segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

JOSEPH HAYDN

O livro “Haydn, Mozart e Neukomm na Corte Real do Rio de Janeiro (1816-1822)”, em edição bilingue português-alemão, será lançado na próxima quarta-feira (2), às 19h, no Auditório do Centro Cultural Dragão do Mar. Os organizadores são o bibliófilo José Augusto Bezerra e as professoras Ingrid Schwamborn e Maria Elias Soares. A obra traz o selo das Edições UFC e será apresentada pelo professor e jornalista Italo Gurgel, Presidente da Academia Cearense da Língua Portuguesa.

A ideia do livro surgiu em 2009, quando foram lembrados os 200 anos da morte do compositor austríaco Joseph Haydn (1732-1809). O propósito inicial era reproduzir, em edição fac-similada, o livro “Notícia Histórica da Vida e das Obras de José Haydn”, de autoria do francês Joaquin Le Breton, traduzido para o português. Considerado o primeiro livro sobre música editado no Brasil, a “Notícia Histórica” tem um de seus raros exemplares na coleção de José Augusto. A tradução é dedicada ao músico Neukomm, que viveu na Corte de D. João VI, mas o tradutor ficou no anoni-mato. José Augusto foi quem o identificou: trata-se do estadista José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu.

A obra agora lançada é enriquecida por ensaios de autoria de José Augusto Bezerra e Ingrid Schwamborn. Também foram convidados especialistas nacionais e internacionais em Haydn e Neukomm, que acrescentam preciosas informações. São eles: Armin Raab, Diretor do Instituto Haydn, de Colônia/Alemanha; Marc Vignal, de Paris, pesquisador de Haydn; Rosana Lanzelotte, do Rio de Janeiro, cravista e pesquisadora de Neukomm; Paulo M. Kühl, musicólogo em Campinas e editor de uma versão moderna, em português, do texto de Le Breton; Rudolph Angermüller, de Salzburgo, especialista em Mozart e Neukomm; e Dilmar Miranda, de Fortaleza, sociólogo, que discorre sobre a modinha e o lundu, músicas brasileiras da época, nas quais Neukomm se inspirou. As traduções do alemão para o português foram feitas pelo Prof. José Gomes de Magalhães (UFC).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7330 ou 3366 7331)

Nenhum comentário: