quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PAGAMOS E ELES NADA FAZEM

O material abaixo saiu no blog os amigos do presidente Lula. Não podemos mesmo ter inveja da Assembléia Legislativa (tucana) de São Paulo. Uma vergonha nacional.


Não trabalha. Mas nós pagamos o salário


Do início de julho à primeira quinzena de outubro, a Assembleia Legislativa de São Paulo não votou nem uma lei sequer. O motivo é sempre o mesmo, de dois em dois anos: as eleições.


"Se esse é o custo da democracia", disse o líder do governo no Legislativo paulista, Vaz de Lima (PSDB), "é muito barato". Difícil concordar com ele, quando se sabe que o gasto da Assembleia nos últimos sete meses foi de R$ 79 milhões, entre salários de deputados, assessores e outras verbas.


É claro que é importante o contato dos candidatos com os eleitores, então até dá pra entender alguma diminuição do ritmo dos trabalhos no período eleitoral. Mas não tanta moleza!


A verdade é que, se os deputados estaduais produzissem mais, a revolta seria menor. A função do Legislativo é discutir a aprovar leis e também fiscalizar o governo estadual. Em São Paulo, não acontece nem uma coisa nem outra.


Das 168 leis publicadas desde julho, 83 têm quase nenhum impacto, como nomear vias públicas ou criar datas comemorativas.


No campo da fiscalização, o cenário é ainda pior.


A Assembleia chegou a ficar cinco anos sem nenhuma CPI.Todas barradas pelos políticos do PSDB. Quando finalmente teve, não investigou nada. Denúncias de corrupção ligadas a órgãos do governo do PSDB são deixadas de lado.


Os novos deputados estaduais assumem no dia 15 de março. Precisam trabalhar mais, serem mais independentes do governo e prestarem atenção às necessidades dos cidadãos --que, aliás, não são poucas.

Nenhum comentário: