quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Greve dos professores da URCA chega a terceira semana

Alguns previram que o movimento paredista dos professores da Universidade Regional do Cariri - Urca teria vida efêmera, quando muito chegaria a uma semana. As pressões para abortar a greve foram muitas. Mas a paralisação já está na terceira semana. A boataria – como é natural – é intensa. Com a enfermidade do reitor Plácido Cidade Nuvens (que se encontra em Fortaleza restabelecendo-se de uma cirurgia) as reações mais fortes à greve vieram dos professores Darlan-Waltécio-Plínio (chefe de gabinete e pró-reitores, respectivamente - parte da cota do PC do B na atual administração da Urca) como os leitores puderam acompanhar, nos últimos dias, através de reproduções de diálogos no Orkut. Tal fato irritou muitos professores que já dispõem de informações de como anda a nova administração da Urca e gostariam de conseguir informações do tipo: na gestão anterior (Herzog) a Unidade Descentralizada de Iguatu era dirigida por uma professora da Universidade. Agora, que existe uma direção colegiada com cinco membros, quanto estão custando esses salários? Quanto ganha cada membro?

Há nepotismo na URCA?

Fala-se também em nepotismo e correm listas de parentes dos atuais administradores, incluindo dirigentes da Fundetec... dentre outros... Infelizmente a prática de nepotismo tão criticada pelos que estão hoje comandando os destinos da universidade, existe na atual gestão. Em breve divulgaremos aqui alguns nomes...

Há perseguição na URCA?

Infelizmente, a sonhada pacificação da URCA não ocorreu. Pelo contrário, com as demissões de funcionários e perseguições levadas a efeito contra professores e funcionários, a situação agravou-se consideravelmente, contrariando assim a promessa de campanha da chapa vencedora de que não haveria caça às bruxas... O maior exemplo de caça às bruxas foi a demissão do fotógrafo Henrique Maia. Um profissional de imprensa habilitado e competente que foi sumariamente demitido. Na assessoria de comunicação da URCA hoje não tem um fotógrafo profissional. Pura perseguição à um profissional e um cidadão cratense.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Reitoria da URCA tenta dar golpe em greve vitoriosa ?

A greve dos professores das universidades estaduais cearenses se arrasta por quase 20 dias. Na URCA o movimento está fortalecido através das ações do comando de greve e pelo convencimento de que as reivindicações dos professores são justas. Os professores pararam suas atividades e tiveram apoio maciço dos estudantes. A Reitoria da URCA, através do Gabinete do Reitor vem articulando para desconstruir a imagem da greve com os mais variados argumentos. Primeiro tentaram acabar com a greve nas assembléias. Depois os dirigentes começaram a furar greve. Em seguida soltaram uma nota pública reacionária, quase ameaçando os grevistas. Por último, na surdina tentam desestabilizar o movimento. Nesta quinta-feira, 29 de novembro (9 horas) está marcada uma assembléia para discutir a unificação das lutas dos professores das universidade estaduais. Entretanto, lideranças do movimento grevista apontam que a reitoria faz movimentações para acabar com a greve. A orientação teria sido dada pelo governo Cid Gomes em reunião durante o Governo Itinerante que aconteceu hoje na cidade de Porteiras. A idéia é simples: articular os cargos de confiança para votarem o fim da greve na assembléia. Os líderes do movimento dizem que vão resistir e propor à categoria que unifiquem a luta das universidades estaduais contra a postura do Governo Cid Gomes em não querer negociar com os professores em greve. Vamos esperar para ver.

Palavras de Darlan demonstram suas intenções

As palavras do Chefe de Gabinete do Reitor da URCA demonstram suas verdadeiras intenções. Ele quer a assembléia para saber se os professores irão continuam em greve. Qual a surpresa e a novidade? O Governador Cid Gomes está negociando? Qual mesmo a proposta do Governo? Ora, a greve continua, a não ser que ele queira acabar com o movimento . Acompanhem as palavras do chefe de gabinete no orkut:

09:59 (10 horas atrás)Darlan Reis
Eu queria saber quando é que terá Assembléia dos Professores para a categoria decidir se vai continuar em greve ou não. Quando é Michel? Você pode me responder, já que é do Comando de Greve? Obrigado.

12:36 (7 horas atrás)Darlan Reis
Ah, agora eu vi o cartaz do Sindicato convocando para Assembléia.E lembrei-me que a proposta de pauta pode ser feita na hora.

Nosso comentário:
a proposta de pauta ser feita na hora é a seguinte: vamos votar pelo fim da greve. Aí a Reitoria mobiliza todos os cargos de confiança e faz uma coisinha que já aconteceu antes. Fim da greve. Sem nenhuma vitória, sem nenhuma reivindicação garantida. A única coisa garantida será o emprego dos atuais pró-reitores da URCA e do chefe de gabinete. Ficarão com uma moral alta no governo Cid.

Abertura do Doce Natal será próximo domingo




A Prefeitura Municipal do Crato informa que no próximo domingo, 2 de dezembro, 20 horas, acontecerá a abertura oficial do Doce Natal. A Chegada do Papai Noel e a entrega da chave da cidade ao bom velhinho marcam o ponto alto do evento. A abertura do Doce Natal terá ainda shows culturais e apresentações de grupos locais de cultura popular. O Doce Natal é uma idealização da primeira-dama do município do Crato sra. Mônica Helena Araripe e um dos mais importantes projetos de inclusão social da cidade. Esta é a terceira edição do Doce Natal. A previsão dos organizadores é que este ano, dia 23 de dezembro com encerramento no Estádio Mirandão sejam entregues 16 mil presentes às crianças, além de alimentos não perecíveis para famílias carentes. A abertura contará com as presenças do prefeito Samuel Araripe, da primeira-dama Mônica Helena Araripe, autoridades municipais, famílias, crianças e a comunidade em geral. (foto de Henrique Maia)

Transposição

Contrário à orientação da CNBB o bispo de Barra (BA) Dom Luiz Cappio decidiu-se mais uma vez por pressionar o Governo Federal iniciando uma greve de fome e oração por ser contrário às obras de transposição das águas do Rio São Francisco. Esquece Dom Cappio que esta obra hora iniciada pelo Ministério da Integração Nacional irá atender aproximadamente 12 milhões de pessoas de quatro estados do semi-árido nordestino. Detalhe: o que vale questionar é que interesses atende a esse greve do bispo Dom Luiz Cappio já que a água que será retirada do leito do rio representa aproximadamente 1% de seu volume já próximo de desembocar no mar.

Susto: helicóptero que conduzia governador faz pouso forçado no Cariri

O helicóptero que conduzia o governador Cid Gomes e outras autoridades sofreu um pane e teve que fazer um pouso forçado.o fato aconteceu às 14 horas de hoje quando o Governador do Ceará fazia a vistoria das obras da transnordestina. Ao lado do governador estavam Arialdo Pinho chefe da Casa Civil, o assessor de comunicação Luiz Viana, além do presidente da Companhia Ferroviária Nacional Tufi Taher.

INSS paga 2ª parcela do 13º salário na próxima semana

Começa na próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, o pagamento dos benefícios de novembro com a segunda parcela do 13º salário. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que a segunda parcela do 13º terá o desconto do Imposto de Renda. Dos 25,1 milhões de segurados da Previdência Social que recebem na próxima semana, 21,9 milhões têm direito à complementação do 13º ou à parte relativa ao segundo semestre, no caso de ter iniciado o benefício neste período.

Estádio Fonte Nova será demolido

De acordo com anunciado no site do governo da Bahia, o governador do Estado, Jaques Wagner, decidiu, nesta terça-feira, demolir o Estádio da Fonte Nova após a tragédia que deixou um saldo de sete mortes, no domingo, durante o empate entre o Bahia e o Vila Nova-GO, que deu vaga ao clube local à Série B do Campeonato Brasileiro. Porém, a destruição do atual estádio dará lugar a uma nova arena. Wagner pretende fazer uma parceria com uma empresa privada para a construção desta nova praça esportiva, sem nenhum gasto do poder público, ficando a empresa vencedora da licitação com o direito de uso do local. Desde que a cidade de Salvador se candidatou a uma das sedes da Copa de 2014, que será realizada no Brasil, Wagner defendia a implosão da Fonte Nova e a construção, no mesmo local, de um novo estádio capaz de atender às normas da Fifa. Outra proposta analisada era a de construir um novo estádio em um outro local. Porém, o governador insistia na idéia de substituir a Fonte Nova e chegou a ser muito criticado pela escolha.

(Jornal O Povo)

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Prefeitura acolhe trabalhadores rurais com atraso no recebimento do seguro safra

Trabalhadores rurais do Crato ocuparam ontem o saguão principal da prefeitura municipal. Durante a ocupação aconteceu uma reunião entre representantes dos trabalhadores e da Prefeitura. Os trabalhadores reivindicavam o pagamento do Seguro Safra que está atrasado, prejudicando quase dois mil trabalhadores no Crato e mais de 30 cidades no Ceará. De acordo com o secretário de agricultura do Crato Dr. Nivaldo Soares o atraso no pagamento do seguro safra é de responsabilidade do Governo Federal. Por telefone o coordenador geral do programa garantia Safra informou que o atraso no pagamento se deu por conta do novo formato de pagamento a ser feito pela Caixa Econômica Federal. No início de dezembro o pagamento será feito pelo Governo Federal acabando com o sofrimento dos trabalhadores rurais. A Prefeitura efetuou ontem a entrega de cestas básicas para os trabalhadores rurais do Crato prejudicados com o atraso no pagamento do seguro safra.

Quanto vale uma vida?

Quinhentos reais. Foi esse o valor que um indivíduo de nome Naldinho recebeu para matar um aposentado de 74 anos de idade em Juazeiro do Norte. De acordo com Naldinho que contou tudo para um repórter, uma pessoa teria pago para matar o aposentado, que teria tentado estuprar uma família do mandante do assassinato. A polícia ainda está investigando para saber a verdade. Entretanto, o que mais choca a sociedade é a forma tranqüila como o assassino contou tudo, como se fosse uma coisa normal.

UNICEF vai realizar encontro de comunicadores em Iguatu

A ONG Catavento Comunicação e Educação, em parceria com OI Futuro eFundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, realizará as oficinas “Comunicadores e Conselheiros da Infância: Interação das mídias rádio, impresso e Internet para a garantia dos direitos da infância". As oficinas serão realizadas nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, na cidade de Iguatu, no Sine IDT, localizado na rua Gustavo Correia, 171. O evento faz parte das ações do projeto Bom Conselho: Comunicação no fortalecimento dos conselhos da infância. As oficinas têm o objetivode discutir as possibilidades da comunicação para as ações dosconselhos de direito e tutelares. Durante o evento, os participantespoderão dar sugestões para o início da construção coletiva de umportal na Internet específico sobre os direitos de meninos e meninas,voltado para comunicadores, conselheiros, crianças, adolescentes efamílias.

O quê: Oficinas "Comunicadores e Conselheiros da Infância: Interaçãodas mídias rádio, impresso e Internet para a garantia dos direitos dainfância" Quando: Dias 30 de novembro e 1 de dezembro a partir das 12 horas.

Onde: Iguatu, no Sine IDT, localizado na rua Gustavo Correia, 171. Mais informações:Tarciana Campos, jornalista da ONG Catavento Comunicação e Educação/Coordenadora do projeto Bom Conselho (85. 32526990/ 99226065)Marcos Montenegro, estagiário da ONG Catavento e do Bom Conselho(85.32526990)

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira 30/11/07: 12h - Chegada dos 20 participantes dos municípios e AlmoçoLocal: Hotel Canteiros (Iguatu)Rua Professor João Coelho, n° 151, Centro 13h - Credenciamento participantes / Entrega materialLocal: Sine IDTRua: Gustavo Correia, n° 171, Centro 14h - Início Oficina - Apresentação dos resultados da pesquisaConselhos e Internet realizada pelo Bom Conselho
14h30 - Apresentação do projeto Bom Conselho e suas propostas
15h00 - GT: Quais os problemas que radialistas e conselheirosencontram no uso da Internet?
16h00 - Merenda
16h30 - Apresentação dos grupos
17h30 - Ferramentas da Internet para radialistas e conselheiros(Momento de troca de dúvidas e experiências. Downloads de programas derádio, emails, msn, portais)
18h30 - Retorno Hotel Canteiros e Jantar
20h30 em diante - Ressarcimento das passagens e pagamento daspassagens de volta Sábado

01/12/07:
Café da manhã no hotel 8h - Retomada das oficinasLocal: Sine IDTTema: Internet pode fortalecer três ambientes: ferramentas, conteúdose serviços
8h30 - GT: Como a Internet pode ser para o fortalecimento do trabalhode radialistas e conselheiros?
10h - Merenda
10h30 - Apresentação dos grupos de trabalho
12h - Retorno ao hotel para almoço e volta aos municípios

Amarílio Carvalho vai publicar livro

Jornalista, escritor e poeta, Amarílio Carvalho publicará em breve algumas de suas anotações, com o sugestivo título de “Rabiscos & Rebuscadas”. Nascido em Crato, há mais de 80 anos, ele sempre viveu na Princesa do Cariri. Há décadas é revisor da Tipografia do Cariri. Sócio do Instituto Cultural do Cariri (ocupa a Cadeira Waldemar Garcia), Amarílio atuou no Grupo Teatral de Amadores Cratenses a partir de 1942. Um dos grandes conhecedores da sétima arte no Cariri – produziu programas sobre o cinema para a Rádio Araripe e Rádio Educadora – ele é polivalente, tendo atuado como juiz e técnico de futebol, além de ser um dos fundadores da Liga Cratense de Desporto. Uma grande figura, esse Amarílio Carvalho...

Lançada pedra fundamental de capela em Juazeiro do Norte

Foi lançada a Pedra Fundamental da nova capela do Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória, em Juazeiro do Norte. Quando construída será uma capela com porte de igreja-matriz. A atual capela das monjas beneditinas – localizada no bairro Novo Juazeiro – já não comporta o grande número de freqüentadores das missas ali celebradas.

Mais quatro municípios no Cariri

Cinqüenta e seis pedidos de criação de novos municípios no Ceará estão protocolados na Assembléia Legislativa. Um exagero! Na primeira leva desses pedidos constava a criação de 2 novos municípios no Cariri: Ponta da Serra (distrito de Crato) e Palestina (de Mauriti). Nas novas solicitações incluíram mais dois distritos caririenses: Ingazeira (distrito de Aurora) e Iara (de Barro).

Dois anos da morte de Monsenhor Murilo

Os milhares de amigos de Monsenhor Murilo de Sá Barreto comemoram neste mês de dezembro duas datas relacionadas à existência do saudoso “Vigário do Nordeste”. Na próxima 4ª feira, dia 5, serão lembrados os dois anos de sua morte. Já no dia 15 serão comemorados os 50 anos de ordenação sacerdotal de padre Murilo. Uma missa será celebrada na Capela do Encontro, no Santuário Diocesano de N.Sra. das Dores, onde ele se encontra sepultado.

A beata da hóstia

Dentro da programação comemorativa aos 50 anos de ordenação sacerdotal de monsenhor Murilo de Sá Barreto será lançado – no próximo dia 14 – o novo livro do padre João Carlos Perini, “Maria de Araújo– a beata da hóstia”. A apresentação do livro será feita por Renato Casimiro. Estará presente à solenidade o escritor Lira Neto que vem a em Juazeiro do Norte colher subsídios para sua próxima obra: uma biografia do Padre Cícero.

Lagoa São Raimundo

Vai ser revitalizada a Lagoa São Raimundo localizada em Várzea Alegre. Os recursos – pouco mais de oito milhões de reais – já foram garantidos no Orçamento Geral da União. Quando concluída, a revitalização dessa lagoa representará um avanço na defesa do meio ambiente no Cariri. Um exemplo a ser seguido pelo município de Altaneira, onde fica a Lagoa Santa Teresa, hoje bastante poluída.

Memorial Padre Vieira

E por falar em Várzea Alegre, depois que a revitalização da Lagoa São Raimundo for feita, será iniciada a construção – nas suas margens – do Memorial Padre Antônio Vieira, destinado a preservar a memória de um dos mais valorosos caririenses de todos os tempos. A verba inicial para a construção desse memorial (180 mil reais) já está garantida. Bom lembrar que Várzea Alegre já construiu um monumento ao Padre Vieira. Este sacerdote viveu muitos anos viveu em Crato. Ali, construiu a igrejinha de São Francisco; foi professor do Seminário São José e dirigiu o jornal “A ação”, órgão oficial da diocese. Quando será que o Crato vai prestar sua homenagem ao Padre Antônio Vieira?

By by Cinelândia

Na próxima 3ª feira, dia 4, serão encerradas – depois de mais de três décadas de funcionamento – as atividades do Café e Tabacaria Cinelândia, no centro de Crato. Os muitos freqüentadores estão lamentando a perda desse “point”. Resta o consolo de que a poucos metros dali (na mesma Praça Siqueira Campos) funciona o Café Crato, que faz – na opinião do mestre Gilmar de Carvalho – “o melhor café do interior cearense”. O cafezinho ali é passado na frente do cliente, utilizando o tradicional coador. Infelizmente, o Café Crato não dispõe do espaço da Cinelândia, onde funcionava até o “Senadinho”, um encontro diário de aposentados cratenses...

Arquitetura urbana do Crato

Waldemar Arraes Farias Filho já recebeu a edição do seu livro “Arquitetura Urbana de Crato de 1740-1968”, cujo lançamento deverá ocorrer por todo o mês de dezembro. O prefácio foi feito por Jurandy Temóteo, enquanto a “Orelha” foi escrita por Armando Lopes Rafael. Um livro importante para a preservação da memória caririense.

Chuva em Juazeiro derruba 98 árvores e 30 placas

O Secretário do Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte Francisco da Silva Lima, apresentou um relatório da situação provocada por um vendaval, seguido de uma chuva média de 40 milímetros neste domingo em Juazeiro. De acordo com o documento, 98 árvores tombaram em diversas ruas e avenidas, dentre as quais uma Palmeira centenária na entrada do Parque Ecológico das Timbaúbas. Além disso, cerca de 30 placas de publicidades foram arrastadas pelo vento e duas vacas morreram eletrocutadas mediante a queda de um fio de alta tensão na Avenida Floro Bartolomeu. O cabo encostou na cerca próxima aos animais que morreram com a descarga. Ainda na noite de domingo, o secretário esteve acompanhado do prefeito Raimundo Macedo percorrendo a cidade para ver os estragos de perto. Imediatamente, começou a adotar providências como a limpeza de esgotos entupidos e a retirada das árvores priorizando as que obstruíam o leito das ruas. A Construtora Rocha teve que contratar mais homens, a fim de atender os chamados e a Secretaria do Meio Ambiente continua vistoriando as placas para retirar àquelas que oferecem risco.

Doce Natal nos bairros acontecerá hoje no Mirandão

A coordenação do Doce Natal do Crato informa que hoje tem continuidade a campanha de arrecadação de donativos nos bairros o “Doce Arrecadação nos bairros”. Esse projeto consiste na visita às comunidades de um grupo de voluntários do Doce Natal que vão de casa em casa recolhendo doações para crianças e famílias carentes da cidade. Os donativos serão distribuídos no dia 23 de dezembro quando do encerramento do Doce Natal. Na manhã de hoje o Doce Natal nos bairros acontecerá no bairro Mirandão a partir das 8 horas da manhã.

Reunião discutiu construção da imagem de Nossa Senhora de Fátima no Crato

O prefeito do Crato Samuel Araripe participou na tarde de ontem de uma reunião com os deputados Ely Aguiar e José Gerardo Arruda. O encontro teve como objetivo a discussão da elaboração de emenda para o início das obras de construção da estátua de Nossa Senhora de Fátima na cidade do Crato. O deputado Ely Aguiar é autor do projeto de construção de uma imagem de Nossa Senhora de Fática no Crato. As verbas para a obra serão oriundas do orçamento da União e liberadas pelo Ministério do Turismo.

Reunião na Coelce discute projeto de iluminação pública da cidade do Crato

O prefeito do Crato Samuel Araripe esteve na última sexta-feira em Fortaleza quando participou na sede da Companhia Energética do Ceará – Coelce de uma reunião para tratar do projeto de eficiência energética da cidade. O projeto da nova iluminação vem sendo financiado pela Eletrobrás, executado pela Coelce e será pago pela Prefeitura Municipal do Crato com valor estimado em um milhão de reais. De acordo com o prefeito Samuel Araripe a idéia é mudar toda a rede elétrica do Crato, melhorando a iluminação pública e ao mesmo tempo com os novos equipamentos economizar mais energia.

domingo, 25 de novembro de 2007

SENAI de Juazeiro do Norte recebe a certificação ISO 9001:2000

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI de Juazeiro do Norte receberá nesta segunda-feira, 26, a certificação NBR ISO 9001:2000, concedida pela NUTEC CERT, certificadora da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial - NUTEC. A certificação foi conquistada após auditorias nos sistemas da educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos do Senai. Para o gerente do Senai de Juazeiro do Norte, José Ribeiro Lobo, essa certificação é parte de um processo de inovação da instituição. "É fruto de um esforço conjunto dos 42 funcionários do Senai em busca de um reconhecimento da qualidade dos nossos serviços", completou. Segundo o presidente do NUTEC, João Pratagil Araújo, o Senai de Juazeiro do Norte é a primeira organização do Sistema a receber esta certificação da Nutec Cert, mas outras duas estão em processo de auditorias. Além do Senai de Juazeiro do Norte, a Nutec Cert concedeu este ano a ISO 9001:2000 à Magna Locações Ltda. Criada no ano passado, a Nutec Cert também certifica grandes obras públicas, produtos e materiais da construção civil, equipamentos de proteção individual, merenda escolar, instalações elétricas e prediais e produtos para exportação.

Mais informações:Assessoria de Comunicação do NUTEC(85) 8720.3318 - (85) 3101.7624.

Dom Newton Holanda Gurgel chega aos 84 anos

Neste mês de novembro o bispo-emérito do Crato, dom Newton Holanda Gurgel, chegou aos 84 anos de idade. Gozando de boa saúde, lépido e fagueiro, seu aniversário foi comemorado por muitos fiéis que freqüentam a capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída por dom Newton, no bairro São Miguel em Crato. Ele Nasceu na cidade de Acopiara em novembro de 1923. Entrou no Seminário do Crato no ano de 1937, cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza e Teologia no Seminário Arquidiocesano de João Pessoa – Paraíba.
Foi ordenado padre no dia 17 de dezembro de 1949, pelas mãos de D. Francisco de Assis Pires, na cidade de Milagres - Ceará. Foi pároco de Campos Sales, professor e reitor do Seminário Diocesano São José. Em 28 de abril de 1979 foi nomeado Bispo auxiliar de Crato, tendo sido sagrado em Roma no dia 27 de maio do mesmo ano, por Sua Santidade o Papa João Paulo II. Tomou posse aos 07/07/1979.
Após o afastamento de D. Vicente, por motivo de saúde, D. Newton assumiu a Diocese como Administrador Diocesano e, em 1994, foi nomeado, por João Paulo II, o quarto bispo diocesano de Crato. Ao completar 75 anos apresentou a sua renúncia à Santa Sé, sendo esta aceita apenas em 02/05/2001, passando a ser Administrador Apostólico enquanto D. Fernando Panico, que foi nomeado como quinto bispo de Crato, tomava posse. O que aconteceu no dia 29/06/2001.

Parlamentar caririense lamenta abandono da agricultura

O deputado estadual, Vasques Landim, lamentou que o setor da agricultura seja, historicamente, rejeitado pelos governos. Segundo disse, há municípios que não possuem uma secretaria de agricultura. A opinião do parlamentar foi externada por ocasião de pronunciamento do deputado Hermínio Resende sobre a crise enfrentada pelos produtores de leite no Ceará. Trata-se da segunda crise que os produtores enfrentam só neste ano, em decorrência da queda do preço do produto. Vasques defendeu um entendimento entre o Governo e os pecuaristas, a fim de que seja encontrada uma solução em nome da economia cearense.

Doce reciclagem troca material reciclado por brinquedos para crianças

Aconteceu no último sábado, no centro Administrativo do Crato mais uma etapa do projeto Doce Reciclagem, evento que faz parte do Doce Natal do Crato. Os organizadores do Doce Reciclagem enviaram a uma usina na Vilalta um caminhão carregado de material reciclável, que foi recolhido pelo Doce natal. O material entregue à usina de reciclagem vai agora ser transformado em brinquedos. Os proprietários da usina irão doar uma série de brinquedos para o Doce Natal que irá distribuí-los com meninos e meninas durante o encerramento do Doce Natal no dia 23 de dezembro, no Estádio Mirandão.

Show do Sonora Brasil com grupo Retoques

Nesta segunda-feira, dia 26 de novembro, o SESC apresenta a terceira e última etapa do projeto Sonora Brasil, ano 2007. Na oportunidade será apresentado ao público caririense, o trabalho do grupo carioca "Retoques" que tem o objetivo de levar uma "nova" sonoridade a composições contemporâneas. Utilizando instrumentos modernos (flauta transversa) e antigos (cravo, viola da gamba e flauta doce), o grupo faz uma releitura de peças escritas originalmente para outros instrumentos, mas principalmente, incentiva os compositores contemporâneos a criarem para esta formação. Assim é que algumas das obras do programa apresentado foram escritas especialmente para o grupo e estão sendo executadas pela primeira vez pelo Brasil.

O grupo é formado por:Laura Rónai – Flauta transversaHelder Parente – Voz e flautasSula Kossatz – cravoMário Orlando – Viola da gamba
Programa André Vidal - CaicóRonaldo Miranda - Cantares Bruno Kiefer - QuerênciasSérgio de Oliveira - DoresGuerra Peixe - Primeira suíte infantil: Valsa / Seresta / ChoroQuatro Coisas: Prelúdio / Movimentação / Interlúdio / Caboclo de penaPatrícia Michelini - L`EternitéOsvaldo Lacerda - Variações sobre peixe vivoMarcus Ferrer - Mundo Pequeno IV
Serviço:
Sonora Brasil (última etapa)
Grupo Retoques Segunda-feira, dia 26 de novembro, às 19h, no SESC Juazeiro.Entrada Franca.

Mais informações:SESC JuazeiroRua da Matriz, 229. Centro, Juazeiro do Norte – CE.Fone: 3512.3355.
Soma9
Arte Mídia

Dia marca a luta para eliminar a violência contra a mulher

Este domingo (25) é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. A data foi designada em 1999 pelas Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar à sociedade dos direitos das mulheres. Também neste domingo começa a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, lançada semana passado no Congresso Nacional. Os lemas são “Uma vida sem violência é um direito das mulheres” e “Está na lei! Exija seus direitos”. A campanha é desenvolvida há 17 anos em 135 países, de 25 de novembro a 10 de dezembro. Sancionada em 7 de agosto de 2006, a lei, de número 11.340, aumenta o rigor das penas contra os autores de crimes de violência doméstica e sexual . A lei ganhou esse nome em homenagem à luta de vinte anos dessa corajosa cidadã, vitima de duas tentativas de assassinato, com graves seqüelas, até conseguir a condenação do agressor que era o seu próprio marido. A tragédia pessoal de Maria da Penha virou símbolo da luta contra os maus-tratos físicos, psicológicos e morais sofridos por parcela significativa da população feminina brasileira.
(Agência Brasil)

Terceirizados custam R$ 18 milhões

Um dos maiores problemas da administração pública está centrado na contratação de terceirizados para cargos que, pela legislação, deveriam ser exercidos por servidores públicos concursados. Desde a segunda metade da década de 90, os governantes perceberam na terceirização de alguns serviços a saída para a demora e o custo elevado de realização de um concurso. Isso, entretanto, abriu espaço para desmandos, para a corrupção e para gastos elevados com pessoal. No Ceará, apesar da redução de 17% neste ano, a folha de terceirizados, que abriga 10 mil pessoas, custa ao Estado R$ 18 milhões ao mês. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), aprovada em maio de 2000 pelo Congresso Nacional, nasceu após uma crise de endividamento dos entes da federação que, em 1997, resultou no refinanciamento das dívidas de 25 dos 27 estados com o Governo Federal. Na época, além do déficit orçamentário, os governos estaduais apresentavam gastos com pessoal bastante elevados. Para se ter uma idéia, em 1995, 79,1% da receita corrente líquida (RCL) nacional foi gasta com pessoal. A situação chegou a tal nível de extrapolação que no Rio de Janeiro, por exemplo, esse gasto chegou a superar o total da RCL entre 1995 e 1996. A LRF surgiu como instrumento jurídico para controlar os gastos públicos através de limite de endividamento e limite de gasto com pessoal. Mesmo com o controle de gastos, a terceirização permanece com forte presença em diversos governos. A falta de planejamento e a gestão feita para durar apenas quatro anos, estimula a contratação de terceirizados para atender demandas específicas de cada governante. "A terceirização é uma burla à legislação. O governante aplica o dinheiro público em um pessoal que muitas vezes serve para atender a apenas um programa e que, depois, com outra gestão, pode ser abandonado", afirma o professor da FGV do rio de Janeiro, Enrique Saraiva. Essa constatação de Saraiva fica evidente nas palavras da secretária Silvana Parente: "Em dezembro deste ano, todos os contratos com empresas terceirizadas do governo passado deixarão de existir. Nós estamos em processo de licitação para contratar novas empresas". O governo do Estado do Ceará está fazendo auditorias em todos os contratos com terceirizados e não permitirá a prorrogação de nenhum deles. "Esse tipo de postura dos governos não é muito boa, pois abre precedente de contratação de empresas que sejam vinculadas ao atual governante ou ao grupo que ele representa", afirma o cientista político Francisco Moreira Ribeiro, da Universidade de Fortaleza (Unifor). No Ceará, atualmente, trabalham mais de 10 mil terceirizados. Eles estão presentes principalmente em atividades como limpeza, manutenção, segurança e informática. "Nem todas as atividades precisam ser exercidas por servidores. No caso da informática, os profissionais que estão no mercado estão mais atualizados e podem fornecer um serviço de mais qualidade para a administração. Além disso, a tecnologia avança constantemente, sendo necessário recorrer sempre a esses profissionais", destaca Silvana Parente. Francisco Moreira Ribeiro também concorda que algumas atividades não precisam ser desempenhadas por servidores. "O que é preciso que se entenda é que o Estado precisa de um corpo burocrático forte. Algumas atividades que não são de administração podem ser terceirizadas, mas as centrais, não. É preciso se racionalizar a máquina", afirma.

(Jornal O Povo)

Fórum discute ações contra violência

No Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres, neste domingo, representantes de entidades das regiões do Cariri e Centro-Sul do Estado participam de seminário regional no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), na cidade do Crato, a 542 quilômetros de Fortaleza. Os temas são "A Violência Contra as Mulheres" e a "Lei Maria da Penha" - sancionada pelo governo federal no ano passado. A biofarmacêutica Maria da Penha Maia, que lutou durante 20 anos para ver seu agressor condenado e virou símbolo contra a violência doméstica, estará presente no seminário. No sábado, 24, foi realizada uma vigília, na praça da Sé, no centro do município, também para denunciar a violência contra as mulheres e os assassinatos ocorridos este ano principalmente nas regiões do Cariri e Centro-Sul. As organizadoras avaliaram a presença de cerca de 800 pessoas. A partir deste domingo e até o dia 10 de dezembro, as entidades das duas regiões que trabalham com a proteção das mulheres que sofrem violência vão realizar campanhas de conscientização nas localidades divulgando a Lei Maria da Penha e as formas de denunciar. "Só esse ano, 10 mulheres foram assassinadas na região do Cariri", diz Mara Gomes Guedes, do Fórum das Mulheres do Cariri e Centro-Sul. Ela cobra maior segurança, verba para acolher e atender as vítimas e maior celeridade da Justiça no julgamento dos processos sobre assassinatos. Mara diz que os casos demoram, em média, cinco anos para serem julgados. "Queremos denunciar a violência e conclamar a paz", diz Mara Gomes. A biofarmacêutica Maria da Penha Maia também irá para Milagres, município próximo à Juazeiro do Norte, no dia 9 de dezembro. Vai participar de um debate cujo tema é "O Combate à Violência Contra as Mulheres - Um Compromisso de Todos". Terá início às 9 horas no Patronato Dona Zefinha Gomes, no centro da cidade. Estarão presentes nos eventos de Juazeiro do Norte e Milagres representantes de pastorais sociais, sindicatos, Organizações Não Governamentais (ONGs), Casa Lilás e de movimentos sociais.
(Jornal O Povo)

sábado, 24 de novembro de 2007

Coluna Cariri deste domingo, 25

Olá amigos e amigas, leiam a minha Coluna Cariri publicada todos os domingos no jornal O Povo. Esta é a edição deste domingo, 25 de novembro.

DELL ANNO
A Dell Anno, uma das principais marcas de móveis planejados do Brasil, inaugurará sua primeira loja no interior do Ceará, em Juazeiro do Norte. Com 250 metros quadrados e showroom com 10 ambientes, o empreendimento abrirá as portas para atender a região do Cariri a partir de 29 de novembro. Um coquetel para cerca de 150 pessoas marcará a inauguração. Arquitetos, engenheiros, construtores, decoradores e clientes poderão conhecer toda a linha exposta no showroom da loja em projetos para dormitórios, closets, home theaters, home offices, áreas de serviço, banheiros e ambientes comerciais. O principal destaque serão os projetos que utilizam o sistema de prateleiras Fly, tecnologia inovadora e sem fixação aparente, tornando o ambiente mais moderno e sofisticado.

PREOCUPAÇÃO
O deputado estadual Vasques Landim lembra uma preocupação que devemos ter com relação à questão do álcool. Além do aumento do consumo Vasques lembrou que as estatísticas mostram, igualmente, que, em quase todos os acidentes, homicídios e outros crimes, a droga e o álcool estão inseridos no contexto. De acordo com o deputado, a publicidade das empresas de bebidas atrai principalmente os jovens e afirma que, para se inserir na alegria e na diversão, a juventude tem que consumir o álcool. Na opinião de Vasques, deve haver uma preocupação mais forte, principalmente em relação à venda de bebidas a menores. O parlamentar caririense fez essa explanação quando da apresentação do projeto de lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em bares e postos de gasolina localizados às margens das estradas e rodovias do Ceará, de autoria do deputado Ronaldo Martins.

MEIO AMBIENTE
Ocorreu na última sexta-feira em Crato a conferência regional de meio ambiente. O evento foi uma realização do Conselho de Políticas de Gestão de Meio Ambiente, tendo a frente o cratense André Barreto. A conferência cotou com a participação de 28 municípios e mais de 300 delegados.

ANOTE: TOCA DE ASSIS A Toca de Assis - uma associação católica inspirada nos ensinamentos de São Francisco e no seu zelo eucarístico e amor aos pobres - já tem duas comunidades instaladas no Cariri. Em Juazeiro do Norte, a Toca de Assis funciona numa chácara, na rua Odilon Gomes, 80, bairro Tiradentes. Em Crato, sua sede fica na estrada para o distrito de Santa Fé, na chácara do padre Raimundo Elias. A Toca de Assis é formada por religiosos e leigos, que vivem segundo o carisma de São Francisco, vestindo-se igualmente ao "Poverello de Assis", a maioria descalços, quando muito com sandálias japonesas.

PADRE CÍCERO: NOVO LIVRO
O escritor Lira Neto, depois de escrever as biografias de Rodolfo Teófilo, José de Alencar, Castello Branco e Maysa Matarazzo, iniciará nos próximos dias seu novo livro. Desta vez biografará o padre Cícero Romão Batista. Residente em São Paulo, Lira Neto desembarcará em Juazeiro do Norte no próximo dia 14 de dezembro. Tendo como cicerone Renato Casimiro, ele fará contatos com vistas à nova obra. Em tempo: por seu escrito sobre José de Alencar, Lira Neto acaba de ganhar o Prêmio Jabuti, um dos mais ambicionados por escritores brasileiros.

PÓLO CARIRI
Mapeado pelo Banco do Nordeste, o Pólo Cariri Cearense ocupa uma área de 6.342,3 km correspondente aos municípios de Abaiara, Barbalha, Brejo Santo, Crato, Jardim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Porteiras e Santana do Cariri. Esta área detém considerável potencial natural de recursos hídricos, minerais, de clima e solo que favorece tanto a agricultura diversificada como implantação de agroindústrias. Nesse contexto, a região já possui agroindústrias de derivados da cana-de-açúcar, como aguardente, açúcar e rapadura. Ultimamente, vêm sendo implantadas áreas irrigadas para a produção de frutícolas (banana, mamão, manga, uva, pinha, acerola, graviola, coco e outras), além de olerícolas e grãos.

CAMINHO DO PADRE IBIAPINA
Em 19 de fevereiro de 2008, serão lembrados os 125 anos da morte do padre Ibiapina. Ele morreu em Santa Fé, localidade situada na divisa dos municípios de Solânea e Arara, na Paraíba. Ali é feito o Caminho do padre Ibiapina, um trajeto de 60 quilômetros, nos quais os peregrinos percorrem a pé uma rota inspirada no famoso Caminho de Santiago, na Espanha. Nesta versão nordestina, os andarilhos percorrem estradas de barro e trilhas dentro da mata, passando por reservas ecológicas, engenhos de cana-de-açúcar e várias cidades históricas. No Cariri, sob o patrocínio da Urca, foi feito em 2006, a primeira Caminhada do Beato Zé Lourenço. Com a mudança de administração da universidade, em 2007, esta iniciativa não foi repetida...

CARIRI RURAL
Obteve êxito a feira 2º Cariri Rural, evento que vem sendo promovido mensalmente, em Crato, pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Instituto Agropolos. O evento é coordenado por Francisco Leitão. O 2º Cariri Rural movimentou cerca de R$ 1,2 milhão, volume 50% maior do que o negociado na primeira edição. No início de dezembro, teremos a 3ª versão deste evento.

NOVAS PARÓQUIAS
Foram criadas mais duas paróquias na diocese de Crato: a de São Vicente de Paulo (no bairro Alto da Alegria, em Barbalha) e a do Sagrado Coração de Jesus (no distrito de Palestina, em Mauriti). Com essas, a diocese cratense passou a contar com 48 paróquias. Desde que chegou ao Cariri, dom Fernando Panico criou quatro paróquias. Mesmo assim, quatro municípios do Sul do Ceará ainda não possuem suas paróquias: Antonina do Norte, Baixio, Salitre e Tarrafas.

CONHECENDO O CARIRI
A Floresta Nacional do Araripe - a primeira a ser criada no Brasil - possui uma área de 39.262,326 hectares, abrangendo partes dos municípios Santana do Cariri, Crato, Barbalha e Jardim. Ela tem uma importância relevante na manutenção do equilíbrio hidrológico, climático, ecológico e edáfico do Complexo Sedimentar do Araripe. Entre tantos benefícios, a Floresta Nacional do Araripe possui na sua flora árvores medicinais como a janaguba, barbatimão e faveira. Por que será que a Urca e a UFC ainda não criaram um curso de farmácia para explorar esse potencial?

RONDA DE QUARTEIRÃO
O deputado estadual Nelson Martins (PT), líder do Governo Cid na Assembléia Legislativa, em entrevista concedida a este repórter na Rádio Araripe AM anunciou que o projeto Ronda de Quarteirão irá beneficiar municípios como Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Na entrevista, avaliou o governo Cid e disse que o atual governo é o que mais abriu espaço para a discussão democrática com a sociedade a cerca dos destinos do Estado, basta ver as conferências regionais e estaduais, fóruns e mesas permanentes de negociação estabelecidas pelo atual governo.

BATE-PAPO

RELÍQUIA
Em 2007, o clero da diocese de Crato realizou seu retiro anual em Santa Fé, local da sepultura do padre Ibiapina. O encontro - liderado por dom Fernando Panico - contou com a presença de padres e diáconos. Naquela ocasião, a diocese de Crato ganhou uma relíquia do padre Ibiapina, cujo processo de beatificação foi aberto no Vaticano. Colocada numa teca, essa relíquia poderia ser exposta, para veneração dos fiéis, na capela da Casa de Caridade, construída por padre Ibiapina.

INGRATIDÃO
Raimundo Filho alimenta um sonho: ver uma rua de Crato com o nome de seu pai: o ex-prefeito Raimundo Bezerra. De fato, é muito esquecimento para com a maior liderança política cratense dos últimos tempos. O fato, entretanto, não deve causar admiração. O maior benfeitor de Crato, o 3º bispo da diocese, dom Vicente Matos, também nunca foi lembrado com esse tipo de homenagem. Já outros ilustres desconhecidos proliferam como patronos de ruas da Cidade de frei Carlos.

JOSÉ AIRTON
O deputado José Airton apresentou à Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização sete emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA). A primeira delas refere-se ao Apoio à Provisão Habitacional de Interesse Social para estimular a construção de moradias dignas e a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda nas áreas urbana e rural do Ceará, tendo em vista a ampliação da política habitacional. A segunda trata do Apoio a Projetos de Desenvolvimento do Setor Agropecuário, que visa garantir recursos para a construção de unidade da Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), na região do Cariri.

Santa Fé abre festa de Nossa Senhora Conceição próximo dia 28

A Associação Pró-desenvolvimento Rural do Distrito de Santa Fé realizará no dia 28 de novembro próximo o Dia da Santa Fé, com uma série de eventos sociais e culturais. O objetivo da associação é o de envolver a comunidade nos festejos também de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do distrito. Na solenidade de abertura da festa de Nossa Senhora da Conceição estarão presentes diversas autoridades, sendo a primeira novena coordenada pelo Monsenhor Bosco.

Programação

De 8 às 11 horas - recadastramento do Seguro Safra e efetivação de novos cadastros;

11h30min – Inauguração da mini-indústria de beneficiamento do coco babaçu;

12horas- Show cultural para pessoas da melhor idade, com apresentações de banda de forró e xote;

17 horas – Solenidade oficial de abertura da festa de Nossa Senhora da Conceição, com hasteamento do pau da bandeira;

18 horas – Show de forró na Praça Central de Santa Fé.

Crato discute PCC do magistério


O Secretário de Educação do Crato Valentim Dantas esteve reunido com um considerável grupo de professores recentemente, com a finalidade de discutir modificações no Plano de Cargos e Carreiras do Magistério. O encontro teve a mediação do dr. José Irineu consultor da área educacional e orientador das mudanças. Segundo o Secretário Valentim Dantas foi um dia altamente produtivo e o prefeito do Crato Samuel Araripe espera que as discussões cheguem a conclusões que possam resolver definitivamente a problemática da educação, especialmente no que se refere à valorização e remuneração do magistério. Outros encontros deverão acontecer entre professores e SEDUC Crato.

BNB é parceiro das administrações municipais

O Banco do Nordeste do Brasil apresentou aos prefeitos durante encontro da ASP Cariri, no Salão de Atos da URCA, Campus do Pimenta, ontem, as principais atividades da instituição que vem atuando na Região do Cariri em parceria com os governos municipais e estadual na melhoria da qualidade de vida da população. O BNB investe também no micro e pequeno empresário e produtor, seu principal cliente. O Crediamigo do Banco do Nordeste é também um dos principais produtos da instituição oferecendo crédito acessível a milhares de pequenos comerciantes e ambulantes.

Acontece em Crato reunião de prefeitos do Cariri


Aconteceu ontem (23/11) no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri – URCA mais uma reunião da Associação dos Prefeitos da Região do cariri – ASP Cariri. O evento contou com a participação de 8 prefeitos e representantes de 20 municípios. Os debates giraram em torno da questão do INSS, censo 2007 com a participação do IBGE e a plenária final debateu fidelidade partidária. A ASP Cariri congrega 32 municípios da Região e tem como presidente o prefeito de Aurora Carlos Macedo.

Conferência Nacional das Cidades começa segunda

A 3ª Conferência Nacional das Cidades começa nesta segunda-feira (26), às 9 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Organizado pelo Conselho das Cidades, o evento, que segue até quinta-feira (29), conta com painelistas e debatedores sobre temas de interesse da área e terá o presidente do Conselho, ministro das Cidades, Marcio Fortes, na abertura.

Neste primeiro dia, haverá avaliação e debate sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), a Política de Desenvolvimento e as Intervenções nas Cidades e o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Segundo o secretário executivo do Conselho das Cidades e diretor de Desenvolvimento Institucional da Secretaria Executiva do Ministério das Cidades, Elcione Diniz Macedo, “o objetivo da Conferência é discutir Desenvolvimento Urbano com Participação Popular e Justiça Social e Capacidade e Forma de Gestão das Cidades.”

A Conferência, considerada o maior evento para discutir as questões ligadas ao desenvolvimento urbano do país, conta com cerca de 3.000 pessoas entre delegados, observadores, autoridades internacionais e funcionários do Ministério das Cidades.


Ministério das Cidades
Assessoria de Comunicação
(61) 2108.1602

Artesãos do Cariri expõem em Minas

A escola foi o Centro de Cultura Popular Mestre Noza onde os artesãos do Cariri trabalham e expõem seus produtos. Quem a vai à cidade de Juazeiro do Norte sempre dá uma passadinha por lá e não deixa de adquirir uma peça com motivo regional ou religioso. Sete artistas que ali expõem estão participando até amanhã, 25, da Feira Nacional do Artesanato, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Trata-se da maior mostra de artesanato da América Latina e, este ano, conta com cerca de 600 participantes das Américas, da África e Europa. Do Ceará, foram 22 artesãos. Além do Cariri, há artistas do Sertão dos Inhamuns, da região jaguaribana, do Maciço de Baturité, Centro-Sul e Norte do Estado, além da Região Metropolitana de Fortaleza. O maior número é do Cariri. "Há 30 anos sobrevivo do artesanato e muitos que aprenderam com os mais antigos também ganham o suficiente com esse trabalho que já são reconhecidos mundialmente", diz José Eugênio, especialista em imagens de santos, principalmente, São Francisco de Assis. Escultor e pintor, ele trabalha e expõe no Centro Mestre Noza, no centro da cidade. Eugênio expôs alguns de seus trabalhos na 8ª edição da Casa Cor Ceará que se realizou até o último dia 11 em um prédio histórico do Centro de Fortaleza. Foram 30 ambientes que valorizaram o artesanato das várias regiões do Estado. Houve até um concurso intitulado "Use o Artesanato do Ceará na Decoração", promovido pela organização da Casa Cor que teve o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae-CE) e da Central de Artesanato (Ceart). Peças em madeira, cerâmica, palha e vidro estão à venda no Centro de Cultura Popular Mestre Noza que funciona há 22 anos no mesmo local. É aberto das 8 às 17 horas, de segunda-feira a sábado. "Temos cerca de 100 artesãos que mostram seus trabalhos nesse espaço. Eles são das várias cidades do Cariri. Também expomos nossas peças na Ceart, em Fortaleza", completa. Os preços, no Centro Mestre Noza, variam de R$ 1,00 a R$ 600,00.

SERVIÇO O Centro de Artesanato Mestre Noza funciona em Juazeiro do Norte na rua São Luiz, 93. Mais informações pelo telefone (88)3512 3773

(Jornal O Povo)

PSDB troca comando e tenta mudar imagem

Com discursos inflamados contra o Governo Federal, o PSDB elegeu, ontem, a nova Executiva Nacional do partido - que terá como seu presidente o senador Sérgio Guerra (PE). Apesar das críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os tucanos reconheceram que terão que aproximar o discurso do povo brasileiro para que retornem ao poder em 2010 sem o estigma de que integram um partido de "elite". "O objetivo é unir o partido para a vitória. Vitória que vem com voto. De que serviu a vitória do presidente Lula comparada com os ideais que ele pregava? Não será fácil para ninguém. Mas será mais fácil para nós na medida em que tivermos a unidade, que estivermos junto ao povo", afirmou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A exemplo de FHC, Guerra admitiu que o partido terá que se aproximar do povo brasileiro para reconquistar as vitórias nas urnas. "Ninguém é salvador da pátria no PSDB. Não queremos ser nem o pai nem a mãe dos pobres. Nós queremos é ser a favor dos pobres", afirmou. O ex-presidente não poupou críticas ao governo Lula nem ao petista. Apesar de não citar o nome do presidente no discurso, FHC ironizou de forma indireta a baixa escolaridade de Lula ao rebater as acusações de que o PSDB é um partido de elite. FHC disse que uma "elitizinha apressada se abotoou no poder", numa referência direta ao PT. "Somos gente que estuda e trabalha. Trabalha e estuda". Assim como o ex-presidente, o governador José Serra (SP) disse não acreditar no "estigma" de que o PSDB elabora suas políticas voltado para as elites brasileiras. "Em São Paulo, fui eleito e ganhei em todas as regiões e estratos sociais. Minas teve perfil semelhante. O PSDB não é partido da elite. E como foi dito, é de gente que trabalha e estuda. Estuda e trabalha". Na opinião de FHC, "a nova força" política do País organizada pelos tucanos só vai sair vencedora nas urnas se "além da unidade for capaz de falar com o povo brasileiro". FHC reconheceu, também, que o PSDB terá que fechar um discurso único para convencer os eleitores a migrarem para o partido.

(Jornal O Povo)

FGV aponta déficit de 470 mil casas no Estado

O déficit habitacional do Ceará registrou a marca de 470.396 residências no ano de 2006, ou seja, quase meio milhão de famílias coabitavam ou moravam em condições inadequadas no ano passado. O dado representa 21,6% do número de casas existentes no Estado no período, segundo mostra o estudo divulgado ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado tomou por base informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE.Conforme a pesquisa, o Ceará ocupa a sexta colocação do País entre os estados de maior déficit habitacional relativo, ranking esse liderado pelo Maranhão (38,1%). Em números absolutos, a unidade da Federação com maior carência de habitações é São Paulo (1,5 milhão de unidades).O estudo mostra que esse déficit está quase que inteiramente dividido entre o número de famílias que viviam em coabitações (238.854) e em casas rústicas (225.779). Entretanto, ainda existiam 1.868 famílias que moravam em habitações improvisadas e outras 3.895 que residiam em cortiços. Se comparado aos dados de 2005, o déficit habitacional foi reduzido em 10.337 moradias.O fenômeno já vem sendo observado pelo presidente do Sindicato da Indústria de Construção Civil do Ceará (Sinduscon), Carlos Fujita. ´Em um período de 10 anos, isso até 2005, percebeu-se que o déficit de habitação no Brasil quase que dobrou, e pouco se fez.A partir desse período, a produção de unidades habitacionais começou a crescer´, diz. Segundo ele, a motivação tem sido a rápida e vertiginosa expansão do crédito imobiliário. ´Fortaleza tem investido bastante, nunca tinha feito tanto, seja pelo governo como pela iniciativa privada. No Ceará, cresceu muito o número de habitações de interesse social, com recursos do PAR [Programa de Arrendamento Familiar]´, completa.
HABITAFOR DIZCrescimento populacional é responsável pela falta de moradiaO crescimento populacional é uma das maiores razões para o não controle do déficit habitacional. Assim acredita a presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Olinda Marques. Ela destaca que os maiores responsáveis pelo alto índice da carência de moradias no Estado são os municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape.´O déficit ainda é alto, e isso porque a população de Fortaleza cresce a uma taxa de 2,15% ao ano. E as políticas públicas de moradia não são somente para casas novas, mas para garantir a segurança de posse das propriedades e a urbanização de favelas´, destaca. Segundo ela, a meta da Prefeitura é reduzir esse índice com recursos do BNDES. ´E também queremos definir no Plano Diretor as áreas livres para construção´. De acordo com dados do Pnad 2005, o déficit em Fortaleza chegava, no período, a 77.615 moradias.

(Jornal Diário do Nordeste)

Obras da via férrea causam transtornos

Com a construção da via férrea para o Trem do Cariri, na sede do Crato, começaram os transtornos. As principais ruas que dão acesso aos bairros Pinto Madeira, Santa Luzia e São Miguel estão sendo interrompidas. Os motoristas reclamam do “arrodeio” que têm que fazer para chegar a estes destinos onde estão localizadas a rodoviária, hospitais, centros administrativos e, também, algumas das secretarias e departamentos da Prefeitura Municipal. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Infra-Estrutura do Crato, 12 ruas serão interditadas.O mesmo drama é vivido pelos moradores dos três bairros que se deslocam diariamente para o Centro da cidade. Em alguns casos, o percurso aumenta em mais de um quilômetro. “Não tem sentido dividir a cidade”, diz o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato (CDL), Gilson Ribeiro Parente.O mecânico Francisco Inglês, proprietário de uma oficina na Rua Vicente Tavares Bezerra, do lado de cima da via férrea, é um dos mais prejudicados. Ele diz que está perdendo a clientela. O filho dele, Melquíedes Guedes, diz que outras oficinas e escolas do bairro estão prejudicadas. Ele lembra que a rua foi aberta há cerca de seis anos. Agora, foi fechada. “Isso é um atraso para o Crato”, critica.Viadutos e passagensO projeto do trem urbano, que ligará Crato a Juazeiro, não prevê nenhum viaduto ou passagem de nível, cruzamento com veículos. Um funcionário da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), que acompanha a execução dos serviços, informou que o problema foi repassado para a Prefeitura Municipal e Secretaria de Infra-estrutura a quem cabe, segundo afirma, construir os viadutos e sinalizar as passagens de nível.O funcionário da Metrofor acrescentou que a ferrovia existe há cerca de 80 anos. As ruas já eram cortadas pelos trilhos. Os motoristas contra-argumentam, lembrando que antes a ferrovia passava no nível do asfalto, o que facilitava a passagem de veículos. A nova malha ultrapassa as ruas com mais de meio metro de altura, impedindo o trânsito de carros.Tronco sulAo tomar conhecimento dos transtornos causados pela ferrovia, o prefeito do Crato, Samuel Araripe, informa que vai falar com o governador Cid Gomes, na próxima terça-feira, quando da instalação do Governo Itinerante na cidade de Porteiras.“Vamos mostrar que o Crato não é uma cidade de 80 anos atrás, quando a linha ferroviária passava na periferia. Hoje, o Crato é uma cidade com 130 mil habitantes e cerca de 20 mil veículos”, afirma ele. O prefeito diz esperar que o governador Cid mostre-se sensível a esta reivindicação.O Projeto Trem do Cariri está sendo implantado ao longo da linha tronco sul da Rffsa e hoje operada pela Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN). Consiste na remodelação e construção de 12,6km entre os municípios de Crato e Juazeiro do Norte.Será composto de quatro estações intermediárias, duas no Crato e duas em Juazeiro do Norte, além das duas estações terminais nas respectivas sedes destes municípios.O sistema também será composto por oficinas de manutenção, centro de administração e controle de trens e dois veículos leves sobre trilhos (VLT), denominados Transporte Rápido Automotriz (Tram), com capacidade para levar até 330 passageiros por viagem.Mais informações:Prefeitura Municipal do CratoLargo Júlio Saraiva, s/nCentro(88) 3523.9600 ou3521.7069

(jornal Diário do Nordeste)

Situação de alerta em quatro municípios do Ceará

Quatro municípios cearenses apresentam percentuais de infestação predial pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, que caracterizam uma situação de alerta. São as cidades de Fortaleza (1%), Juazeiro do Norte (1,8%), Crato (1,1%) e Caucaia (2,9%). Os dados foram são do Levantamento Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado hoje em Brasília pelo Ministério da Saúde e que considera satisfatórios os percentuais inferiores a 1%, como é o caso de Maracanaú e Sobral.
O objetivo do trabalho foi apurar a infestação nos 171 municípios com características propícias à proliferação do Aedes Aegypti, ou seja, com alta densidade populacional, cidades turísticas e de fronteira, por exemplo. Desse total, 146 já enviaram os resultados à Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue, do Ministério da Saúde.
Realizado entre a última semana de outubro e a primeira de novembro, numa parceria do ministério e secretarias estaduais e municipais de Saúde, o LIRAa indica os municípios onde há risco de surto de dengue, permitindo que os gestores planejem melhor a prevenção da doença.
De janeiro a setembro deste ano, foram registrados no país 481.316 casos de dengue clássica, 1.076 de dengue hemorrágica e a ocorrência de 121 óbitos. Do total de casos, 43% concentram-se em pequenos e médios municípios, com menos de cem mil habitantes.

(Site Ceará Agora – www.cearaagora.com)

Deputados elogiam Ronda do Quarteirão

Até mesmo aliados do governador Cid Gomes (PSB) criticaram o excesso de alguns deputados estaduais cearenses, ontem, na Assembléia Legislativa, nos elogios à efetivação do programa Ronda do Quarteirão, anunciado no dia anterior pelo governador. O deputado Hermínio Resende foi um dos exagerados nos elogios e em reclamar para si a execução do programa no município de Maracanaú. O deputado Professor Teodoro chegou, inclusive, a defender a ida do governador à Assembléia para falar da execução do Ronda do Quarteirão.

Fora os eventos especiais, o governador só vai à Assembléia, no início de cada ano legislativo, para levar a mensagem de prestação de contas da administração estadual referente ao ano anterior. O deputado Professor Teodoro (PSDB) apresentou requerimento solicitando a presença de Cid naquela Casa. Além de explicar como se dará a implantação do Ronda, a visita do governador, segundo o deputado tucano, será para que ele explique aos parlamentares como será a execução do programa de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários, ou o MAPP da Segurança e da Justiça do Estado do Ceará, lançado na última quarta-feira. O projeto prevê investimentos de R$ 286,6 milhões para o setor até 2009.

O requerimento de Teodoro contou com o apoio do líder do Governo na Assembléia, deputado Nelson Martins (PT), e do vice-líder, deputado Roberto Cláudio (PHS). Ambos reconheceram a importância de Cid discutir, com os deputados, o novo modelo de segurança comunitária, e as ações que devem ser implementadas.

Maracanaú, o primeiro município da Região Metropolitana a receber o Ronda do Quarteirão, fará festas neste sábado. Ontem os deputados Hermínio Resende (PSL) e Júlio César Costa Lima (PSDB), ambos com base eleitoral naquela cidade, comemoraram a inserção no programa. Ambos destacaram, em pronunciamentos, o empenho para garantir a inclusão de Maracanaú no projeto de policiamento comunitário. A dupla cogita a possibilidade de estarem juntos em uma chapa na disputa naquele município, em 2008.

Ontem, ao comemorar a implantação do Ronda em Maracanaú, Hermínio parece ter esquecido um pouco a parceria entre ele e Júlio César, na administração municipal, quando ele foi o vice-prefeito de Júlio César, ao enfatizar que foi o único líder daquela localidade que estava ao lado de Cid desde quando as pesquisas ainda apontavam a vitória de Lúcio Alcântara (PR).

Roberto Cláudio lembrou que o ceticismo marcava o tom de alguns pronunciamentos naquela Casa antes da implantação do Ronda. Para o deputado, a demora de 11 meses na execução do programa foi em função do planejamento feito para que somente ele viesse a ser executado com todas as condições de um bom atendimento à comunidade.

No pronunciamento da deputada Ana Paula Cruz (PMDB), a confiança que o programa venha a ser implantado também na região do Cariri, principal colégio eleitoral da peemedebista. “Compartilho da alegria de ver que o programa vai ser implantado também na região do Cariri”, declarou.

Segundo o líder do Governo, deputado Nelson Martins (PT), somente este ano estão previstos recursos de R$ 48 milhões para o programa Ronda do Quarteirão. No próximo ano serão aplicados R$ 15 milhões com a sua ampliação.

(Jornal Diário do Nordeste)

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Audiência pública va i discutir PCCV dos professores

O professor Augusto, presidente do SINDURCA está em Fortaleza hoje. Ele vai participar da audiência pública na Assembléia Legislativa sobre o PCCV dos professores universitários cearenses. A audiência foi conseguida após uma forte pressão dos grevistas no legislativo estadual. A reitoria da URCA foi convidada para participar do evento. De acordo com o professor Augusto a greve da URCA continua firme e com os cursos paralisados, com exceção do curso de direito, o que já é normal. Os estudantes estão dando total apoio aos professores em suas reivindicações e por isso a greve está no atual estágio de sucesso. O comando de greve mantém algumas atividades nos campi da URCA para mobilizar professores e estudantes.

Vejam como se expressa um pró-reitor da Urca nos dias de hoje.

Vejam como se expressa um pró-reitor da urca nos dias de hoje. E ainda é pós-doutor!!!!!

orkut - comunidade URCA

22 nov (12 horas atrás)

Adriano

POS-DOUTOR TA BOM WALTECIO, JA DEU A BESTEIRA DE FALAR QUE É POS-DOUTOR TODA HORA, TODO MUNDO JA SABE, VC JA DEIXOU CLARO, 10000000000 DE VEZES, MAS NEM TODO MUNDO É, E NAO ADIANTA DISCUTIR QUE SEU SALARIO É SIM, PESSIMO... COMO VC É "POS-DOUTOR" SABE Q DEVERIA GANHAR MUITO MAIS!!!! NUM SABE? EXISTEM PROFESSORES COMO MICHEL Q GANHAM POUCO, ENTAUM DEIXE DE SER MANE E DESSE PAPINHO DE POS-DOUTOR, PQ ISSO É EGOISMO SEU...MAS VCS TAO NUM BABAÇAO PELO GOVERNO QUE ACHO Q SE CID QUISESSE CAGAR NA BOCA DE VCS VCS DEIXAVAM! O DINHEIRO VALE NÉ?!!!

O DINHEIRO VALE NÉ?!!!


RESPOSTA DO PRÓ-REITOR

08:51 (4 horas atrás)
Waltécio
Verdade, desde que entrei na Urca alguns idiotas, frustrados sempre levantaram a bandeira de desmoralização dos "doutores", como se isso fosse um "câncer" para a universidade. Sem contar no que já escutei, porque não sou cearense.Você entendeu "fake", então o recado foi dado. Eu sou, você não é... Adoro minha área (Ciências), porque não existem meios termos... Fato é fato. Vá estudar vagabundo! Do jeito que você é de caráter, uma mentira, uma máscara, dificilmente será algo mais do que hoje... rsrsrsrs!!!Ah! Quer realmente morrer de inveja e ódio... Vou citar apenas um de meus artigos:
http://links.jstor.org/sici?sici=0022-3395%28199908%2985%3A4%3C695%3AACATRI%3E2.0.CO%3B2-1&size=LARGE&origin=JSTOR-enlargePage
Olha aqui quem me cita (reconhece e aceita meu trabalho):http://limax.paru.cas.cz/folia/pdf/2-01/Zrz.pdfhttp://journals.cambridge.org/action/displayAbstract?fromPage=online&aid=616480http://www.journals.royalsoc.ac.uk/content/fg5ymv2ru0ylgvyy/http://www.publish.csiro.au/?act=view_file&file_id=ISv16n5_BR.pdfhttp://www.bioone.org/perlserv/?request=get-abstract&doi=10.1645%2FGE-269R&ct=1http://64.233.179.104/scholar?hl=pt-BR&lr=&q=cache:7PLm6s7zYUcJ:www.attentionnature.ca/english/monitoring/protocols/terrestrial/herp_parasites/herp_parasites_e.pdf+http://www.wanfangdata.com.cn/qikan/periodical.articles/gwyx-jscbfc/gwyx2006/0606/060601.htm
São apenas exemplos rápidos, porque tem mais... Ensino para você que isso é para sempre, caro medíocre de nada!!!

nosso comentário: sem comentários, o nivel mantido no debate pelo pós-doutor.

obs.: esse amterial de alto nível, digno de uma academia européia esta no orkut, na comunidade da URCA mantida pelo pós-doutor em questão.

Greve da URCA no orkut

Peço que os leitores leiam com atenção os três tópicos abaixo, fruto de um diálogo entre o estudante Tiago (acho que é do curso de história) e o chefe de Gabinete da Reitoria Darlan Reis. As novas pérolas do Darlan. E a comprovação de que os tucanos do Governo Cid são bons e os que estão na URCA são ruins.

Tiago:
Vamos ser nítidos no debate
como já disse, não acredito que Darlan e Waltécio dentre outros sejam contrários a greve por uma questão salarial. ë uma questão política, eles defendem e nunca esconderam isso, um projeto de governo, q hj esta a frente Cid Gomes- PS(ex-D)B. POr isso se utilizam de inúmeras formas e argumentos para defender o este governo que tem secretários do PSDB( do Ta$$o), do PT(de Guimarães da cueca), PC do B( Aldo Rabelo), PMDB( de Eunício Oliveira), P$B( do Ciro e Roque), dentre outros. Eu concordo que atitude deles de defenderem o que eles acham o que é certo, mas não tenho nenhum acordo ao projeto do CID e a forma de colocar outras oplemicas sobre a greve que não tem haver. A questão é a seguinte na greve Cid é inimigo dos profesores e da educação sim, não quer diálogo, os seus representantes recebem os professores somente no intuito de enrolar, adora um monólogo os secretários, mas não quierem apresentar propostas concretas.

Darlan Reis
Tiago, não é por aí a questão. Se vc fica selecionando quem apóia quem, que o governo Cid tem membros do PSDB e do PCdoB e tal, não vai dar certo. Porque se for por aí, como é que vc vai explicar a atual direção do Sindurca? Lá tem gente que é do PSTU, que sempre fez oposição à Administração Herzog e gente que foi da Admnistração Herzog. E aí, como é que fica? Como explicar os caras ligados aos tucanos, agora coligados com o sindicato? O mesmo jornalista que diz apoiar a greve e tá lá no sindicato todo dia, era até junho, da assessoria de comunicação da administração Herzog. E agora, apóia o Sindurca ao mesmo tempo que escreve nos jornais tecendo loas ao ex-patrão dele, Herzog. Então, sejamos justos e sinceros como estamos sendo aqui.


Tiago
Um pouco de informaçãoTai Darlan temos que concordar, ngm do PSDB é de confiança, nem o secretário de Cid- P$(ex-D)B, o Marcos Cals. O referido jornalista pelo qual conheço, realmente esta apoiando a greve por uma questão de ocasião assim como alguns outros. O que pedi e que sejamos mais nítidos nesse debate, sou militante do PSTU e esta organização a partir de seus membros vem participando destas lutas por encontrar no método da luta organizada por trabalhadores a única forma de conseguir conquistas. Mas que sabemos que hj vc defende o governo, e repito nunca escondeu isto, é nítido. Em relação ao sindicato vc é da categoria e estava na assembléia que deliberou a entrada de professores pra suprir os cargos de docentes que renunciaram para entrar na reitoria, coisa completamente normal. E na assembléia não houve outra proposta. A diretoria foi eleita com um programa e para não permitir o esvamento colocou a situação para sua base que dicidiu o que fazer.felizmente consigo defender minhas propostas e o debate com o Darlan sempre foi feito de maneira direta, sobre isso não posso reclamar. Estamos na defesa de propostas diferente, mas com tranquilidade faço este debate com ele, Mota, Ronald, Carminha e mais uns ou dois da reitoria, algo que impossível de se fazer com outros.Esta semana conseguir tempo na quarta

Porque estou apoiando a greve?

Essa resposta é simples e não se trata de apoiar quem está fazendo greve para desestabilizar o governo e a reitoria, como disse o Darlan na nota que ele escreveu em nome da Reitoria e colocou no site da URCA. Apóio a greve por dois motivos: primeiro lugar nunca em minha vida, mesmo quando em cargo público fiz como o sr. Darlan, ou seja, articular para acabar com uma greve. Fiz isso quando era assessor de imprensa da URCA ? Nunca. Aconteceram quantas greves e nunca dei uma palavra contra. Sabe por quê? Porque acredito que os trabalhadores (e sou um) tenham direito à greve.

Em segundo lugar sou estudante da URCA aprovado no último vestibular e faço o que minha consciência me diz que devo fazer. Sou estudante do curso de letras e diferente do PC do B e de setores do PT apoiei a greve, mesmo que no início eu tenha sido contra a greve por achar que iria prejudicar os estudantes que como eu estavam começando o primeiro semestre. Fiquei também ao lado da greve quando descobri uma articulação nos bastidores feita por Darlan e seus comandados para destruir a greve. Aí percebi que tinha algo errado. E tinha mesmo. A chefia de gabinete da Reitoria da URCA faz e desfaz com um autoritarismo e sem nenhum nível na discussão .Quando coloca nível no debate é quando está na defensiva.

Com relação ao prof. Herzog o Darlan fala tanto nele que só dá para imaginar que é uma inveja de matar. Outra: o Herzog está em um cargo no Governo Cid Gomes, a convite do próprio governador e do Secretário de Ciência e Tecnologia.

Concordo com o Tiago: não dá para confiar no PSDB. Aliás como já disse o PSDB Ceará é governo. Tem secretários no governo Cid e Tasso é aliado de Ciro e Cid. Alguma dúvida? Também não dá para confiar no do PC do B do Crato, pois, depois que assumiram cargos importantes na URCA esqueceram todas as lutas anteriores e furam greve. Tudo isso por causa dos cargos? Mais uma culpa dos demônios do PSDB?

Com relação ao Herzog, ele nunca foi meu patrão. Meus patrões são os proprietários da Rádio Araripe e do Jornal O Povo. Fui assessor de imprensa da URCA com muito orgulho. Gosta da universidade, tanto que agora sou estudante.

Antes de você militar, Darlan, eu já militei e ainda milito nos movimentos sociais do Crato. Presido com muito orgulho a CEMAC uma federação de associação de moradores com 26 entidades filiadas. Se vocês não sabem já fizemos uma conferência municipal de nossa entidade na URCA e faremos outra agora no final do ano.

Mais ainda a militância do PC do B está em casa, abandonou completamente o movimento. O PT fez a mesma coisa. E tem mais um agravante: o presidente do PC do B do Crato fura a greve. Um candidato a presidente do PT do Crato também fura greve. A culpa é do PSDB?
Me desculpem os amigos filiados e militantes de partidos políticos, mas não preciso de um partido político para guiar meus destinos, nem de um chefe político. Sei raciocinar, pensar e me expressar.

Assistentes sociais se acham discriminados pela URCA

Recebi ontem pela manhã a ligação de uma assistente social no Cariri. Ela é da articulação regional do Conselho Regional dos Assistentes Sociais. Por telefone disse que repudiava um edital lançado pela URCA agora em novembro para contratação de profissionais para trabalharem no projeto Balcão de Direitos Humanos. No edital, e eu conferi, estabelece a contratação de três profissionais: um advogado, um assistente social e um psicólogo. Até aí tudo bem. Só que os salários são distintos. Enquanto o salário do advogado é de R$ 1.008,00 os salários para assistentes social e psicólogo apenas R$ 503,00. De acordo com Rita Stellamaris, a assistente social que me ligou e disse que poderia divulgar seu nome, essa atitude mostra um desrespeito com profissionais da assistência social que tem um papel fundamental hoje nas políticas de assistência social. Liguei para a Pró-reitoria de extensão. Falei com o Hermano (que não que me dizer o sobrenome dele) e depois com o professor Marcelino, responsável pelo projeto. Ele disse que os salários colocados no edital é fruto da orientação da Secretaria Nacional de Direitos Humanos - SNDH, ligada à presidência da república. Ainda de acordo com o professor Marcelino o projeto é mantido pela URCA/FUNDETEC/SNDH. Fica apenas a pergunta: a discriminação é da URCA ou da Secretaria Nacional de Direitos Humanos? Com base em quê um advogado, trabalhando em um mesmo projeto, com a mesma carga horária, deve ganhar mais que um psicólogo ou um assistente social?

O Conselho Regional dos Assistentes Sociais será acionado pelos profissionais da região para pedir explicações à URCA.

Blog da greve da URCA

Esta na internet o Blog da greve da URCA, que hoje chega a seu 12º dia. No blog informações sobre o movimento, agenda ações dos grevistas, e o documento entregue pelos professores das três universidades estaduais ao Governador Cid Gomes(PSB). Endereço: www.urcaemgreve.blogspot.com

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Deputado Nelson Martins concede entrevista à Rádio Araripe AM

O deputado estadual Nelson Martins (PT), líder do Governo Cid Gomes (PSB) na Assembléia Legislativa participou ontem, por telefone, do programa Últimas Notícias, sob nosso comando, na Rádio Araripe AM do Crato. Durante a entrevista o parlamentar enfatizou sua ação de mediador entre o governo do Estado e a sociedade civil, especialmente o movimento sindical. Martins nos últimos dias foi duramente criticado por policiais civis cearense que estão em greve há mais de 20 dias e chegou até a ser vaiado no plenário da assembléia. O parlamentar disse que é uma posição delicada a de ser líder de governo, mas disse que sempre lutou para que o Governo do Estado mudasse sua orientação política, o que aconteceu com a vitória de Cid Gomes nas últimas eleições. O petista disse ainda que o atual governo tem sido marcado por abrir espaços para um diálogo com a sociedade na busca de soluções para os problemas enfrentados pelos cearenses. Anunciou que a ronda do quarteirão irá para o interior, informando que municípios como Crato, Juazeiro e Barbalha (aqui no Cariri) serão beneficiados.

Mara Guedes defende candidatura própria do PT para as eleições de 2008

Ainda ontem no Programa Últimas Notícias a candidata a presidente do PT no Crato Mara Guedes concedeu entrevista. Ela falou do Processo de Eleições Diretas - PED do PT em Crato e das propostas de sua chapa. Mara falou ainda que após as eleições internas, caso seja eleita presidente do partido, irá abrir a discussão acerca das eleições municipais de 2008. Mara Guedes pertence ao movimento de mulheres e disse na entrevista que, mesmo sendo do PT, partido que ajudou a eleger o atual governador, é preciso que o atual governo avance mais nas políticas voltadas para a questão das mulheres. Com relação ao PT no Crato Mara Guedes defendeu uma candidatura própria do partido para as eleições de 2008. Disse que o partido tem vários nomes que podem participar representando os petistas nas eleições municipais de 2008.

Mulheres farão vigília contra a violência no Cariri

Acontecerá no próximo dia 24 de novembro (sábado) às 19 horas na Praça da Sé em Crato uma vigília denunciando a violência contra a mulher e conclamando a paz na Região do Cariri. A vigília se estenderá até a madrugada do dia 25 de novembro, data em que se registra o Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres. O evento faz parte das atividades de comemoração da campanha “16 dias de Ativismo Pela Não Violência Contra a Mulher” realizada na Região pelo Conselho Regional de Trabalhadoras Rurais da Fetraece – Cariri, pastorais sociais da Igreja, sindicatos de trabalhadores rurais e urbanos e ONG’s. Ainda na programação da campanha no dia 8 de dezembro próximo no auditório do SESI Crato acontecerá seminário regional sobre violência contra a mulher e a lei Maria da Penha, com a presença e Maria da Penha. No dia 9 de dezembro Maria da Penha estará em Milagres, às 9 horas da manhã, no Patronato Dona Zefinha Gomes.

Deputado consegue verbas para construir estátua de Nossa Senhora em Crato

O deputado estadual Ely Aguiar (PSDC) informa que em reunião na última terça-feira no Governo do Estado conseguiu a liberação de quatro projetos São José para o município do Crato. De acordo com o parlamentar serão beneficiadas com sistemas de abastecimento d’água as comunidades da Vila São Francisco, Vila São Bento, Sítio Rodeador e Vila Guilherme. Outra novidade que o parlamentar avisa é com relação à construção do monumento em homenagem à Nossa Senhora de Fátima. De acordo com Aguiar serão liberados ainda este mês de novembro 600 mil reais para o início das obras. Em fevereiro serão liberados outros 600 mil reais. A verba é oriunda do Governo Federal através do Ministério do Turismo. Para Ely Aguiar a estátua de Nossa Senhora de Fátima visa acima de tudo incrementar o turismo na Região, em especial no Crato. Ao ser construída a estátua, toda uma infra-estrutura deverá acompanhar esse novo equipamento religioso no Crato.

127 anos de história da Banda de Música do Crato

Uma história de cento e vinte e sete anos para contar. A Banda de Música do Crato é uma das mais antigas do Estado do Ceará. Hoje, a Prefeitura Municipal do Crato através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude convida a população do Crato para importante momento de comemoração de aniversário da banda. O evento acontece às 19 horas, no Centro Cultural do Araripe. Na oportunidade as bandas de música do Crato, Nova Olinda e Altaneira estarão no evento com diversas apresentações musicais.

Serão eleitos novos membros do conselho tutelar do Crato

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA do Crato de conformidade com as constituições Federal e Estadual torna público que estão abertas as inscrições destinadas aos candidatos para o processo de escolha dos membros do conselho tutelar, onde serão escolhidos cinco conselheiros tutelares para exercerem um mandato de três anos. A eleição será realizada sob a responsabilidade do CMDCA e presidida por uma comissão eleitoral nomeada dentre os membros do conselho. As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria de Ação Social do Crato, na Avenida Perimetral Dom Francisco s/n°, bairro São Miguel, mediante apresentação de requerimento endereçado à comissão eleitoral acompanhado de prova de preenchimento de reconhecida idoneidade moral, idade superior a 201 anos, comprovação de residência no município do Crato, estar de gozo de seus direitos políticos, ter concluído o ensino médio, ser aprovado na prova de suficiência e reconhecida experiência no trabalho com a criança e o adolescente.

Relatório da ONU aponta falhas na polícia brasileira

Relatório da ONU aponta falhas na polícia brasileira

Em comunicado à imprensa, o Relator Especial do Conselho e Direitos Humanos das Nações Unidas, Philip Alston, deu um parecer prévio dos dados apurados sobre execuções arbitrárias, sumárias ou extrajudiciais no Brasil, que serão detalhados em relatório final do professor, previsto para ser publicado em março de 2008. A investigação foi realizada durante os 11 dias em que o relator esteve no país, a convite do governo brasileiro.
O comunicado revela algumas das questões e recomendações que o professor fará aos governos federal e estaduais para reformas na abordagem do policiamento e no funcionamento do sistema de justiça criminal, as quais constarão no Relatório Final. De acordo com o relator, alguns pontos apresentados por diversas fontes tiveram destaque por mostrar a gravidade da crise de violência por que passa o Brasil.
Segundo o comunicado, entre 45 e 50 mil homicídios são cometidos por ano no Brasil, tornando-se a principal causa de mortes de indivíduos entre 15 e 44 anos, em grande maioria jovens, do sexo masculino, negros e pobres. Outro dado preocupante é o número de mortes causadas por policiais em operações, o que a própria polícia classifica como "atos de resistência seguido de morte". Somente nos primeiros seis meses do ano no Rio De Janeiro, a polícia registrou 694 execuções desse tipo.
As mortes em presídios também estiveram entre os itens mais preocupantes do relatório. O documento aponta 61 mortes em prisões de Pernambuco, registradas durante os 10 primeiros meses de 2007, 23 delas ocorridas na prisão Anibal Bruno. No mesmo estado, a estimativa é de que 70% destes homicídios foram cometidos por esquadrões da morte, muitos deles formados por policiais e ex-policiais.
O professor descreve também alguns dos principais problemas representados por um panorama desse tipo. O principal deles são as altas taxas de homicídios e de impunidade para os agressores. "Estes assassinatos criaram medo e insegurança entre a população, mas muito pouco tem sido feito na maioria dos casos para investigar, processar e condenar os responsáveis", relata o professor.
Outro ponto diz respeito aos freqüentes homicídios cometidos por grupos justiceiros, esquadrões da morte, grupos de extermínio e milícias, que geralmente consistem em policiais que não estão de serviço, ex-policiais, bombeiros e cidadãos envolvidos em atividades como pistoleiros de aluguel, tomada de uma área geográfica e extorsão por "proteção" paga por residentes e assassinatos ou ameaças de morte em nome de latifundiários a trabalhadores sem-terra ou indígenas, em disputas de terra.
No comunicado, o relator critica o fato de os próprios policiais poderem descrever a execução de um cidadão como "atos de resistência" ou casos de "resistência seguida de morte". Isso faz com que muitas mortes causadas por policiais em serviço não sejam incluídas nas estatísticas de homicídios.
Segundo ele, este e outros problemas são ilustrados por eventos como o que envolveu cerca de 1.350 policiais, na comunidade do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, no dia 27 de junho de 2007. "Eu fiquei chocado ao ouvir que, em 24 horas de ocupação por 1.350 homens foram apreendidas duas metralhadores, seis revólveres, três fuzis, uma submetralhadora, 2 mil projéteis e 300 quilos de drogas. Nenhum policial foi morto e poucos ficaram feridos, mas a "resistência" encontrada levou à necessidade de 19 mortes", diz o professor.
Entre as recomendações feitas pelo relator está o aumento dos salários das policiais e uma maior investigação para os casos de homicídios envolvendo policiais. Para ele, a Polícia Civil e as corregedorias das Polícias Civil e Militar devem investigar com eficácia as mortes cometidas por policiais e o Ministério Público deve ter um papel fundamental desde o início do inquérito policial de todos esses os casos. O professor sugere também que a perícia policial e as instituições ganhem mais independência e adquiram novos recursos e equipamentos para garantir resultados eficazes.
Alston criticou também a vulnerável proteção às testemunhas e ressaltou a imparcialidade das ouvidorias nos estados. "Nos Estados que visitei, a ouvidoria de polícia não possui independência verdadeira ou a capacidade de analisar os fatos por conta própria. A polícia necessita de um controle externo e interno", disse.

(Site da Adital)

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Novo motivo para não se fazer greve na URCA

O que você vai ler abaixo é mais um comentário do chefe de Gabinete da URCA, digamos, sua última pérola sobre a greve dos professores da Universidade Regional do Cariri – URCA que ele tentou acabar, depois desacreditar, e agora, como está furando a greve vem com essa. Será que a greve é ilegítima porque tem gente do PSDB fazendo a greve? Quer dizer que uma greve só é legítima quando os militantes do PC do B estão no movimento. E quando os militantes do PC do B furam greve ela perde a credibilidade e são ilegítimas? O pessoal do SINDURCA está todo o tempo mentindo? As negociações com o Governo do Estado estão acontecendo e os professores é que são intransigentes? Caro Darlan se decidiu furar greve diga os reais motivos. Não invente mais inverdades.

A verdade é assim: na assembléia dos professores que decidiu a greve, os antigos administradores da URCA não estavam lá, quem decidiu a greve foram os professores, por maioria simples, mas, dizem nos bastidores da universidade que alguns professores (cargos comissionados) da atual administração são a favor da greve, mas não podem se manifestar com medo de serem prejudicados.

Leia abaixo a mais nova pérola do Darlan Reis no orkut:
[Darlan Reis Jr.] 11:03 (2 horas atrás)
Darlan Reis

E sobre os comunistas.... Vc nem sabe ao menos a diferença entre os comunistas, socialistas e trotskistas.

E pior, nem sabe que nessa greve tem um grande apoio dos administradores da URCA no passado, muitos deles ligados ao PSDB!

Uma sugestão ao comando de greve e ao Sindurca: peçam para os tucanos voltarem ao trabalho que o PC do B vai aderir à greve!

Está faltando um pronunciamento do PC do B contra o PSDB

Está mais do que na hora do Chico Lopes ou do Inácio Arruda, os dois maiores expoentes do PC do B no Estado do Ceará fazerem um pronunciamento urgente, e corroborando com o os preconceitos do dirigente do partido no Crato Darlan Reis, fazer um pronunciamento hoje ainda contra o PSDB que está sim no Governo Cid Gomes (PSB) tão arduamente defendido pelo chefe de Gabinete da URCA. Ora, se o PSDB é o diabo em pessoa, a própria figura do demônio, porque é que o PC do B está no mesmo governo que o PSDB? Ou é mentira que não tem tucano no governo Cid? Ou é mentira que o senador Tasso Jereissati não mantém uma boa relação com os Gomes (Cid e Ciro)?

Só para lembrar quem não gosta de ler: no jornal O Povo de ontem, a URCA deve ter uma assinatura, tem uma matéria que fala de um novo episódio de uma crise entre a bancada do PSDB na Assembléia Legislativa e o Governo Cid Gomes. Na matéria o deputado João Jaime (PSDB) acusa secretários de estado filiados ao Partido dos Trabalhadores de discriminação. Segundo ele Camilo Santana e Joaquim Cartaxo estariam fechando as portas para os parlamentares tucanos. No final da matéria há o tópico “Governo nega crise”. O deputado estadual petista Nelson Martins, lidero do governo na assembléia legislativa, foi quem deu a resposta à imprensa sobre as declarações de João Jaime e respondeu textualmente: “ O governo Cid reconhece a importância do PSDB”, elogiou Nelson Martins, para quem não existe estremecimento na relação(entre PSDB e o Governo Cid Gomes). O negrito é nosso e o texto entre parêntese também. As palavras do líder do Governo são dele mesmo e estão dentro do contexto.

Em resumo: ou o professor Darlan está na contramão do próprio partido que diz dirigir, ou então, usa mais um subterfúgio para não apoiar a greve dos professores como fez em todas as outras. Até porque o PSDB é governo e nenhum parlamentar do PSDB fez qualquer pronunciamento a favor da greve dos professores da URCA, UECE e UVA.

Direito de resposta de um aluno da UECE

Direito de resposta de um aluno da UECE

Os jornais de ontem (19/11) vieram com uma nota publicada pelo Governador do Estado do Ceará à sociedade cearense. A nota do governo foi produzida com o objetivo de fazer pressão à sociedade para com os professores em greve das Universidades Públicas do estado (URCA, UVA, EUCE) voltem a dar aula. A nota mostra também dados de como o estado tem aumentado os salários dos professores, e assim, "valorizado" a educação pública do estado. A mensagem subliminar desta nota morta noticiada nos jornais de ontem quer dizer mesmo é isso aqui: "O Governo do Ceará fez e faz o que pode para enaltecer os professores que estão em greve sem motivos algum, fizemos nossa parte, tentamos o diálogo, e não podemos atender as reivindicações injustas dos professores, agora queremos que os professores voltem a trabalhar para não levar prejuízos para os coitadinhos dos alunos - cambada de professores vagabundos, anarquistas, baderneiros, especuladores e carrascos do pobre governo".

Como aluno daquela instituição de ensino (EUCE), como cidadão, como não foge ao tema do Blog dos RASTREADORES DE IMPUREZAS, que é a comunicação oferecida pelos meios tradicionais de comunicação, seja em publicidades, em notas de jornais, na TV ou outro órgão parecido de manipulação de massas, não poderia deixar de comentar aqui e nem de dar minha resposta a este caos que há muitos anos assola as universidades públicas deste país. Segue meu direito de resposta:

Sou aluno da UECE. É a segunda greve em um ano e meio que enfrento. Se quero que os professores voltem a trabalhar? Apenas depois que o Governo crie vergonha na sua administração e modifique de forma positiva o ensino público. Queremos uma educação de qualidade. Com infra-estrutura de primeiro mundo. A luta que se reverteu em greve não se trata apenas para aumentar salários defasados dos professores. É muito mais que isto. Se realmente o Governo do Ceará estivesse preocupado com o ensino, jamais teria deixado chegar nesta situação de calamidade pública. Somos mais prejudicados com as precárias condições de ensino do que uma greve que tem o objetivo de reverter este quadro e trazer reais benefícios a toda população. A greve é o único poder democrático que os trabalhadores têm para despertar um interesse de negociação com os governantes, e assim, sensibilizá-los do que algo errado esta acontecendo. Negociações sérias eram para ter acontecido e não apenas impor migalhas a classe que era para ser a mais respeitada neste Brasil. Senhor Governador resolva o caso da UECE. Por que será que quando se trata de educação pública os governos tratam este tema de forma mesquinha, empurrando com a velha barriga. É como se a educação fosse um grande empecilho para o desenvolvimento do país. Prejuízos maiores para nós alunos é formar cidadão sem a mínima estrutura física da universidade. Resolver o problema definitivo agora se faz necessário, para que no futuro o risco de greve seja mínimo. Dinheiro o governo tem. A questão maior é a prioridade de aproveitamento da verba. Dar incentivos fiscais, ceder a pressões de grupos econômicos é não respeitar a imensa maioria que o colocou neste governo, sentado nesta cadeira confortável. Senhor Governador, o imponente é funcionário público, gestor do nosso estado, deve ceder apenas às reais pressões que surjam da coletividade, do maior grupo que se chama população. Somos alunos e queremos respeito dos governantes. Não somos mendigos a pedir favores, somos estudantes e queremos nossos direitos na prática, em ação. Vamos continuar lutando pela Universidade Pública com condições reais de funcionamento em suas muitas instâncias.

Tiago Feitosa Viana (20/11/2007)

Por: Rastreadores de Impurezas
http://rastreadoresdeimpurezas.blogspot.com/

Deficientes são contrários a criação de estatuto

O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, marcou reunião de uma Comissão Geral para debater o Estatuto do Portador de Deficiência no dia 23 de novembro, sexta-feira, a partir de 10h.
Um grupo de pessoas com deficiência de Rio de Janeiro e São Paulo, representantes de ONGs ligadas à questão dos deficientes e contrárias a qualquer idéia de Estatuto para elas, chegará em Brasília na quarta-feira, por volta de 12h, para visitar os líderes de bancadas e apresentar seus argumentos, o que continuará a ser feito na quinta-feira. Também na quinta-feira, às 15h, e com o objetivo de levar sua posição ao Presidente Lula, o grupo tem agendado um encontro com o Dr. Gilberto Carvalho, Chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República.
Por quê pessoas com deficiência são contra o Estatuto da Pessoa com Deficiência?
1. O estatuto é um retrocesso. Como lei à parte, prejudica a inclusão social das pessoas com deficiência porque também coloca essas pessoas à parte, tornando-as cidadãs diferentes e reforçando o preconceito e a discriminação.
2. As pessoas com deficiência são capazes de defender seus direitos sozinhas, sem serem tuteladas. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso existem porque essas pessoas precisam de proteção especial.
3. O Brasil possui a melhor legislação das Américas para as pessoas com deficiência. Só é preciso que as leis sejam cumpridas e estatuto não é a palavra mágica para isso. O estatuto das pessoas com deficiência é a Constituição.

Movimento Nacional pela Constituição e Contra o Estatuto
Tels.: (21) 2205-0022 e (21) 9977-4276
E-mail: mncce@ism.com.br

Mais de 200 milhões de crianças já sofreram algum tipo de violência sexual

A Convenção sobre os Diretos da Criança comemorou ontem (20/11) 18 anos de existência. A primeira declaração desse tipo foi assinada em 1929 e somente em 1959, foi firmada internacionalmente a Declaração dos Direitos humanos da Criança, que 30 anos depois se transformaria na Convenção sobre os Direitos da Criança. Os marcos legais de proteção à infância são válidos e devem ser festejados como uma vitória em defesa dos direitos humanos. Entretanto, um estudo realizado pelo pesquisador Paulo Pinheiro, para as Nações Unidas, no final de 2006, mostra que ainda há muitas crianças sem ter seus direitos respeitados no mundo inteiro. Dados da Organização Mundial da Saúde, revelados pelo estudo, estimam que, no mundo, cerca de 150 milhões de meninas e 73 milhões de meninos sofreram algum tipo de violência sexual. Calcula-se que, anualmente, um milhão de meninas e meninos são induzidos ao mercado sexual. De acordo com o estudo, a falta de dados para formular as pesquisas é um dos principais vilões no combate à violência contra as crianças. Segundo as pesquisas o maior número de vítimas se concentra nas populações mais pobres. Fenômenos como deslocamentos e migrações forçadas, como conseqüência de conflitos armados, violência ou desastre natural, são fatores que propiciam com que famílias inteiras passem a viver marginalizadas urbanística e socialmente. Os riscos de tornarem-se vítimas de exploração sexual comercial são ainda maiores para as crianças, especialmente as que migram desacompanhadas.
A violência intrafamiliar também é um fator de grande incidência entre as crianças. O estudo esclarece que um trabalho realizado em 21 países, na sua maioria desenvolvidos, encontrou que entre 7% e 36% das mulheres, e entre 3% e 29% dos homens afirmam ter sofrido algum tipo de agressão sexual durante sua infância e a maioria diz ter sido dentro do âmbito familiar. O estudo destacou também a associação entre a exploração sexual e a fome. Segundo o pesquisador, mães e filhas que vão até as praças a procura de alimentos desperdiçados, ficam sujeitas à uma "lei de intercâmbio" criada por comerciantes locais, que oferecem comida em troca da prática de relações sexuais. Também estão vulneráveis à cruel lei as vendedoras ambulantes que recebem propostas de compras em troca de relações sexuais.
(site da Adital)

Direito autoral é tema de coletiva da FENAJ

O professor e advogado Hildebrando Pontes Neto, é o convidado da próxima coletiva da FENAJ. Especialista em direito autoral, o ex-presidente do Conselho Nacional de Direito Autoral e membro do Instituto Interamericano de Direitos de Autor topou fazer um bate-papo com os jornalistas sobre a propriedade intelectual no cotidiano da profissão.Os novos desafios para assegurar estes direitos com o advento de novas tecnologias, a luta cotidiana dos jornalistas de imagens pelo reconhecimento e valorização de seu trabalho, a utilização dos textos de profissionais por diversos veículos integrantes de uma rede e os dilemas do direito autoral na área da cultura são alguns dos assuntos que serão abordados.Para participar da coletiva da Federação, encaminhe perguntas para boletim@fenaj.org.br até o dia 27 de novembro, especificando, na linha de assunto, “Entrevistas da FENAJ”. A coletiva será disponibilizada no dia 29 de novembro.

(Boletim FENAJ)

Juazeiro: três artérias já estão ligadas à avenida Castelo Branco

O município de Juazeiro está ganhando novas opções de tráfego e o principal ponto de escoamento é a Avenida Castelo Branco. Somente na direção daquela artéria três novas ruas foram abertas chamando a atenção de quem por ali passa. A primeira delas foi a Capitão Domingos que ganhou mais um quarteirão ligando-a à Avenida Castelo Branco. Já a Rua Maria Arnou Parente possuía apenas um e ganhou dois novos quarteirões. A artéria já está devidamente calçada, com meio-fio e, da mesma forma, ligada à Castelo Branco aguardando o posteamento e a iluminação. A outra envolve o uma nova Avenida José Bezerra cortando quatro importantes bairros de Juazeiro. Complementada pela Rua Unias Filgueiras, já está unida com a Castelo Branco seguindo até a Rua Madre Nely Sobreira. Agora, o município terá que fazer novas desapropriações entre a Irmã Nely e a Escola Odorina Castelo Branco para dar continuidade a ampliação da nova Avenida Zé Bezerra.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Faleceu hoje em Crato Madre Esmeraldo

Faleceu nas primeiras horas de hoje (20 de novembro) , na cidade do Crato Madre Esmeraldo. O velório acontecerá durante o dia de hoje na capela da Casa de Caridade e à noite na Capela do Seminário São José. Amanhã, 21, 7 horas acontecerá missa de corpo presente na Sé Catedral do Crato e em seguida o sepultamento no Cemitério Nossa Senhora da Piedade.

Maria Imêlda Esmeraldo Pinheiro, Madre Esmeraldo, era a segunda filha do casal José Pinheiro Gonçalves e Maria Santana Esmeraldo Pinheiro e nasceu aos 10 de março de 1927, em Crato, Ceará. Recebeu o batismo aos 12 de março de 1927, na capela de Santa Teresa, oficiado por seu tio, Monsenhor Pedro Esmeraldo que, juntamente com a sua avó, Amélia Pinheiro Teles, foi seu padrinho. Sob a presidência de Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, 1º bispo de Crato, Madre Esmeraldo recebeu o sacramento da Crisma, na catedral de Nossa Senhora da Penha, aos 09 de janeiro de 1928, sendo amadrinhada pela sua tia, Pia Esmeraldo Cabral. Ingressou na Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, aos 30 de janeiro de 1949. em 02 de outubro do mesmo ano foi admitida ao noviciado e em 03 de outubro de 1950, emitiu os seus primeiros votos. Em 03 de outubro de 1955, Madre Esmeraldo pronunciou perpetuamente os seus votos de pobreza, obediência e castidade.

Avião da Gol arremete no Aeroporto do Cariri

Um aviso para o Governo do Estado e as autoridades da aviação civil no Ceará. Na madrugada de hoje um avião da Gol transportando passageiros de Fortaleza para a Região do Cariri arremeteu quando faltavam poucos metros para a cabeceira da pista no Aeroporto Regional do Cariri.

De acordo com alguns passageiros a maioria dos que estavam no vôo ficaram com muito medo. Os passageiros disseram ainda que não sabiam dizer o motivo pelo qual o avião arremeteu, mas que todos ficaram muito preocupados.

O Aeroporto Regional do Cariri já foi pauta de muitas reivindicações e protestos por parte de autoridades e entidades da sociedade civil na Região. O aeroporto precisa urgentemente de melhorias em seus equipamentos e uma nova estrutura. O terminal de embarque é muito pequeno e desconfortável. A pista precisa ser aumentada e instalados instrumentos que permitam pousos sem muita visibilidade por parte dos pilotos.

Outra desconfiança dos passageiros era que o piloto no comando da nave fazia um de seus primeiros vôos. Com a palavra a Empresa Gol e a Infraero.