sexta-feira, 20 de maio de 2011

JUAZEIRO DO NORTE RECEBE 21º CINE CEARÁ DE 9 A 16 DE JUNHO

Entre os dias 9 e 16 de junho, o Memorial Padre Cícero e o Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri, situados em Juazeiro do Norte, também serão palco do 21º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. O evento será realizada em Fortaleza, dos dias 8 a 15 do mesmo mês, no Theatro José de Alencar. Com entrada franca durante todas as exibições, o festival em Juazeiro do Norte traz o tema “Religião e Religiosidade no Cinema”, homenageando os 100 anos de emancipação política de Juazeiro do Norte, conquistada por meio do trabalho social, religioso e político realizado pelo Padre Cícero na região do Cariri.
O Cine Ceará leva ao público mais de 100 (cem) produções de cinema e vídeo ibero-americanos, promovendo o intercâmbio entre profissionais de audiovisual de diversos países e oferecendo espaço aos novos talentos da área. O festival realiza as Mostras Competitivas e insere à programação seminários, oficinas e mostras especiais de curtas e longas metragens. Além de homenagear profissionais renomados em âmbito nacional e internacional. E, Juazeiro do Norte terá parte da programação de Fortaleza por meio da Mostra Audiovisual e Educação composta pela exibição de filmes e pelo Seminário Religião e Religiosidade no Cinema, o qual acontecerá apenas no município.
Entre os dias 12 e 14, a programação dos seminários inicia com a aula espetáculo do escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna. Junto ao filósofo João Vila-Chã, o escritor também irá compor a mesa redonda em que será debatido o longa-metragem de Guel Arraes, baseado na obra O Auto da Compadecida de mesmo nome, da autoria de Ariano Suassuna. O encerramento é marcado pela palestra do jornalista e biógrafo cearense Lira Neto, autor de títulos como “Padre Cícero: Poder, fé e guerra no sertão”.
Sobre o Cine Ceará
O 21° Cine Ceará é promovido pela Universidade Federal do Ceará, numa realização da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A produção é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) como a Oi, a Petrobras e o BNDES, e conta com o apoio cultural da Oi Futuro. Na região do Cariri, o festival contará com apoio cultural da Prefeitura de Juazeiro do Norte, subsede do evento.


21º Cine Ceará em Fortaleza
Data: 08 a 15 de junho
Local: Theatro José de Alencar
Entrada franca de 9 a 14 de junho
21º Cine Ceará em Juazeiro do Norte
Data: 09 a 16 de junho
Local: Memorial Padre Cícero e Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri
Entrada franca todos os dias do Festival

Nenhum comentário: