terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Notícias da URCA

Colóquio de Geografia Agrária do Cariri Cearense será realizado na URCA

Com o tema ‘Sociedade, Natureza e as relações de produção no Campo’, será realizado de 27 a 30 de janeiro de 2010, o I Colóquio de Geografia Agrária do Cariri. O evento é uma promoção do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia Agrária – GEA, que desde 2001 reflete sobre o espaço agrário, com enfoque nos debates sobre território Espaço e movimentos sociais e as diversas temáticas referentes à questão agrária. O GEA é composto por pesquisadores e discentes do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (URCAP) e desenvolve desde sua criação atividades de leituras sistematizadas, pesquisas e atividades de extensão. O grupo tem como linhas de pesquisa, sociedade, ensino, gênero e reforma agrária. O encontro visa promover um espaço de debates e reflexões sobre: A questão Agrária, resistência e exploração; Relações Campo-Cidade; Educação do Campo; teorias e métodos da Geografia Agrária; Cultura, Gênero; sexualidade e Impactos Ambientais no Campo.

URCA presente no Encontro Estadual de Estudantes Livres

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis garante a presença dos alunos da URCA no Encontro Estadual da Assembléia Nacional de Estudantes Livres – ANEL. O encontro foi realizado em Fortaleza, de 26 a 28 de novembro, com estudantes representantes dos cursos de Direito, Biologia e Ciências Sociais. Segundo o Professor José Cavalcanti, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, para a viabilização deste projeto contou com o apoio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento. A Ação faz parte da política de apoio ao movimento estudantil da Universidade. A intenção é contribuir para o fortalecimento deste setor.

I Simpósio de Extensão Popular recebe apoio da PROAE

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da URCA apóia o I Simpósio de Extensão Popular SIMEP e IV Encontro Caririense de Estudantes de Direito – ECED, que está sendo realizado até amanhã. A Universidade tem feito um esforço de garantir as ações estudantis, iniciativas de grande importância para a vida acadêmica da Instituição, segundo ressalta o professor José Cavalcanti da Silva Filho, Pró-Reitor.

Curso de Geografia da URCA presente no Encontro Nacional de Estudantes de Geografia

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis garantirá a presença dos alunos do Curso de Geografia da URCA no XVIII ENEG, que será realizado no período de 12 a 18 de fevereiro, em Maceió, Alagoas. São cerca de 50 estudantes que vão em caravana para participar do evento, marcando significativa representação da URCA no evento. O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da URCA, Prof. Cavalcanti, destacou que o Reitor, Plácido Cidade Nuvens, tem a ação estudantil como ponto de honra na sua administração. “Os estudantes têm demonstrado historicamente a sua garra e interesse pelas questões de nossa instituição, participando de momentos decisivos da nossa história. Antes de qualquer coisa, é um dever nosso propiciar as condições mínimas para o fortalecimento o movimento estudantil”, conclui o Pró-Reitor.

Nenhum comentário: