terça-feira, 26 de abril de 2016

A batalha pelo reajuste dos servidores de Barbalha

Publicado no Jornal do Cariri.

O prefeito de Barbalha, José Leite (PT), aproveitou evento de entrega de uma Unidade Básica de Saúde para criticar a posição dos servidores da Saúde, em greve há mais de um ano.

O prefeito qualificou a reivindicação dos servidores de “aumento exorbitante”.

Segundo Zé Leite, reajustou os salários de todos os servidores do município com índices acima da inflação. Mas no caso da saúde, o prefeito diz que a proposta está acima das condições da Prefeitura.

Apesar de não falar sobre a ausência de diálogo com a categoria, o prefeito deu demonstrações de que não sentará para negociar uma saída para a greve. As afirmações do prefeito foram motivadas pela decisão dos servidores, tirada em Assembleia, de recusar a nova proposta e continuar o movimento aredista. Para a direção do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Barbalha (SindMub), o reajuste equivalente aos índices inflacionários, propostos pelo prefeito, não contemplam a pauta de
reivindicação em vigor desde o ano passado.

Na avaliação do SindMub, a gestão de Zé Leite tenta distorcer as informações sobre as causas da greve. O reajuste proposto pelo prefeito, de 10,67% para todas as categorias, contempla os servidores da saúde somente na campanha salarial de 2016. A greve reivindica campanha salarial referente a 2015 que estabelecia reajuste de 30%.

Além do reajuste salarial, os mais de 120 profissionais  cobram a regulamentação do PMAQ-AB (Programa de Melhorias do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica), melhores condições de trabalho, entre outras pautas especificas de cada categoria.


Nenhum comentário: