quinta-feira, 2 de setembro de 2010
OPERAÇÃO ROMEIRO FECHA DETALHES PARA A FESTA DE NOSSA SENHORA DAS DORES
Secretários da Prefeitura de Juazeiro, dirigentes de órgãos públicos e representantes da Igreja se reuniram na tarde desta quinta-feira, no Círculo Operário São José, em mais uma Operação Romeiro. As questões mais discutidas foram a segurança pública, a reorganização das barracas, setor de saúde e a limpeza da cidade. São os preparativos finais com vistas a festa em louvor à Nossa Senhora das Dores, Padroeira de Juazeiro, e é determinação do prefeito Manoel Santana ver o acolhimento digno aos peregrinos.
Na oportunidade, foi apresentado um Decreto assinado por ele que fixa até meia-noite o horário de funcionamento de bares nas imediações da Basílica de Nossa Senhora e dos Santuários de São Francisco e Sagrado Coração de Jesus (Salesianos), além das capelas do Horto e do Socorro. Normatiza ainda a proibição de sons nestes estabelecimentos nos horários das liturgias entre às 18 e 21 horas no período de 10 a 15 de setembro.
A reunião foi coordenada pelo Secretário do Desenvolvimento, Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, e reuniu diversas outras secretarias, entidades, dirigentes de órgãos públicos, polícias Civil, Militar, Guarda Municipal, Tiro de Guerra e os padres Paulo Lemos, José Venturelli e Frei Barbosa. Sobre a segurança, o Coronel Gomes Filho, Comandante do 2º BPM, anunciou o efetivo de 320 homens com 150 de reforço vindo de outras companhias da região e a metade de Fortaleza.
Além disso, o ônibus da Delegacia Móvel que será instalado na Praça dos Romeiros. O setor de segurança terá o reforço ainda da Guarda Municipal com 40 homens disponíveis por turno e o apoio dos agentes na organização do trânsito para que possa fluir bem. Alguns estarão circulando em locais de grande concentração em motos para coibir veículos estacionados em lugares impróprios e orientando na direção do local correto.
Sobre a desocupação das calçadas e outras áreas invadidas pelos camelôs, o Secretário de Segurança de Juazeiro, Cláudio Luz, previu para o mês de novembro a conclusão dos boxes no Centro de Apoio ao Romeiro. Com isso, será posto em prática o plano de desocupação com as transferências para os boxes, principalmente das barracas de alimentos que ficam na área onde será construída a Praça do Marco Zero uma das obras em comemoração ao Centenário de Juazeiro.
Conforme acrescentou, outros R$ 27 milhões serão gastos até 2012 na conclusão do Centro de Apoio, porém, até outubro deste ano, já deve contar com a instalação da Coordenadoria Integrada de Operações Policiais e Segurança (Ciops). Sobre a saúde, o Secretário Adjunto, Bonaparte Ferreira, prometeu deixar os hospitais em estado de alerta, os postos de saúde funcionando normalmente, a vigilância sanitária monitorando a manipulação de alimentos e vistoriando barracas e ranchos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário