domingo, 2 de janeiro de 2011
SACCO E VANZETTI
Já que meu amigo Emerson Monteiro tocou no assunto resolvi trazer essa pequena biografia de Sacco e Vanzetti, para mim, até hoje, heróis mundias da classe trabalhadora. Li o livro de Howard Fast sobre os dois. Muito interessante e bem realista. Faz tempo, mas nunca esqueci a descrição do sofrimento dos dois.
Nicola Sacco (Torremaggiore, 22 de abril de 1891 — Charlestown, 23 de agosto 1927) e Bartolomeo Vanzetti (Villafalletto, 11 de junho de 1888 — Charlestown, 23 de agosto 1927) foram dois anarquistas italianos que foram presos, processados, julgados e condenados nos Estados Unidos da América nos anos vinte, sob a acusação de homicídio de um contador e de um guarda de uma fábrica de sapatos. Sobre sua culpa houve muitas dúvidas já à época dos acontecimentos.
Não foram absolvidos nem mesmo depois que um outro homem admitiu em 1925 a autoria dos crimes. Foram condenados à pena capital e executados por eletrocução em 23 de agosto de 1927.
Há uma citação sobre ambos no poema "América" de Allen Ginsberg e no texto sobre o Surrealismo de Walter Benjamin.
Howard Fast, escritor de origem judaica e militante político, escreveu um livro que narra a história dos dois anarquistas, imigrantes, italianos condenados a morte, o nome do livro é "Sacco e Vanzetti".
A imagem mostra manifestação em Londres contra a execução deles, que é considerada até hoje bem polêmica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário