domingo, 24 de maio de 2009

Um giro pelo Ceará



Fortaleza e Ceará perderam para Brasiliense (3 a 2) e Bahia (1 a 0), respectivamente, na tarde deste sábado, em partidas válidas pela terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Ambos os times ainda não venceram na competição. No Castelão, o Tricolor chegou a sua terceira derrota seguida e ocupa a penúltima colocação na tabela. O Brasiliense abriu dois gols de vantagem no primeiro tempo, com gols de Chimba, logo aos dois minutos, e Eder, aos 23, mas o Fortaleza reagiu e empatou ainda na primeira etapa com Eusébio, aos 33, e Bambam, aos 40. Mas no segundo tempo, aos 22 minutos, Fábio Júnior, de pênalti, deu a vitória para o time visitante. Em Salvador, no estádio Pituaçu, o Ceará sofreu sua segunda derrota na competição e soma apenas um ponto, em 16º lugar na tabela. O gol do time baiano foi marcado por Evaldo, aos 16 minutos do primeiro tempo. Na quarta rodada, o Fortaleza vai ao Rio Grande do Norte enfrentar o ABC, enquanto o Ceará recebe o Figueirense no Castelão. Os dois jogos acontecem na próxima terça-feira, às 21 horas.

O governador Cid Gomes (PSB) visitou, neste sábado, os municípios de Itaiçaba, Jaguaruana, Morada Nova e Russas, onde conversou com famílias atingidas pelas enchentes. Ele também sobrevoou algumas áreas. De concreto, Cid liberou R$ 200 mil para a cidade de Russas que, desses municípios era o que ainda não havia recebido apoio estadual. Nesses quatro municípios, segundo a Defesa Civil do Estado, o número de desabrigados e desalojados chega a 22 mil. (Blog do Eliomar)

Na passagem do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, por Fortaleza, neste sábado, sobrou críticas para o PSDB do Ceará. José Dirceu fez palestra para a militância sobre a Conjuntura Nacional e Crise, no auditório da Assembleia Legislativa, ocasião em que o ministro José Pimentel (Previdência Social) repudiou a ação do senador Tasso Jereissati (PSDB), por ele chamado de “Galeguin dos zoi azul” , de ter sido “o principal articulador” da CPI da Petrobras. José Pimentel, visivelmente revoltado, deu até um recado: em 2010, o PT vai lutar para ter um candidato ao Senado, já que a outra vaga, por acordo, é do PMDB. Segundo Pimentel, é preciso dar um toco em Tasso Jereissati. Nessa mesma ocasião, o deputado federal José Nobre Guimarães lembrou que se o PT tivesse pelo menos 20 senadores, a articulação de Tasso em torno da instalação da CPI da Petrobras teria naufragado. Guimarães ainda chegou a afirmar que seu partido, em hipótese alguma, aceitará “acordo branco” para reeleger Tasso Jereissati ao Senado. Há sempre especulações de que o governador Cid Gomes (PSB), aliado dos petistas, apoiará a postulação do tucano como forma de gratidão por seu apoio contra o ex-governador Lúcio Alcântara nas eleições de 2006. (Blog do Eliomar)

A chuva que castiga o Nordeste do País já deixa uma em cada seis cidades da região em emergência. São 298 nesta situação. Nos nove estados, ao menos 33 pessoas já morreram em razão de enxurradas ou inundações desde o início de abril. Quase 320 mil estão improvisadas em abrigos ou na casa de amigos e parentes. No Maranhão, a Defesa Civil ainda se preocupa em atender as necessidades básicas dos atingidos, como segurança e alimentação. Na divisa entre o Ceará e o Piauí, onde o vilarejo de Retiro, na zona rural de Chaval, teve 50 casas de pau-a-pique “dissolvidas’’ pelas enchentes há cerca de um mês, as pessoas ainda aguardam uma nova moradia. “Só ficou o esqueleto de madeira. O rio levou tudo, dissolveu o barro das casas. As pessoas agora estão em abrigos. A escola onde trabalho ficou duas semanas parada para hospedar 18 famílias’’, afirma a auxiliar administrativa Tânia Passos de Melo, 33. Segundo ela, havia mais de 30 crianças entre os desabrigados. “As pessoas chegaram na escola só com a roupa do corpo e estão se virando até hoje com doações’’, diz. De acordo com os gestores das campanhas de arrecadação do Maranhão, Piauí e Ceará - os mais atingidos -, as doações ainda são insuficientes.

fonte: O Povo

Nenhum comentário: