terça-feira, 15 de julho de 2014

Romarias em Juazeiro do Norte celebram 80 anos de morte de Padre Cícero

Ônibus de vários estados do Brasil chegam a Juazeiro do Norte para a celebração dos 80 anos de morte do Padre Cícero. Romeiros do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Piauí aproveitam o mês de férias para renovar a fé no “Padim”. 

Este ano, além do tradicional roteiro da fé, os fiéis poderão participar de diversas atividades culturais em comemoração aos 100 anos da Sedição do município. De 17 a 23 de Julho, aproximadamente 200 mil pessoas devem passar pela cidade.

De acordo com Marli Bezerra, secretária de Cultura do Município, a romaria que marca o aniversário de morte do Padre Cícero já se tornou comum no calendário da cidade. “Podemos considerar que essa é uma das grandes romarias. A disputa pela visitação ao túmulo no socorro é uma prova disso. A movimentação nos locais que formam o roteiro da fé é constante e aquece o turismo religioso na nossa cidade”, explica a secretária.

Neste domingo (20), mais de 70 mil pessoas devem acordar cedo para ir a missa em homenagem aos 80 anos de morte do Padre. A celebração está marcada para seis horas da manhã, na Capela do Socorro, local onde Padre Cícero está enterrado, e será celebrada pelo bispo diocesano Dom Fernando Panico. Após a missa, grupos de tradição farão homenagens com cantos e louvações.

Este ano, além de visitar os locais sagrados, os fiéis poderão conhecer mais sobre a história do Padre e da sua relação com a criação e o desenvolvimento de Juazeiro. De 20 a 22 de julho, a Praça Padre Cícero contará, todas as noites, com exibição de filmes e documentários sobre a figura do Padre Cícero. Os visitantes terão, ainda, a oportunidade de assistir peças teatrais e participar de debates com historiadores e pesquisadores.

Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário: