quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Metrô do Cariri funciona a partir de hoje e será gratuito nos primeiros meses

O Metrô do Cariri foi inaugurado de forma simbólica, na noite de ontem, nas estações de Crato e Juazeiro do Norte. A partir de hoje, o metrô fará um percurso diário entre as duas estações no período de 9 às 13 horas. Após dois meses, o horário do metrô será de 5h30min às 22h30min. Nesse primeiro período que pode durar até dois meses, em caráter experimental, o metrô será gratuito.

A solenidade de inauguração teve um primeiro momento em Crato. Em Juazeiro do Norte, o governador Cid Gomes e sua comitiva foram recepcionados pelo prefeito Dr. Santana.

Para um público estimado em 2 mil pessoas, o prefeito Dr. Santana falou que Juazeiro ficava muito feliz com a volta do trem, e que o Município está trabalhando para que o projeto do metrô seja um sucesso. Santana ressaltou ainda as obras feitas na cidade através de uma parceria da prefeitura com o Governo do Estado.

O governador Cid Gomes falou do potencial do Cariri e das obras em andamento feitas pelo seu governo em parceria com as prefeituras municipais. Destacou ainda os projetos, ações e obras feitas em Juazeiro e disse considerar Santana (prefeito de Juzeiro) um amigo e prometeu mais ações a serem feitas na cidade em parceria com a administração do Dr. Santana.

Os veículos foram construídos pela empresa Bom Sinal, de Barbalha, que agora começa a construir os veículos do Metrô da Zona Norte, que será feito em Sobral, e de outros estados brasileiros. A estação de Juazeiro foi construída com verbas da Prefeitura Municipal.


Previsão de horários

Saindo da estação Crato
Viagem 01 – 09 horas
Viagem 02 – 09h45min
Viagem 03 - 10h30min
Viagem 04 – 11h15min
Viagem 05 – 12 horas
Viagem 06 – 12h 45min
Viagem 07 – 13h30min

Saindo da estação Juazeiro
Viagem 08 – 09h22min
Viagem 09 – 10h07min
Viagem 10 – 10h52min
Viagem 11 – 11h37min
Viagem 12 – 12h22min
Viagem 13 - 13h07 min

As estações funcionarão no horário de 9 às 13 horas. O embarque da população nas estações deverá obrigatoriamente se dar dentro deste intervalo. À medida que outras estações forem ficando prontas para funcionamento este horário será modificado. Após esta fase da chamada operação branca, o horário de circulação será ampliado e divulgado. Quando a cobrança de bilhetagem passar a ser realizada, estima-se que o preço do bilhete será de R$ 1,00.

Nenhum comentário: