Um levantamento feito pelo Site Miséria revela que 22 mulheres foram assassinadas em 2010 na região do Cariri ou 4,5% a mais numa comparação com 2009 quando 21 mulheres foram mortas. Juazeiro do Norte lidera o triste ranking com cinco mulheres vítimas de homicídios, vindo a seguir pelo Crato (4), Campos Sales, Aurora e Missão Velha com dois homicídios cada, além de Brejo Santo, Assaré, Caririaçu, Barbalha, Mauriti, Nova Olinda e Santana do Cariri com um.
A maioria destes homicídios tem relação direta com ciúmes e, em alguns casos raros, o companheiro praticou o suicídio. Na reta final do ano, dois casos semelhantes foram registrados só que o homem morreu e a mulher escapou. Na faixa etária de 21 a 40 anos, foram assassinadas nove mulheres, seguida pelas sete mortas com idade superior a 40 anos e outras seis com idade inferior a 20 anos.
Barbárie
A mais nova foi uma criança de apenas dois anos de idade morta no dia 26 de julho dentro de sua casa, em Crato. Maria Amanda da Silva foi alvejada com um tiro na cabeça por três indivíduos que invadiram o imóvel para matar o seu pai o qual escapou. Já a mais idosa foi a aposentada Maria Dalva do Nascimento, de 70 anos, assassinada um pouquinho antes, no dia 5 de julho, a golpes de foice no Sítio Morro Dourado no município de Aurora, sendo um provável latrocínio.
As formas foram as mais diversificadas possíveis sendo a maioria a golpes de faca com um total de 10 homicídios. Depois, nove homicídios à bala, sendo os demais por estrangulamento – o primeiro do ano em Crato e no Cariri – pauladas e foice no caso da aposentada de 70 anos. Os meses mais violentos foram março, julho, agosto e novembro com três homicídios cada. Em abril, junho e dezembro foram dois assassinatos. O único mês sem assassinato de mulheres no Cariri foi o de outubro. (www.miseria.com.br).
Nenhum comentário:
Postar um comentário