sábado, 16 de janeiro de 2010

Comunicar é preciso...

Sem dúvida uma das maiores invenções da humanidade foram os Tipos Móveis do alemão Gutenberg. Foi a partir daí que o conhecimento humano passou a ser difundido pelos quatros cantos do planeta. Antes, as rudimentares técnicas de impressão como as desenhadas na madeira e prensadas no papel, até hoje usada de forma artística pela xilogravura, não conseguiam desaguar todo o potencial do conhecimento humano. Vivíamos represados por nossas próprias limitações.

Os Tipos Móveis representaram esse rompimento da represa do conhecimento deixando escoar o rio indomável que estava preso. Isso nos trouxe muitos benefícios. A difusão do conhecimento proporcionou curas definitivas, avanços tecnológicos, amadurecimento político-administrativo, e, principalmente, a liberdade e o crescimento pessoal e humano que só o conhecimento pode nos proporciona.

Em nosso sistema social a grande beneficiada com essa revolução foi a comunicação. E no decorrer das décadas, as novas ferramentas foram aumentando as facilidades para nos comunicarmos. Hoje, você é um desconhecido, amanhã pode ser a imagem mais badalada do mundo através da internet. Sites e blogs levam você e o que você pensa, de forma instantânea, para um mundo antes inimaginável; o mundo “real” da informação e do entretenimento.

Estamos vivendo os últimos meses da primeira década do século 21. O mundo está mudando. A comunicação e suas formas também. Os homens não podem ficar para traz. Afinal somos a força propulsora que move esta engrenagem.
Então se este jornal pode lhe desejar alguma coisa para este novo ano, é: aproveite o que lhe é proporcionado e comunique-se sem medo e sem reservas. É claro, guardando as devidas proporções dos limites dos espaços alheios, afinal comunicar não é desrespeitar. E no mais, feliz 2010 e sucesso na busca por conhecimento em nossas páginas.

Jornal Metropolitano
Editorial

Nenhum comentário: