O secretário de Saúde do estado, médico João Ananias, durante solenidade de anúncio dos investimentos da Agência Nacional de Petróleo (ANP) comunicou oficialmente ao JC que o governador Cid Gomes (PSB) aprovou a construção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na região do Cariri.
De acordo com João Ananias “a implantação do SAMU no Cariri foi tirada como prioridade e vai beneficiar todos os municípios da região, com a urgência pré-hospitalar móvel”.
O SAMU que funcionará em Juazeiro terá 60 ambulâncias padronizas, algumas fixas nos municípios, outras chamadas ambulâncias avançadas com os mais modernos equipamentos de atendimento médico, uma espécie de UTI móvel.
O serviço será implantado regionalmente, beneficiando todos os municípios. As despesas para a manutenção serão pagas pelo Ministério da Saúde em parceria com o governo do estado e os municípios, que pagam uma contrapartida de 25% do custeio.
As obras serão feitas com recursos federais e estaduais. Os valores do empreendimento ainda não estão definidos, mas apenas o prédio do SAMU vai custar aos cofres estaduais o valor de R$ 1 milhão.
O custo, de acordo com Ananias está dentro da capacidade dos municípios. Outro investimento do estado na saúde do Cariri será a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma espécie de hospital para casos de pequenas complexidades. Com sede também em Juazeiro, o governo construirá a unidade em parceria com o Ministério da Saúde, os municípios participarão do custeio, e poderão enviar pacientes para a unidade.
Jornal do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário