sexta-feira, 17 de setembro de 2010

WORKSHOP LATINO-AMERICANO EM JUAZEIRO

Juazeiro do Norte sediará nos dias 17,18 e 19 de novembro, o I Workshop Latino-Americano e Caribenho de Geoparques: Como criar e gerir Geoparques. O evento reunirá especialistas e gestores públicos para discutir experiências em gestão de Geoparques e analisar futuras perspectivas.
O objetivo é promover e divulgar o conhecimento sobre a criação e gestão de Geoparques nos países da America Latina e Caribe, principalmente daqueles envolvidos em projetos de Geoparques. Durante três dias, especialistas convidados de renome mundial abordarão temas que envolvem desenvolvimento regional sustentável, turismo, geoconservação entre outros.

No programa está incluso espaço para apresentação de painéis e esclarecimento de dúvidas. Também haverá espaço para apresentação oral dos projetos de Geoparques cujas candidaturas estejam em fase avançada de elaboração. Todas as palestras terão tradução simultânea para Português, Inglês e Espanhol.

Está prevista ainda uma visita de campo após o workshop de um dia no Geopark Araripe, único das Américas, que fica situado na Região do Cariri, com escritório em Crato- CE.

São esperados geólogos, geógrafos, especialistas em desenvolvimento local, turismo e cultura, educadores e representantes políticos de países da América Latina. As inscrições podem ser feitas exclusivamente no site do workshop: www.geoparkararipe.org.br/geopark-website/workshop.lac2010/ . Prazos para envio de resumos, programação, valor da inscrição e da visita de campo também estão disponíveis no site.

O I Workshop Latino-Americano e Caribenho de Geoparques é uma organização do Geopark Araripe, Global Geoparks Network (GGN), UNESCO Montevidéo e financiado pelo Governo do Estado do Ceará.

SAIBA MAIS.....

O QUE É?

Geoparque é um território com limites bem definidos que possui um notável patrimônio geológico aliado a uma estratégia de desenvolvimento sustentável regional baseada em atividades de geoconservação, geoeducação e geoturismo.

GEOSSÍTIOS

No GEOPARK ARARIPE foram inventariados 59 geossítios que mostram de modo singular a geodiversidade da região, quer por seu valor científico e pedagógico, quer por seu valor cultural e turístico. Inicialmente, foram selecionados dez destes geossítios para realizar atividades de preservação, educação ambiental e geoturismo.

CURSO TÉCNICO

O GEOPARK ARARIPE realiza em parceria com o Serviço Nacional do Comércio – SENAC - curso Técnico de Guia de Turismo. A aula inaugural foi proferida pela turismóloga Maria Liduína Marques, com o tema "O Atual Cenário do Turismo", no auditório do Senac, em Crato. Este é o primeiro curso técnico de Turismo na região.

Nenhum comentário: