sábado, 30 de abril de 2011

TERRITÓRIOS DA CIDADANIA: PROMOVENDO DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL NO CARIRI

O Territórios da Cidadania é um programa do Governo Federal que tem por objetivo promover o desenvolvimento social, a inclusão social e realização de projetos comunitários. O programa foi lançado em 2008 e já tem uma ampla repercussão nacional. No Ceará o Territórios da Cidadania foi dividido em 6 áreas, compreendendo o Cariri, Inhamuns Crateús, Sertão Central, Sertões de Canindé, Sobral e Vales do Curu e Aracatiaçu.

O Território da Cidadania Cariri abrange uma área de 15.225,60 Km² e é composto por 27 municípios: Abaiara, Araripe, Aurora, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte, Milagres, Tarrafas, Altaneira, Antonina do Norte, Assaré, Barbalha, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Mauriti, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre e Santana do Cariri.

A população total do território é de 853.838 habitantes, dos quais 262.238 vivem na área rural, o que corresponde a 30,71% do total. Possui 48.208 agricultores familiares, 605 famílias assentadas e 3 comunidades quilombolas. Seu IDH médio é 0,66.
No território Cariri foram previstas para o ano de 2010 um total de 59 Ações com a atuação de 11 ministérios que integram o Programa Territórios da Cidadania, com valor previsto de R$ 507.741.519,34.

Neste mês de abri, a coordenação do território se reuniu em Crato, no Hotel Encosta da Serra, para planejar as ações de 2011. A ideia, de acordo com Pedro Lobo, articulador do território é ampliar as políticas públicas, principalmente para a zona rural dos municípios.

Outro ponto importante de atuação será a organização dos movimentos socais e entidades. Para Pedro Lobo, o movimento tem que cumprir seu papel, se organizar, interagir na elaboração de proejtos, de forma bem feita e estarem juridicamente organizados. “Assim as entidades poderão dar entrada em projetos”, afirma Pedro Lobo. Ele avalia que o Territórios do Cariri vai avançar bastante em 2011.

Para Pedro Lobo a receita da atuação do Territórios no Cariri é simples. Muito trabalho, envolvimento das comunidades nas discussões, e, ao memso tempo, cobrança constante para que o Govenro Federal cada vez mais democratize as ações para os territórios.

Numa visita à sede da ONG Flor de Pequi, no início deste mês, em Crato, o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, confirmou que o Território do Cariri é um dos mais organizados do Brasil.

fonte: Jornal Contraponto Cariri

Nenhum comentário: