terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Movimentações patidarias

Partidos políticos com uma pequena quantidade de filiados em todo o Brasil procuram manter a estratégia adotada nas últimas eleições apresentando candidato à Presidência da República. Enquanto isso as duas legendas com maior número de filiados há vários pleitos não participam da disputa presidencial com candidato próprio.

O quadro de candidatos não está definido ainda, mas oito agremiações já apresentam nomes de pretensos postulantes à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até o dia 30 de junho, data limite para a realização de convenções para escolha de candidatos e homologação de coligações.

No momento, são apresentados como pretensos candidatos à Presidência da República a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT); o governador de São Paulo, José Serra (PSDB); a senadora Marina Silva (PV); o deputado federal Ciro Gomes (PSB); o presidente nacional do PSDC, José Maria Eymael; o ex-deputado federal João Batista Araújo (Babá) pelo PSOL; o advogado Oscar Silva pela legenda do PHS e o advogado Mário Oliveira pelo PT do B.

Dessas agremiações apenas o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) contam com mais de um milhão de eleitores filiados aos seus quadros, em todo o País. O PT detém 1.193.792 e o PSDB com 1.111.498 filiados, até dezembro de 2009, conforme dados do TSE, na Internet.

fonte: DN

Nenhum comentário: