quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Notícias de Juazeiro do Norte

REASFALTAMENTO DA RUA SÃO BENEDITO



Após concluir o reasfaltamento da Rua José Marrocos (entre Rui Barbosa e Carlos Gomes), a Secretaria de Infraestrutura, por determinação do prefeito Dr. Santana, iniciou nesta quarta-feira, 2, o mesmo trabalho na Rua São Benedito (entre as Avenidas Castelo Branco e Carlos Cruz). São 22.904 m² de asfalto. A obra está orçada em R$ 516.256.16. “Estamos empenhados na execução desse serviço visando melhorar a malha viária de Juazeiro, atendendo assim, reivindicações dos seus moradores”, disse o prefeito Dr. Santana. De acordo com a secretária Fátima Bandeira já foram concluídos o asfaltamento da Rua Coronel Antônio Fernandes, e em seguida, os serviços serão realizados na Rua Limoeiro e São Paulo.

CONSCIÊNCIA NEGRA
A escola Jerônimo Freire, no Bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte realizou a exposição Afro-brasileira - Consciência Negra, projeto que conseguiu integrar a comunidade escolar e a família. Desenvolvida por alunos e professores, a iniciativa teve como objetivo valorizar, compreender, respeitar e descobrir identidade étnica e cultural da população negra. Na programação, exposições de painéis ilustrativos sobre a história negra, comidas típicas, artes, danças, grafitagem e desfile, representando os afro-descendentes.

PROJETO SOLETRANDO
A Prefeitura de Juazeiro através da escola Maria de Lourdes Lopes, na Vila Três Marias, desenvolveu a culminância do projeto Soletrando que envolveu as unidades educativas Maria do Socorro Cardoso (Palmeirinha), José Néri (Vila Pelo Sinal) e Nossa Senhora de Fátima (Carás do Umari). Os quatro finalistas concorreram a um celular, que foi conquistado pela aluna Sheila Andrade Cardoso. O prefeito Dr. Santana ressalta a importância de se trabalhar os projetos nas escolas em conjunto, direcionando os planejamentos e os trabalhos para serem efetivados em equipe.

ARTES E CULTURA
Na última semana, a escola municipal Maria do Socorro Cardoso, na Palmeirinha, realizou a II Feira de Artes e Cultura (FEAC) reunindo professores, alunos e comunidade. A feira lotou as dependências da unidade de ensino, e foi coordenada pelo diretor administrativo Damião Luiz. O evento mostrou que cada vez mais pais, alunos e educadores se unem para elevar a qualidade de ensino nas escolas por meio de programas e projetos que estimulam a criatividade. O encontro expôs as ações e resultados alcançados pela Secretaria Municipal de Educação, por meio das escolas da Rede Municipal de Ensino.

JOGOS DOS SERVIDORES
A Prefeitura de Juazeiro do Norte através da Secretaria de Esporte e Juventude promove no período de 9 a 12 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo, uma série de jogos envolvendo os servidores municipais de nossa cidade. Os competidores terão as seguintes opções em modalidades esportivas: futsal, dama e xadrez, valendo troféus e medalhas para classificação do 1º ao 3º lugar em cada modalidade. O prefeito Dr. Santana apoiando a iniciativa e lembra que a finalidade do evento é promover para os servidores municipais, um momento de entretenimento e integração, através da prática do esporte. As inscrições estarão abertas até este dia 07/12 na sede da secretaria, no Ginásio Poliesportivo.

CONFERÊNCIA DE CULTURA
Durante toda a última terça-feira, (01), foi realizada no auditório do SESC, a Conferência Regional de Cultura. Sob a coordenação da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, o encontro reuniu segmentos de atividades culturais de toda a região do Cariri e membros da sociedade civil. Na ocasião, foi aprofundada a discussão sobre o eixo temático “Cultura e Desenvolvimento”, da II Conferência Nacional.Pela manhã, o professor de direitos culturais da UNIFOR e ex-secretário de cultura de Guaramiranga, Humberto Cunha, proferiu palestra sobre cidade como fenômeno cultural, memória e transformação social e acesso, acessibilidade e direitos culturais. A plenária foi dividida em grupos na parte da tarde, discutindo sobre cinco temas: Planejamento e Gestão; Fomento/Incentivo; Formação e Pesquisa; Difusão e Comunicação; e Patrimônio Cultural.

MUDANÇA DE TRÁFEGO
Atendendo a um pedido pessoal do prefeito Dr. Santana, que se mostrou preocupado com o elevado número de acidentes registrados no retorno em frente a praça José Ilânio, na Lagoa Seca, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) Péricles Teixeira informa que o fluxo de veículos com destino ao fórum será melhor direcionado. A partir de segunda-feira (07) serão colocadas placas de sinalização indicando que a Rua José de Matos França (em frente a La Favorita), agora será mão única, sentido fórum. O retorno será feito seguindo pela Rua Maria Marcionília, Rua do Fórum e dobrando a direita na Rua Tenente Luiz Coelho, que sai em frente ao retorno do Hospital Santo Inácio.

Nenhum comentário: