segunda-feira, 30 de maio de 2011

FESTA DE SANTO ANTONIO DE BARBALHA

Já é tempo de festejar Santo Antônio, padroeiro de Barbalha. Na noite de ontem, o pau da bandeira, que traz no topo a imagem do santo, foi hasteado na praça da matriz do município, dando início a mais de 15 dias de festa.

Multidão de 350 mil pessoas acompanhou a chegada do tronco de “rama branca” de mais de duas toneladas, símbolo de que a cidade está em dias de comemoração do padroeiro.

Em casas, bares, ruas e avenidas, moradores e visitantes encheram a cidade desde o sábado, atraídos pelos shows em três palcos. Entre devoções mais convictas e outras mais efêmeras, Santo Antônio já respondia aos pedidos dos menos exigentes, demonstrados nos carinhos de casais em meio ao forró ou em um banco de praça.

Na manhã de ontem, a alvorada festiva na praça reuniu mostras do caldeirão cultural do Cariri: 53 grupos de reisado, bandas cabaçais, vaqueiros e os penitentes do sítio Batateiras podiam ser vistos circulando pela cidade.

Enquanto isso, no Sítio São Joaquim, entre seis e sete quilômetros de Barbalha, começava cedo o trabalho das dezenas de carregadores do pau da bandeira. Gente como o operador de máquina João Bosco de Aquino, 53.

O esforço que ele reserva para conduzir o tronco é repetido há 35 anos por pura tradição e fé. “Se eu não for até a Igreja (matriz), não valeu para mim”, afiança. Ele conta que o filho de 23 anos até já pediu para ficar no seu lugar, mas ele não quer conversa. “Vai custar mais uns anos para isso”, desafia.

Nenhum comentário: