segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Templos históricos serão tema de livro

Resgatar a beleza, história e importância de uma série de templos católicos espalhados pela Região sul do Ceará. Esse é o objetivo de um trabalho que está sendo feito pelo articulador cultural Jackson Bantim, o Bola, em parceria com o historiador Armando Lopes Rafael. O trabalho teve início com a preocupação de resgatar um pouco da história da Região, e não poderia deixar de passar pela própria história da Igreja.

O trabalho em breve será transformado em livro, com imagens de Jackson Bantim e textos de Armando Lopes Rafael. O prefácio é escrito por Dom Fernando Panico bispo Diocesano do Crato, que em um parágrafo diz que “ nesse rastro de memória o livro-álbum vai suscitar lembranças, é claro, de zelosos pastores, de momentos fortes de fé neles celebrados e que marcaram tantas famílias cristãs católicas do Cariri. Nisso enxergo as marcas deixadas, no tempo, por uma presença profunda dos que evangelizaram, daqueles que hoje evangelizam e de tantas gerações de fiéis cristãos. Vejo ainda as marcas de uma religiosidade arraigada em nossa gente caririense, geradora também de manifestações nascidas à sombra da cruz”.

A religiosidade que marca o povo caririense está em seus templos, e também em sua preservação. Com o passar do tempo e a banalização do sagrado, as pessoas parecem perder um pouco de seus referencias, de sua própria história. O trabalho em questão visa exatamente isso, fazer com que todos vejam nesses templos, não a história em si, mas uma parte importante e significativa da história da região, que passa pela história da Igreja, mas também de homens e mulheres, de fé, que querem preservar suas essências e suas origens.

O trabalho será transformado em livro, será um guia para vermos o passado, e também refletirmos sobre o futuro. Um momento para pensar, outro para vermos como no passado, alguns, foram tão cuidadosos com valores religiosos.

No livro que será lançado veremos imagens de templos como a Capela do Seminário São José em Crato; a Igreja do Rosário em Barbalha; Igreja Matriz de São Pedro em Caririaçu, Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres, em Milagres, dentre outros templos.

De acordo com Bantin, a idéia não poderia ter surgido em lugar melhor. Foi em uma viagem para Paris,(que beleza!) quando em uma conversa com Calé Alencar e Raimundo Aniceto, Bantin falou da importância de se fazer um resgate fotográfico das igrejas no Ceará. Idéia ficou muito tempo na cabeça, e foi parar no professor Carlos Rafael que apoiou o projeto possibilitando as condições de produção e impressão. Daí foi um pulo para conversar com Armando Rafael e outros historiados do Cariri, como Napoleão Tavares Neves. O livro será uma preciosidade sobre a forte e secular história do Cariri.

Nenhum comentário: