Ceará e Internacional iniciam, nesta quarta-feira (30), a partir das 22h, a disputa por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. As duas equipes já se enfrentaram no torneio nacional, há exatos 20 anos, e o Vovô levou a melhor. A vantagem alvinegra, aliás, é uma marca no histórico do duelo, que não ocorre há três anos.
Desde 1971, Vovô e Colorado já se enfrentaram 12 vezes. Foram quatro vitórias alvinegras, três triunfos gaúchos e cinco empates. O time cearense balançou as redes 12 vezes, e o Inter, 11. O retrospecto leva em conta dez jogos pelo Campeonato Brasileiroe dois pela própria Copa do Brasil, em 1994.
Naquele ano, as duas equipes se enfrentaram pelas quartas de final. No jogo de ida, no Castelão, o Ceará venceu por 1 a 0, com gol do atacante Jerônimo. Na partida de volta, o Inter se vingou e ganhou por 2 a 1, mas o time cearense avançou na competição e acabou com o vice-campeonato, na polêmica final contra o Grêmio.
Antes disso, cearenses e gaúchos já tinham duelado seis vezes, todas pelo Brasileiro. Em 1971, 0 a 0 no estádio Presidente Vargas. No ano seguinte, novamente no PV, triunfo alvinegro por 3 a 1. Dois anos depois, empate por 1 a 1. Após um período sem encontros, Ceará e Inter voltaram a jogar em 86: empate por 1 a 1 e vitória colorada por 2 a 0, ambos no Beira-Rio. No ano seguinte, no Castelão, novo 1 a 1.
Após o confronto pela Copa do Brasil de 94, os times só se reencontraram em 2010, quando o Vovô retornou à Série A. No jogo do primeiro turno, no Beira-Rio, o Inter venceu por 2 a 1. Já no returno, no Castelão, o Vozão bateu o time gaúcho por 1 a 0, com gol de Heleno. Meses depois, a equipe gaúcha disputou o Mundial de Clubes, no Marrocos.
No ano seguinte, mais dois confrontos, e o Alvinegro construiu o tabu de três jogos sem derrota para o Colorado. Em Porto Alegre, venceu por 1 a 0, com gol de Iarley. No segundo jogo, no PV, empatou por 1 a 1.
Após três anos, Ceará e Inter se reencontram na próxima quarta, no Beira-Rio. A partida de volta será no dia 13 de agosto, às 22h, no Castelão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário