domingo, 6 de dezembro de 2009

Coluna Cariri deste domingo

NATAL DE LUZ
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e a Prefeitura lançam no próximo dia 8, na Praça Padre Cícero, o Natal de Luz. As principais praças e pontos preferenciais da cidade serão bem iluminados. Juazeiro ficará bem bonita para este Natal.

NOVO PORTAL DO GEOPARK
O Geopark Araripe teve seu novo portal, lançado no último dia 27. O portal traz um visual mais moderno, com mais opções de navegação e interatividade. É possível acessar diversos artigos, notícias, informações sobre eventos e mapas da região do Cariri. O portal conta com um conteúdo multimídia amplo e diversificado: vídeos, fotos de visitas conduzidas mais recentemente e com conteúdos educativos. O desenvolvimento do novo portal está sendo coordenado pela Universidade Regional do Cariri (Urca) e pelo Governo do Estado. A sua concepção e criação foi elaborada pelo projetista de Web, Regis Monteiro Nogueira, que há cinco anos está a frente dos projetos de sites da Urca. Para visitar o novo portal: www.geoparkararipe.org.

DOM FERNANDO
No próximo domingo, 13 de dezembro, dom Fernando Panico comemora 35 anos de sua chegada ao Brasil. Era 1974, num dia dedicado a Santa Luzia, quando o jovem padre Fernando desembarcou em São Luís do Maranhão. A partir daquela data, ele faria do Nordeste brasileiro o seu campo de apostolado. Em 1993, foi nomeado bispo da diocese de Oeiras-Floriano, no Piauí. Em 29 de junho de 2001, assumiu a diocese de Crato. Se fosse exigido definir dom Fernando Panico com três palavras essas seriam: ``Um homem bom``. Nos dias atuais ele é, indiscutivelmente, a pessoa de maior liderança no Cariri.

C-EST FINI
Depois de mais de quarenta anos de existência a Viação Brasília que fazia a ligação interurbana entre as cidades da Região Metropolitana do Cariri encerrou suas atividades. Ela pertencia ao empresário Raimundo Ferreira, o qual, no auge de suas atividades, chegou a possuir quatro empresas: Rio Negro, Rápido Juazeiro, Pensatur e Varzealegrense. Agora o transporte rodoviário entre Juazeiro do Norte-Crato-Barbalha-Missão Velha está sendo feito por uma empresa de Fortaleza, a Via Metro.

CENTENÁRIO EM JUAZEIRO
Ousados. Assim podem ser definidos os projetos para comemorar o centenário de emancipação política de Juazeiro do Norte a ocorrer em 22 de julho de 2011. A Prefeitura se propõe a construir a Praça do Centenário (onde ficará o marco zero da fundação da cidade); um rancho comunitário para hospedagem de romeiros pobres; o Museu Municipal e quatro portais nas entradas de Juazeiro do Norte, além do Portal da Fé, este a ser localizado no início da rua que dá acesso ao Horto. Também estão previstas outras providências, a exemplo da afixação de placas identificando os prédios históricos da Terra do Padre Cícero.

CANTORIA E REPENTE
Para a Unesco, o patrimônio cultural imaterial é formado por práticas, representações, expressões e conhecimentos que são transmitidos ao longo do tempo por várias gerações. Nessa área, poucas regiões do Brasil são tão ricas como o Cariri cearense. Nossas manifestações populares ainda são pouco divulgadas. Já é tempo de se resgatar, por exemplo, as criações de Sílvio Grangeiro e Francivaldo Oliveira, mestres da cantoria e repente. Outra manifestação que aguarda reconhecimento é a Orquestra de Rabecas Cego Oliveira, sediada em Juazeiro do Norte, cujo repertório inclui Villa-lobos, Hermeto Pascoal e músicas de tradição oral do Cariri.


BATE-PAPO

VISITA
Quem esteve na Região do Cariri foi o professor Freire Neto. Coordenador do projeto Rapadura Cultural, Freire, vez por outra, vem à nossa região para interagir com a imprensa local ou dar aulas. Na última visita pôde dar aula no auditório do Cariri Shopping para dezenas de estudantes que se preparavam para o vestibular.

CURTAS
- No âmbito do projeto ``Quintais Produtivos``, a Prefeitura de Barbalha vem trocando garrafas Pet por mudas frutíferas. Os vasilhames de plástico estão sendo recolhidos para serem utilizados na decoração do Natal. Já as pessoas levam para casa mudas de coqueiros, laranjeiras, mangueiras, tangerineiras, dentre outras.

- Uma virtude não se pode negar à população de Juazeiro do Norte: ela sabe ser grata aos benfeitores da sua cidade. Diferente de Crato, cujo maior benfeitor, dom Vicente Matos, quando vivo era alvo de maledicência. Depois de morto, além de esquecido, dom Vicente nunca foi homenageado com seu nome numa das ruas de Crato.

- Com a criação - por dom Fernando Panico - da Paróquia de São Francisco, do município de Baixio, no último dia 21, a diocese de Crato só perde em número de paróquias para a arquidiocese de Fortaleza.

- Mais um ano que termina e os prometidos projetos de recuperação das praças centrais de Crato não saíram do papel.

Nenhum comentário: