sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FILHO DO BRASIL VAI TENTAR O OSCAR

Lula recebeu muitas homenagens ao longo de seu governo. Quando deixar o Palácio do Planalto, poderá tentar um Oscar. Não diretamente, mas por meio do filme que retrata sua vida. Lula, o filho do Brasil, lançado no início deste ano, foi indicado, por unanimidade, pela Comissão de Seleção do Ministério da Cultura, para representar o Brasil na briga por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira (não inglesa).

O filme venceu a concorrêndia de outros 22 longa-metragens. O diretor do filme, Fábio Barreto, já conseguiu uma indicação ao prêmio, em 1996, por O Quatrilho.

A comissão acredita ainda que Glória Pires, que interpreta a mãe de Lula, dona Lindu, pode ser indicada ao prêmio de melhor atriz. Lula, o filho do Brasil, disputará com filmes de mais de 95 países por uma indicação entre os cinco melhores.
Os selecionados serão anunciados em 25 de janeiro de 2011. A cerimônia de premiação será em 27 de fevereiro.

Os outros concorrentes eram: “A Suprema Felicidade”, “Antes que o Mundo Acabe”, “As Melhores Coisas do Mundo”, “Bróder”, “Carregadoras de Sonhos”, “Cabeça a Prêmio”, “Cinco Vezes Favela – Agora Por Nós Mesmos”, “Chico Xavier”, “É Proibido Fumar”, “Em Teu Nome”, “Hotel Atlântico”, “Nosso Lar”, “O Bem Amado”, “O Grão”, “Olhos Azuis”, “Os Inquilinos”, “Os Famosos e os Duendes da Morte”, “Ouro Negro”, “Quincas Berro D’água”, “Reflexões de um Liquidificador”, “Sonhos Roubados” e “Utopia e Barbárie”.

A comissão de seleção é formada por: Roberto Farias (cineasta, presidente da Academia Brasileira de Cinema), Clélia Bessa (produtora de cinema e professora da PUC-RJ), Elisa Tolomelli (produtora, diretora e roteirista de cinema), Mariza Leão Salles de Rezende (produtora de cinema e presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Audiovisual do Rio de Janeiro), Leon Cakoff (crítico de cinema, criador e diretor da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo), Márcia Lellis de Souza Amaral (Tata Amaral, cineasta), Cássio Henrique Starling Carlos (jornalista e crítico de cinema), Frederico Hermann Barbosa Maia (assessor do Ministério da Cultura), Jean Claude Bernardet (cineasta, crítico cinematográfico, escritor, teórico e professor da UnB e da USP).

Nenhum comentário: