quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

I Colóquio de Geografia Agrária do Cariri Cearense aberto na noite de ontem, no Salão de Atos da URCA

Com o tema Sociedade, Natureza e as Relações de Produção no Campo, foi aberto às 19 horas de ontem, no Salão de Atos da Universidade regional do Cariri (URCA), o I Colóquio de Geografia Agrária. O evento é uma promoção do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia Agrária – GEA. A conferência de abertura contou com palestra do Prof. Dr. Cláudio Ubiratan Gonçalves (UFPE). O Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, fez a abertura dos trabalhos, solicitando antes um minuto se silêncio em homenagem ao dr. Raimundo de Oliveira Borges, Professor Fundador do Curso de Direito da URCA, falecido na tarde de ontem.

O Reitor destacou a importância do I Colóquio, como alternativa a se debater questões ligadas ao espaço agrário. Já a professora do Departamento de Geografia, Roberta Piancó, ressaltou a importância de se dialogar sobre a questão agrária no Cariri, Ceará e Nordeste. Ela destacou a participação de Instituições como a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O conferencista da noite de abertura do I Colóquio salientou a necessidade de estudantes e pesquisadores irem a campo, dialogar e promover uma interação com a comunidade. “Tratar o sujeito o invés do objeto e mostrar o comprometimento da ciência com a sociedade”, destaca.

O encontro visa promover um espaço de debates e reflexões sobre: A questão Agrária, resistência e exploração; Relações Campo-Cidade; Educação no/do Campo; teorias e métodos da Geografia Agrária; Cultura, Gênero; sexualidade e Impactos Ambientais no Campo.

O tema proposto abrange as diversas pesquisas em Geografia executadas no campo, sejam relacionadas à natureza ou às relações sociais. Tem por objetivo principal, instigar o debate entre a comunidade acadêmica e os atores que atuam no espaço agrário e demais interessados. Visa, também, estimular e divulgar o diálogo entre as produções acadêmicas que têm sido realizadas por pesquisadores e outros projetos que vem sendo executados. O evento terá continuidade até o próximo dia 30.

Nenhum comentário: