domingo, 24 de maio de 2009

Mais notícias do Cariri

Os dirigentes da cidade de Juazeiro do Norte sabedores da importância da preservação de sua história promoveu, na última semana, uma programação voltada para o resgate da importância dos museus. A I Semana do Memorial Padre Cícero – museu e Turismo. Essa semana em Juazeiro, fez parte da VII Semana Nacional de Museus, que Juazeiro participou. O Crato não fez nenhuma programação, mesmo em um momento que o museu passa por dificuldades. Na programação de Juazeiro exposições, debates e palestras sobre temas variados.

O cantor e compositor Luís Fidelis deve ser um dos artistas a representar o Cariri no São João de Maracanaú. O grande Luís Fidelis tem um vasto trabalho musical e músicas gravadas por nomes do cenário musical brasileiro. Dentre esses nomes destacamos Waldonis e Fagner. Na homenagem do São João de Maracanaú a cultura caririense deverão participar também os irmãos Aniceto, Cacá Araújo e Reisado do Mestre Aldenir, além dos violeiros Silvio Granjeiro, João Bandeira e Pedro Bandeira.

Por falar em Luís Fidelis ele lançou recentemente mais um novo CD. Desta feita com músicas de sua autoria que falam das festas juninas. No destaque a música “É São João”. Sentimos fala da música “Trem do forró”, que ressalta em sua letra variadas festas juninas no Nordeste brasileiro.

O Ministro da Previdência Social, José Pimentel, na noite em que recebeu o título de cidadão juazeirense fez uma provocação positiva ao presidente da Câmara Municipal de Juazeiro, Zé de Amélia Júnior. Pimentel sugeriu a realização de um debate no legislativo municipal sobre os direitos e deveres dos aposentados. Zé de Amélia, conversando com este colunista disse que assim que puder vai encaminhar esse debate, para ele, muito importante.

O prefeito de Campos Sales, Paulo Ney (PSDB), disse abertamente, na última sexta-feira, que quer votar no Ministro José Pimentel para Senador da República em 2010. Com essa indicação Paulo Ney abre a porteira para que outros tucanos do Cariri fiquem ao lado do petista Pimentel, conhecido no Brasil como Ministro da bondade. Pimentel tem uma folha política impecável.

Francisco Auri Júnior é o novo coordenador geral da federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar no Ceará (FETRAF). A federação com forte atuação no meio rural sindical vem fazendo um trabalho de assentamento humano e de entrega aos trabalhadores rurais de suas casas. Muita gente que não tinha onde morar, agora tem seu cantinho. No Cariri a FETRAF vem sendo coordenada pelo sindicalista e líder comunitário Romão França.

O secretário de esportes de Juazeiro do Norte, professor Aurélio Matias avisa que na próxima terça-feira vai lançar o programa Bolsa Atleta em Juazeiro. Um programa municipal de incentivo aos atletas juazeirenses que vem se destacando em competições, e que não tem incentivo algum das esferas estadual e federal.“Será um projeto de inclusão social, para beneficiar aqueles atletas que tem vocação para o esporte”, avaliou Aurélio.

Nenhum comentário: