Quatro municípios cearenses apresentam percentuais de infestação predial pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, que caracterizam uma situação de alerta. São as cidades de Fortaleza (1%), Juazeiro do Norte (1,8%), Crato (1,1%) e Caucaia (2,9%). Os dados foram são do Levantamento Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado hoje em Brasília pelo Ministério da Saúde e que considera satisfatórios os percentuais inferiores a 1%, como é o caso de Maracanaú e Sobral.
O objetivo do trabalho foi apurar a infestação nos 171 municípios com características propícias à proliferação do Aedes Aegypti, ou seja, com alta densidade populacional, cidades turísticas e de fronteira, por exemplo. Desse total, 146 já enviaram os resultados à Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue, do Ministério da Saúde.
Realizado entre a última semana de outubro e a primeira de novembro, numa parceria do ministério e secretarias estaduais e municipais de Saúde, o LIRAa indica os municípios onde há risco de surto de dengue, permitindo que os gestores planejem melhor a prevenção da doença.
De janeiro a setembro deste ano, foram registrados no país 481.316 casos de dengue clássica, 1.076 de dengue hemorrágica e a ocorrência de 121 óbitos. Do total de casos, 43% concentram-se em pequenos e médios municípios, com menos de cem mil habitantes.
(Site Ceará Agora – www.cearaagora.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário