domingo, 31 de janeiro de 2010

Reitor da URCA abre processo para demitir coordenador do Curso de Direito

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Plácido Cidade Nuvens, assinou no último dia 29 de dezembro, uma portaria, onde decreta a abertura de um procedimento administrativo contra o Coordenador do Curso de Direito da instituição, professor Reno Feitosa.

O procedimento seria normal não fosse duas questões simples. Em primeiro lugar, o Reitor assinou a tal portaria durante o recesso normal da URCA no final de ano, após reunião com o Pró-reitor de Graduação, professor João Luiz Mota. O recesso foi até o dia 2 de janeiro. Outra questão é que o Coordenador do Curso de Direito, professor Reno Feitosa, sofre outro procedimento pelo mesmo fato, instaurado pelo Reitor Plácido, com a formação de uma comissão para apurar denúncia feita pela professora Salete Maria contra Reno Feitosa. Na denúncia, Salete acusa Reno de tê-la agredido moralmente. Portanto, o professor Reno Feitosa está respondendo a duas investigações pelo mesmo fato, o que é ilegal, e é do conhecimento do Reitor – que também é professor do Curso de Direito.

Passados oito meses da formação da primeira comissão, nada foi apurado que desabonasse a conduta de Reno Feitosa. Mesmo assim, o Reitor decidiu formar uma outra comissão, mesmo que a primeira nada tenha apurado. Esse procedimento pode terminar na demissão do professor Reno Feitosa.

Nos corredores da URCA comenta-se que a dupla investigação faz parte de uma articulação política em favor da candidatura a reitor do Pró-reitor Mota. Mota vem sendo chamado de ‘reitor de fato’ da URCA, já que tem ocupado o vácuo político e administrativo deixado pela atuação do professor Plácido. Mota é candidatíssimo à reitor e já trabalha para desgastar seus possíveis adversários, mesmo que determinando a abertura de processos administrativos sem qualquer fundamento.

O sintomático da situação é o momento que vive a URCA. Sem muita expressão no cenário regional ou estadual, a atual administração não emplacou nenhum projeto significativo. As principais bandeiras da atual gestão foram iniciadas na gestão anterior. Plácido não conseguiu cumprir muitas metas e promessas de campanha. No cenário local, a URCA vive um momento ruim, sem contribuir com os debates regionais.

Projetos como o Geopark Araripe, criado pelo ex-reitor André Herzog, só passaram a ter maior expressão na atual gestão após o Governo do Estado decidir encampar a idéia. Ao mesmo tempo, Plácido não consegue unir os grupos políticos que atuam no interior de sua gestão.

fonte: jornal Metropolitano

Um comentário:

Salete Maria disse...

Prezado Jornalista Tarso Araújo, meus cumprimentos!

A razão deste contato é para, com o devido respeito,tecer breves considerações acerca de uma noticia intitulada "Reitor da URCA abre processo para demitir coordenador do Curso de Direito",veiculada em seu blog na data de 31 de janeiro do fluente ano.

Tal informação chegou a minha pessoa através de email emitido por um colega de departamento.

O mencionado noticioso, conforme pude ler, tem como fonte um jornal intitulado METROPOLITANO, porém nada informa sobre o jornalista responsável.

De minha parte, e porque a notícia cita meu nome,tomo a liberdade de externar o que se segue:

1. Neste momento, com oficial autorização da Direção superior
da URCA, bem como com anuência do governo do Estado, dada a importância de minha pesquisa acadêmica, encontro-me na Universidade Nacional Autônoma do México-UNAM, na Ciudad de México, D. F. ,onde desenvolverei,por um semestre,a parte final do meu doutorado iniciado na UFBA;

2. Afirmo que nada sei acerca do andamento de qualquer trâmite processual no qual eu figure como interessada dentro da URCA, exceto que, ainda em 2009, tanto eu quanto meu colega fomos ouvidos numa Comissão de Direitos Humanos daquela IES;

3. Informo que tenho procuradora juridicamente constituída para o acompanhamento de meus interesses no Brasil e que esta tampouco foi notificada de qualquer novidade relacionada ao caso;

4. Acrescento que me
causa estranheza que uma noticia destas circule por diversos meios de comunicação quando sequer a parte interessada foi comunicada oficial ou oficiosamente;

De qualquer sorte, agradeço por ter sabido do fato através de seu blog e informo que vou procurar contactar as autoridades máximas da URCA a fim de que estas, em tempo hábil, procedam às notificações necessárias e/ou, manifestem-se acerca desta informação que o senhor veiculada, pois nao gostaria de ser prejudicada em face de minha ausência do país.

Por fim, informmo que estou à disposição para qualquer esclarecimento através dos emails:saletemaria@oi.com.br e salete.maria.silva@gmail.com ou mediante contato com meus advogados cujos telefones poderei dispor se assim o desejar.

Outrossim, declaro que desconheço a candidatura declarada de qualquer colega á Reitoria da URCA, como também desconheço eventual interesse por parte do prof. Dr. Mota e muito menos do Dr. Placido em prejudicar o prof. Reno, até porque é de sabença pública que o
Dr. Placido tem eleveda estima e consideração pelo professor citado tanto que foi pessoalmente depositar voto e apoio a sua pessoa quando recentemente candidatou-se e se elegeu
Coordenador do Curso de Direito.

Destarte, feitos estes esclarecimentos, desejo, sinceramente, e na mesma proporção que tenho obtido,
sucesso a todas estas pessoas, endereçando também ao senhor meus votos de pleno êxito em suas diversas funções jornalísticas.

Com atenção,

Salete Maria