sábado, 16 de abril de 2011

CORTE DO PAU DA BANDEIRA ESTÁ DEFINIDO PARA O DIA 13 DE MAIO



Na próxima terça-feira (19), o capitão do pau da bandeira e tradicionais carregadores, juntos com técnicos da Prefeitura de Barbalha, irão às matas dos Sítios São Joaquim e Flores para fazer a identificação e o georreferenciamento das árvores adequadas para servir de mastro da bandeira de Santo Antônio.
Será escolhido o maior número possível de árvores, vetando-se as que, por lei, têm o corte proibido e dando-se preferência as que não estejam localizadas em áreas de preservação permanente. Após a identificação das árvores a comissão entregará a relação ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), que por sua vez, no dia seguinte fará uma visita ao local das árvores selecionadas e emitirá um laudo até 29 de abril.

Tudo ficou acordado após reunião de representes do pau da bandeira, ICMbio, Prefeitura de Barbalha, Procuradoria do Município e Secretaria de Meio Ambiente, realizada na última quarta-feira (14), na Procuradoria da República, em Juazeiro do Norte, quando foi tratado sobre o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), de 2009. Conforme o documento, caso seja necessário, o Município de Barbalha poderá declarar a área das árvores demarcadas como de relevante interesse social. Após a Prefeitura de Barbalha licenciar o corte do pau da bandeira e caberá ao ICMbio expedir a autorização até o dia 5 de maio. O corte do pau da bandeira está definido para o dia 13 de maio.

Nenhum comentário: