quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

OFICINA DE CAXIXI

A ONG Cultura, Capoeira, Arte e Tradição (OCCAT), do Distrito de Arajara, em Barbalha estar recebendo durante o mês de janeiro o Projeto Arte Itinerante. O trabalho faz parte das atividades realizadas mensalmente pelo Centro Cultural Banco do Nordeste e oferece aos participantes do projeto oficinas de confecção de caxixi, ministrado pelo Professor Orismídio Duarte.

As primeiras oficinas foram ministradas nos dias 09 e 16 e a próxima acontecerá no domingo próximo, dia 23. A última oficina será ministrada no dia 30 de janeiro. O objetivo é oferecer aos alunos beneficiados, o contato com os saberes práticos e teóricos da capoeira, no caso específico a confecção do caxixi.

O que é Caxixi - Nas oficinas os alunos aprendem como produzir um caxixi, instrumento idiofone do tipo chocalho, de origem africana. É um pequeno cesto de palha trançada, em forma de campânula, podendo ter vários tamanhos.

É usado principalmente como complemento do berimbau, onde cada pancada da vareta sobre a corda é acompanhada pelo som seco e vegetal do Caxixi.

Nenhum comentário: