Primeiro volume da Coleção Brasil em Debate analisa as ações da gestão PT no governo federal, na repreensão à corrupção
Lançada neste ano pela Editora Fundação Perseu Abramo, a “Coleção Brasil em Debate” tem por objetivo mostrar e discutir de forma sucinta as áreas nas quais a gestão Lula causou mais transformações, como elas foram feitas e o que permitiu os resultados alcançados para que haja o fortalecimento da democracia e a ampliação do conhecimento sobre o quadro político do Brasil.
Já em seu primeiro volume, a série aborda um dos temas mais discutidos no país em todos os tempos: o combate à corrupção. Muitos acreditam que esta é uma prática tão arraigada no cenário político nacional e crêem na imensa dificuldade – ou mesmo impossibilidade - em combatê-la. Jorge Hage , ministro-chefe da Controladoria Geral da União, autor do primeiro volume da coleção intitulado “O Governo Lula e o Combate a Corrupção”, mostra que as coisas podem ser diferentes.
Na obra, Hage, exibe as formas e os mecanismos utilizados pelo governo federal para combater a corrupção nos últimos sete anos. O autor ressalta ações como mudanças na forma de operação dos organismos de controle do Estado, o amplo acesso à informação concedido à imprensa, investimentos no quadro de pessoal da Controladoria Geral da União e em corregedorias para o acompanhamento de processos administrativos disciplinares. Além disso, a obra traz estatísticas sobre a repressão à corrupção e fala sobre a criação do Portal da Transparência, onde os cidadãos podem ver onde o dinheiro público foi gasto.
“O elemento novo no tocante à corrupção praticada no Brasil é que agora ela está sendo investigada e revelada de modo sistemático e eficaz. Por essa razão, há uma maior percepção do problema pela sociedade. Já se percebe também o reconhecimento inequívoco de que aumento o combate à corrupção nos últimos oito anos”, analisa Hage.
O livro, disponível para compra e para download gratuito no site da Editora Fundação Perseu Abramo www.efpa.com.br, lembra que o Brasil vem se tornando referência na implementação de medidas de prevenção e combate à corrupção, sendo o país da América Latina melhor posicionado no ranking da ONG International Budget Partnership (IBP), com sede em Washington (EUA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário