sábado, 21 de maio de 2011

DICA DE LEITURA: A NOVA CAROS AMIGOS


Quem imagina que a repressão política acabou junto com a Ditadura Militar, em 1985, e que depois o Brasil ingressou numa democracia plena, com total respeito aos direitos civis – está completamente enganado. Entre os muitos entulhos do autoritarismo ficou a truculência da polícia, que passou a usar os métodos da violência não apenas contra as organizações políticas, mas contra as manifestações populares e cidadãos comuns.

Mais recentemente, no entanto, além da repressão física, as forças da ordem adotaram novas táticas de intimidação, entre as quais a utilização do Ministério Público e do Judiciário para encher os militantes sociais e políticos de processos administrativos, cíveis e criminais – os quais demandam um gasto extraordinário de energia, recursos financeiros, advogados, sem contar a tensão pessoal e a pressão sobre as vítimas e seus familiares.

A reportagem da Caros Amigos aponta essas novas táticas da repressão política, chama a atenção para uma prática cada vez mais disseminada que, muitas vezes, tem sido encoberta por um manto de legalidade. Fica evidenciado a sutileza de uma ordem jurídica conservadora dirigida contra todos que manifestam suas divergências em relação ao pensamento e às forças dominantes.

Em outra reportagem, procuramos debater e identificar em quais aspectos ocorreu algum tipo de mudança política, nas relações exteriores do Brasil, com o fim da gestão Lula e o início da gestão Dilma. O voto do Brasil contra o Irã, na questão dos direitos humanos, desencadeou polêmicas entre governistas de esquerda e analistas das mais variadas tendências.

Como a mídia liberal-conservadora aplaudiu a nova postura do governo federal, a Caros Amigos ouviu o ex-ministro Celso Amorim e vários especialistas para esclarecer o que está acontecendo com a diplomacia brasileira.

Além disso, temos excelentes matérias sobre a segurança as usinas nucleares, a ocupação Zumbi dos Palmares, as catadoras de mangaba do Sergipe, o jogador de futebol Afonsinho, o documentário sobre os ginásios vocacionais e a entrevista com o teórico marxista galês Allan Woods, para quem o mundo está vivendo uma “explosão de luta de classes”.

Mais uma vez, Caros Amigos se esforça para proporcionar aos leitores um conteúdo da maior relevância.

Nenhum comentário: