terça-feira, 10 de março de 2009

ENCONTRO DE PREFEITOS EM VÁRZEA ALEGRE

Prefeitos de 20 municípios da região do Cariri, secretários municipais e lideranças políticas e comunitárias, participaram do III Encontro da Frente Municipalista do Sul do Ceará, no município de Várzea Alegre, na última sexta-feira, 9. Na ocasião, o secretário da Fazenda do Estado, Mauro Benevides Filho, proferiu palestra sobre a crise financeira mundial. Os prefeitos municipais abordaram temas relacionados à elaboração de projetos, transporte escolar e apresentação do cronograma para o ano de 2009.

O Prefeito do município de Araripe, José Humberto Germano (PSDB) disse que a Frente Municipalista do Sul do Ceará está cada vez mais consolidada. “Estamos mostrando a necessidade que os municípios têm de se unirem para defender os interesses em comum do Cariri. Com essas discussões podemos melhorar o nível das administrações municipais, onde o principal problema é a organização administrativa por falta de união”, afirmou.

Para o prefeito de Farias Brito Vandevelder Francelino (PRTB) , a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)) está sendo motivo de preocupação dos prefeitos. “Em Farias Brito a queda foi muito brusca, pois só o ICMS atinge um percentual em torno de 17%, é preocupante”, declarou.

Para José Élder Máximo (PMDB) , prefeito de Várzea Alegre, o encontro foi muito promissor, mas ele destacou que o que está preocupando os municípios é o transporte escolar. “Estamos fortalecendo as ações administrativas do Cariri com este encontro, mas o que tem sido preocupação para nós é, sem dúvida, o transporte escolar. O problema está aí há mais de dez anos, estamos pagando para transportar os alunos da rede estadual de educação e isto está fugindo de nossa responsabilidade, o déficit com este serviço é em torno de 100%”, afirmou.

O secretário da Fazenda do Estado, Mauro Benevides Filho, ressaltou a importância do encontro para o processo de organização dos municípios do Cariri. Segundo ele, a Frente Municipalista representa mais um meio de comunicação entre os Poderes Executivos e o Governo Federal. “A realização de fóruns para discussão destes problemas serve para identificar a origem destes municípios como mote de compreensão da crise mundial. Como ela impacta a economia brasileira e cearense. Iremos experimentar a diminuição da atividade econômica até os meses de abril ou maio”.

Para o Secretário, a crise financeira atual não irá afetar o Brasil. “Nós não temos nenhuma operação de crédito podre junto ao Governo do Estado. Iremos recompor sua estrutura de 2008 e sua capacidade de investimento que era de 600 milhões de reais. Nesta reformulação o Estado do Ceará, irá investir 5 bilhões em 2009 e 2010 para que os municípios possam fortalecer o processo de parcerias”, concluiu.

Nenhum comentário: