domingo, 31 de janeiro de 2010

Municípios se mobilizam para enfrentar as cheias





Água potável e alimentos não perecíveis, monitoramento dos açudes, equipes de alerta. São medidas tomadas pela Secretaria de Cidadania e Segurança de Sobral, na Zona Norte do Estado, para evitar que as populações que vivem às margens do rio Acaraú sofram os mesmos transtornos do ano passado., Entre os meses de março e abril de 2009, os açudes transbordaram e as águas subiram deixando muitas comunidades desabrigadas.

Também morando às margens do mesmo rio, no município de Santana do Acaraú, famílias de agricultores se preocupam em passar por mais uma cheia. Muitos ainda nem retornaram para casa e aguardam a reconstrução prometida pela prefeitura. ``Foi feito um levantamento das casas destruídas, mas ainda não fizeram as obras``, informa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Acácio Nascimento.

A comunidade que mais sofre com as cheias do rio Acaraú é a Lagoa de Baixo. Ali, não há saneamento básico e os esgotos são a céu aberto. O prefeito José Maria Sabino, disse que várias ações estão sendo feitas, mas é difícil resolver todos os problemas ao mesmo tempo. Nos municípios de Iguatu e Icó, na região Centro Sul do Estado, as comissões municipals de Defesa Civil anunciam reuniões na próxima semana, para definir medidas preventivas no caso de haver chuvas fortes e correram alagamentos.

A capacidade atual dos açudes Araras e Jaibaras, com mais de 70% de seus volumes, é a grande preocupação do secretário de Cidadania e Segurança de Sobral, coronel Francisco Carlos Mendonça. ``Os dois estão com muita água e ainda não começou a quadra chuvosa. As primeiras chuvas, se forem fortes, podem causar a sangria e fazer com que o rio Acaraú suba``. Ele informa que estão estocados 10 mil litros de água potável e 600 cestas básicas. O monitoramento dos açudes é diário.

E-MAIS

> Na região do Cariri, onde aos açudes apresentam volumes superiores a 50% de suas capacidades, as comissões de defesa civil estão em alerta junto ao Corpo de Bombeiros.

> Áreas de risco de Juazeiro do Norte e Barbalha foram mapeadas e há grupos que já planejam pedir doações de alimentos.

> Na próxima quarta-feira, 3, às 9 horas, no auditório da Cogerh, haverá reunião para o Plano de Contingência para o Controle de Cheias. A meta é prevenir catástrofes como em 2009.

fotos e texto no jornal O Povo deste sábado, 30 de janeiro.

Nenhum comentário: