sábado, 30 de maio de 2009

Giro pela cultura



BIBLIOTECA NACIONAL

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, nas modalidades de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Serão escolhidos até 12 projetos nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Lingüística, Letras e Artes que tenham como objeto de pesquisa o acervo da Biblioteca Nacional. O prazo das inscrições vai até o dia 12 de junho. O modelo do formulário está disponibilizado no site da instituição (www.bn.br). O formulário preenchido e os documentos exigidos no Edital devem ser encaminhados, via Sedex, para: Biblioteca Nacional - Coordenadoria do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, na Av. Rio Branco, 219, 5º andar, CEP 20040-008, Rio de Janeiro, RJ).



CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA

Em Brasília, o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) aprovou (14/04), em reunião extraordinária, o regimento interno da II Conferência Nacional de Cultura. A II Conferência irá acontecer de 11 à 14 de março de 2010, na Capital Federal. Os municípios terão até 30 de setembro para realizarem as suas conferências municipais e/ou intermunicipais. Já os estados têm até 15 de dezembro para promoverem as conferências no âmbito estadual. A Conferência terá a coordenação da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC) e contará com apoio de uma Comissão Organizadora Nacional e um Comitê Executivo, que serão instituídos e terão como membros representantes das secretarias e vinculadas do MinC, CNPC, órgãos e instituições parceiros convidados. Outras informações: conferencia.nacional@cultura.gov.br/ .


EDITAL DO PATRIMÔNIO IMATERIAL 2009

Até o dia 19 de junho estão abertas as inscrições para o Edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial 2009: Apoio e Fomento ao Patrimônio Cultural Imaterial. A iniciativa é realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Durante este período de inscrição, a Superintendências do Iphan,em todo o país, receberá projetos técnicos de documentação ou de melhoria das condições de sustentabilidade dos saberes, modos de expressão, festas, rituais, celebrações, lugares e espaços que abrigam práticas culturais coletivas vinculadas às tradições das comunidades afro-brasileiras, indígenas, ciganas e de descendentes de imigrantes, entre outras. Os recursos disponíveis para os projetos contemplados no edital são da ordem de R$ 735 mil. Para acessar o edital completo, clique aqui: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=14411&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia/.

Nenhum comentário: