sábado, 5 de dezembro de 2009

A ‘Atualidade do pensamento de Celso Furtado’ é tema da X Semana de Economia da URCA

A ‘Atualidade no Pensamento do economista Celso Furtado’, um dos mais destacados intelectuais do Brasil do século XX, é tema da X Semana de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA), que se encerra hoje, com o debate ‘Celso Furtado e seu Pensamento a Serviço da Continuidade de uma ‘Construção Interrompida’, com os professores titulares da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Professor Dr. Nelson Rosas, e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Professor Dr. William Eufrásio.

O evento foi aberto na última quarta-feira, pelo Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, que destacou a importância do debate econômico à luz da teoria “Furtadiana” para a academia, na formação dos estudantes, e quanto à situação no contexto político-econômico e social do Brasil recente. Ele citou Celso Furtado como inspirador e que serve como diretriz no campo da teoria econômica, da responsabilidade política, social e cultural, campos onde Celso Furtado exerceu enorme influência. O Chefe de Departamento de Economia, Micaelson Lacerda, e o coordenador do Curso de Economia, destacaram a importância da realização da X Semana Acadêmica, no contexto da formação dos alunos e no fomento aos debates. Esteve representando o Centro Acadêmico Antônio Martins Filho, Marília Castro.

O tema debate do evento contou com abordagem do Professor Dr. Ricardo Bielschowsky, representante da Comissão para a América Latina e Caribe (CEPAL). O Professor Dr. Marcos Costa Lima, diretor do Núcleo de Estudos Regionais e Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), esteve presente na palestra de abertura da X Semana, que ainda teve mini cursos, palestras e mesas redondas, além da apresentação de vários trabalhos.

Nenhum comentário: