Vegas, o prédio da Ópera de Sidney, o Coliseu e, no Brasil, entre outros, o Cristo Redentor e o Teatro Amazonas. No Ceará, o monumento símbolo será o Planetário do centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

A primeira edição da Hora do Planeta foi realizada em 2007, onde contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. No ano passado, esse número aumentou para 50 milhões de pessoas de 400 cidades em 35 países.

2 comentários:

Valmir M. de Morais disse...

Caro Tarso:

Aqui, na Região do Cariri, particularmente na cidade de Juazeiro do Norte, o monumento símbolo adotado para o evento "Hora do Planeta" é a Estátua do Padre Cícero, na Serra do Horto.

A Estação Astronômica do Cariri à dias vem fazendo um trabalho de divulgação do evento, conclamando a população, meios de comunicação, empresas privadas e instituições religiosas à sua adesão. Veja, por favor, o link para a divulgação da Hora do Planeta no site da Estação: http://astropiegise-ultimasobservacoes.blogspot.com/ .

Conforme dados da WWF- Brasil, Juazeiro do Norte é a única cidade do estado do Ceará engajada oficialmente no evento Hora do Planeta.

Acesse, por favor, o link para as cidades e empresas que já aderiram ao movimento:

http://www.wwf.org.br/informacoes/horadoplaneta/quem_ja_aderiu/


Na Serra do Horto, o Padre Giuseppe Venturelle (ordem Salesiana), convidado pela Estação PieGise e sensibilizado pela legitimidade do movimento mundial, irá apagar as luzes que iluminam a Estátua do Padre Cícero no próximo sábado, dia 28, das 20h30 às 21h30.

Nesse dia e horário, a Estação Astronômica PieGise disponibilizará para a população presente dois telescópios de médio porte para observações astronômicas, particularmente do planeta Saturno, nebulosas e estrelas.

Obrigado !!!


Ao seu dispor,


Valmir Martins de Morais

Estação Astronômica PieGise
Juazeiro do Norte, Ceará - Brasil

Telefones: (88)3511-2738 / (88)9619-5797

Valmir M. de Morais disse...

A Estação Astronômica PieGise, por meio do seu coordenador, enviou e-mail a Assessoria de Imprensa da Semace, parabenizando pela iniciativa de ter se juntado a nós nesse movimento mundial e, também, corrigindo a notícia publicada.

Se Juazeiro do Norte é a única cidade do estado do Ceará oficialmente engajada na Hora do Planeta,conforme a WWF-Brasil, nada mais justo que adotar o seu símbolo como simbolo do movimento cearense, ou seja, a Estátua do Padre Cícero.

E-mails de correção também foram enviados aos sites noticiosos que publicaram a nota da Semace.

Sem mais,

Valmir Martins de Morais
Estação Astronômica PieGise
Juazeiro do Norte, Ceará - Brasil