quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Política de Jardim indefinida e a cidade sem prefeito

A cidade de Jardim, no alto da serra do Araripe, desde que terminou a apuração dos votos que recolocaram no poder o candidato a prefeito do PMDB, o médico e empresário, Fernando Luz, tem sua situação política indefinida e pode nesses dias ficar sem prefeito. Dr. Fernando, como é conhecido, teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na semana que antecedeu o recesso de final de ano. Foram 5 votos a 1 pela cassação.

Segundo a acusação Fernando Luz teria cometido abuso com a máquina pública, já que, o então prefeito era seu aliado político e defendia sua candidatura.
O prefeito cassado espera apenas a publicação da decisão no diário oficial para afastar-se do executivo municipal. A decisão prevê novas eleições, em sessenta dias, para a escolha de outro nome.

A decisão causa uma grande indefinição política, pois coloca a cidade com a incumbência de identificar uma nova liderança o mais rápido possível, já que, o opositor de Fernando Luz no último pleito eleitoral, o petista Júnior Coutinho, não poderá candidatar-se, também, por impedimento da justiça.

Então sem a mínima vontade de votar na família Roriz e impedidos de escolher entre Fernando e Júnior, segundo conhecedores da política local, a população de Jardim deve ter engolir um acórdão ou uma liderança fantoche, como aconteceu na última e desastrosa gestão de Teodomiro Sampaio (PSDB).

Outras correntes partidárias, como o PSB e PC do B, defendem que esse é o melhor momento para o surgimento de novas lideranças como o nome do médico e vereador Aniziário, e do médico e empresário Antônio Coutinho.

Jornal Metropolitano

Nenhum comentário: