segunda-feira, 25 de maio de 2009

Giro pelo Ceará



Os medicamentos genéricos avançam na preferência dos consumidores cearenses e já respondem por 15% do total de unidades comercializadas no Estado. A boa aceitação está no preço — 35 a 40% mais barato do que o remédio referência. Inclusive, em alguns tipos de antibióticos, a diferença pode chegar a 60%, de acordo com Maurício Filizola, presidente do Sincofarma (Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará). Mas, Filizola salienta que esse percentual poderia ser mais agressivo, se estes produtos fossem prescritos com mais regularidade. ´A nossa expectativa é que os médicos viessem a prescrever as duas opções (genérico e referência) para facilitar na hora da compra. O resultado seria muito mais positivo, uma vez que é uma forma do consumidor buscar economia e segurança´, destaca. De acordo com presidente do Sincoforma, o consumo de genéricos no Ceará vem acompanhando o crescimento da venda deste tipo de produto no Brasil. ´Em 2008, do total de medicamentos comercializados no País, 13% foram baseados no princípio ativo. Atualmente, o percentual já varia de 18% à 20% e a tendência é de aumentar´, comenta. Segundo ele, o Estado já responde por 2,7% do total da venda nacional. Neste contexto, Filizola afirma que, atualmente, é impossível um estabelecimento farmacêutico sobreviver sem a venda dos genéricos. ´No nosso Estado, todas as redes de farmácias dispõem do produto ao consumidor´, salienta.

A prefeita de Fortaleza Luizianne Lins acompanhou a operação tapa-buracos, que começou na tarde desta sexta-feira, 22. A operação teve início às 15 horas de hoje, quando 73 equipes passaram a se revezar para reparar as vias nos bairros Luciano Cavalcante, Barra do Ceará, Granja Portugal, Messejana e Jockey Clube. Durante 90 dias, as equipes vão priorizar ruas e avenidas de grande fluxo e nas quais transitam veículos de transporte coletivo. De acordo com o cronograma, ao longo da próxima semana a operação vai atuar em outros 17 bairros das seis regionais da cidade. Foram investidos R$ 22 milhões na operação tapa-buracos. Ao todo, são 653 pessoas trabalhando em consertos de microdrenagem, pavimentação e aplicação de asfalto.

As decisões dos juízes eleitorais do interior não estão surtindo efeito, no que diz respeito ao afastamento dos agentes políticos que tiveram sentenças condenatórias, na 1ª instância. Dos que foram eleitos em 2008, os magistrados já cassaram mandatos de nove prefeitos e 6 vereadores, embora no caso dos prefeitos, todos tenham retornado aos cargos porque juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) concederam medida liminar. Eles haviam sido afastados por conta da decisão do juizado da 1ª instância. No interior, vários processos ainda estão em tramitação, mas a determinação da presidente do TRE, desembargadora Gizela Nunes da Costa, é para agilizar o julgamento das ações, pelo TRE, até o final de agosto próximo. Com relação ao atraso do julgamento das ações, o corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, reconhece a existência de prazos a serem observados, mas faz questão de ressaltar que se houver um esforço conjunto entre a Procuradoria Regional Eleitoral, juízes eleitorais e os advogados tudo será definido até a agosto, pelo TRE, porque há a hipótese de recursos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Como parte das atividades da 7ª Semana Nacional de Museus, a Fundação Bernardo Feitosa e o Museu Regional dos Inhamuns realizam, até o dia 29 de maio, a exposição itinerante “Testemunhos da Paleontologia e Arqueologia nos Inhamuns”. A inauguração ocorreu na manhã da última sexta-feira (dia 22), no Auditório Lili Feitosa, do Liceu de Tauá. Além deste, os municípios de Parambu e Quiterianópolis também vão receber a exposição de arqueologia e paleontologia.De acordo com Fátima Feitosa, da Fundação Bernardo Feitosa, serão exibidos peças de arqueologia e fragmentos de animais pré-históricos, que comprovam ter havido uma megafauna (existência de animais de grande porte) na região dos Inhamuns há milhões de anos. Uma equipe da fundação vai orientar a visitação e tirar dúvidas do público sobre as peças exibidas nesses locais. “Os museus têm uma função importante de divulgar e ser instrumento de educação, permitindo o desenvolvimento do senso crítico dos visitantes e a promoção da cidadania. Nesse sentido, é importante fazer com que esse patrimônio, que é de todos, chegue até públicos que desconhecem a existência desses artefatos ou não poderiam se deslocar até onde eles estão”, explica Fátima Feitosa.

Nenhum comentário: