quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Morte de mulheres

"Este ano, até o mês de novembro, 147 mulheres foram assassinadas no Ceará". A afirmação foi do deputado Welington Landim (PSB), em pronunciamento na Assembleia Legislativa, ontem. O parlamentar apresentou diversos números sobre a violência contra a mulher. O assunto levou vários deputados a destacar o caso da jornalista Kérsia Porto, assassinada no último sábado, em Fortaleza.

A morte dela será mais um caso que fará crescer a estatística de assassinatos contra as mulheres no Estado. Ano passado, de acordo com Landim, foram 93 casos contabilizados de janeiro a novembro. O parlamentar destaca que, de acordo com estudos da Secretaria de Segurança Pública do Estado, 37,7% dos casos de violência contra a mulher foram motivados por ciúme dos companheiros, os chamados crimes passionais.

De janeiro a outubro deste ano, ressalta Landim, a Central de Atendimento à Mulher registrou 269.258 denúncias. Há um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2008. Do total de atendimentos, 47% foram buscas por informações sobre a Lei Maria da Penha.

Vítimas

"Os dados da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres indicam ainda que 93% do total de denúncias foram feitas pelas próprias vítimas. A maioria dos casos, 78%, é de crimes de lesão corporal leve e ameaça. A metade dos agressores são cônjuges das vítimas", salienta, atestando ainda que outro destaque do balanço indica que 69% das mulheres que recorreram ao serviço relataram sofrer agressões diariamente.

Apesar de tantos dados negativos sobre a violência contra a mulher, Landim chama atenção para ameaça de esvaziamento da Lei Maria da Penha, proposta que está sendo discutida no Congresso Nacional.

fonte: DN

Nenhum comentário: