terça-feira, 26 de abril de 2011

ESCOLHIDA ÁRVORE PARA FESTA DO PAU DA BANDEIRA

Foi escolhida na tarde da última quarta-feira, 20, a árvore que servirá como mastro para a Festa do Pau da Bandeira deste ano. Participaram da escolha carregadores do pau da bandeira, o secretário adjunto de Meio Ambiente, Marcos Maciel Torres, o vereador Rildo Teles, capitão do pau e o professor Josier Ferreira, representando a URCA.

A árvore que servirá como mastro para a festa deste ano será uma espécie denominada rama branca, medindo 22 metros de altura e pesando cerca de três toneladas. Os próximos passos serão agora os técnicos do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - ICM-BIO certificarem a árvore para o corte, no próximo dia 13 de maio. Foi feito, ainda, um geo-referenciamento das árvores que servirão de mastro para os próximos 10 anos e ainda será feito um horto florestal para o replantio das árvores nativas.

O secretário adjunto de Meio Ambiente de Barbalha, Marcos Maciel Torres, disse que “o processo de geo-referenciamento será colocado no papel para ser entregue aos órgãos ambientais, mostrando que estamos fazendo previsões das árvores que serão cortadas num período de dez anos. Já temos um horto florestal e faremos um estudo técnico, juntamente com o Instituto Chico Mendes, e plantaremos árvores nativas que sejam propícias para a área”.

O professor Josier Ferreira, representando a URCA, disse que essa preocupação com o meio ambiente mostra a sensibilidade dos órgãos ambientais com a festa e a tradição da festa com a preservação, e falou ainda sobre a questão de assimilar a festa à Campanha da Fraternidade, que este ano é sobre o cuidado com o planeta. A festa de Santo Antônio também faz referência a campanha “Com Santo Antônio vocacionados a defender a vida no planeta. “Esta festa está garantida por dez anos, pois é uma
festa centenária que precisa ser realizada com a preocupação com a natureza acima de tudo “, disse o professor.

Nenhum comentário: