domingo, 25 de novembro de 2007

Dom Newton Holanda Gurgel chega aos 84 anos

Neste mês de novembro o bispo-emérito do Crato, dom Newton Holanda Gurgel, chegou aos 84 anos de idade. Gozando de boa saúde, lépido e fagueiro, seu aniversário foi comemorado por muitos fiéis que freqüentam a capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída por dom Newton, no bairro São Miguel em Crato. Ele Nasceu na cidade de Acopiara em novembro de 1923. Entrou no Seminário do Crato no ano de 1937, cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza e Teologia no Seminário Arquidiocesano de João Pessoa – Paraíba.
Foi ordenado padre no dia 17 de dezembro de 1949, pelas mãos de D. Francisco de Assis Pires, na cidade de Milagres - Ceará. Foi pároco de Campos Sales, professor e reitor do Seminário Diocesano São José. Em 28 de abril de 1979 foi nomeado Bispo auxiliar de Crato, tendo sido sagrado em Roma no dia 27 de maio do mesmo ano, por Sua Santidade o Papa João Paulo II. Tomou posse aos 07/07/1979.
Após o afastamento de D. Vicente, por motivo de saúde, D. Newton assumiu a Diocese como Administrador Diocesano e, em 1994, foi nomeado, por João Paulo II, o quarto bispo diocesano de Crato. Ao completar 75 anos apresentou a sua renúncia à Santa Sé, sendo esta aceita apenas em 02/05/2001, passando a ser Administrador Apostólico enquanto D. Fernando Panico, que foi nomeado como quinto bispo de Crato, tomava posse. O que aconteceu no dia 29/06/2001.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa Noite, Bispo, já o conheço de mto tempo, através de João Bosco de Holanda Gurgel...pois meus pais tinham o como filho,tenho mto respeito e admiração de tanto q ele
o amava...Sua benção e sua proteção Bispo, fika c/Deus...