quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Direito de resposta de um aluno da UECE

Direito de resposta de um aluno da UECE

Os jornais de ontem (19/11) vieram com uma nota publicada pelo Governador do Estado do Ceará à sociedade cearense. A nota do governo foi produzida com o objetivo de fazer pressão à sociedade para com os professores em greve das Universidades Públicas do estado (URCA, UVA, EUCE) voltem a dar aula. A nota mostra também dados de como o estado tem aumentado os salários dos professores, e assim, "valorizado" a educação pública do estado. A mensagem subliminar desta nota morta noticiada nos jornais de ontem quer dizer mesmo é isso aqui: "O Governo do Ceará fez e faz o que pode para enaltecer os professores que estão em greve sem motivos algum, fizemos nossa parte, tentamos o diálogo, e não podemos atender as reivindicações injustas dos professores, agora queremos que os professores voltem a trabalhar para não levar prejuízos para os coitadinhos dos alunos - cambada de professores vagabundos, anarquistas, baderneiros, especuladores e carrascos do pobre governo".

Como aluno daquela instituição de ensino (EUCE), como cidadão, como não foge ao tema do Blog dos RASTREADORES DE IMPUREZAS, que é a comunicação oferecida pelos meios tradicionais de comunicação, seja em publicidades, em notas de jornais, na TV ou outro órgão parecido de manipulação de massas, não poderia deixar de comentar aqui e nem de dar minha resposta a este caos que há muitos anos assola as universidades públicas deste país. Segue meu direito de resposta:

Sou aluno da UECE. É a segunda greve em um ano e meio que enfrento. Se quero que os professores voltem a trabalhar? Apenas depois que o Governo crie vergonha na sua administração e modifique de forma positiva o ensino público. Queremos uma educação de qualidade. Com infra-estrutura de primeiro mundo. A luta que se reverteu em greve não se trata apenas para aumentar salários defasados dos professores. É muito mais que isto. Se realmente o Governo do Ceará estivesse preocupado com o ensino, jamais teria deixado chegar nesta situação de calamidade pública. Somos mais prejudicados com as precárias condições de ensino do que uma greve que tem o objetivo de reverter este quadro e trazer reais benefícios a toda população. A greve é o único poder democrático que os trabalhadores têm para despertar um interesse de negociação com os governantes, e assim, sensibilizá-los do que algo errado esta acontecendo. Negociações sérias eram para ter acontecido e não apenas impor migalhas a classe que era para ser a mais respeitada neste Brasil. Senhor Governador resolva o caso da UECE. Por que será que quando se trata de educação pública os governos tratam este tema de forma mesquinha, empurrando com a velha barriga. É como se a educação fosse um grande empecilho para o desenvolvimento do país. Prejuízos maiores para nós alunos é formar cidadão sem a mínima estrutura física da universidade. Resolver o problema definitivo agora se faz necessário, para que no futuro o risco de greve seja mínimo. Dinheiro o governo tem. A questão maior é a prioridade de aproveitamento da verba. Dar incentivos fiscais, ceder a pressões de grupos econômicos é não respeitar a imensa maioria que o colocou neste governo, sentado nesta cadeira confortável. Senhor Governador, o imponente é funcionário público, gestor do nosso estado, deve ceder apenas às reais pressões que surjam da coletividade, do maior grupo que se chama população. Somos alunos e queremos respeito dos governantes. Não somos mendigos a pedir favores, somos estudantes e queremos nossos direitos na prática, em ação. Vamos continuar lutando pela Universidade Pública com condições reais de funcionamento em suas muitas instâncias.

Tiago Feitosa Viana (20/11/2007)

Por: Rastreadores de Impurezas
http://rastreadoresdeimpurezas.blogspot.com/

Nenhum comentário: