sábado, 24 de novembro de 2007

Coluna Cariri deste domingo, 25

Olá amigos e amigas, leiam a minha Coluna Cariri publicada todos os domingos no jornal O Povo. Esta é a edição deste domingo, 25 de novembro.

DELL ANNO
A Dell Anno, uma das principais marcas de móveis planejados do Brasil, inaugurará sua primeira loja no interior do Ceará, em Juazeiro do Norte. Com 250 metros quadrados e showroom com 10 ambientes, o empreendimento abrirá as portas para atender a região do Cariri a partir de 29 de novembro. Um coquetel para cerca de 150 pessoas marcará a inauguração. Arquitetos, engenheiros, construtores, decoradores e clientes poderão conhecer toda a linha exposta no showroom da loja em projetos para dormitórios, closets, home theaters, home offices, áreas de serviço, banheiros e ambientes comerciais. O principal destaque serão os projetos que utilizam o sistema de prateleiras Fly, tecnologia inovadora e sem fixação aparente, tornando o ambiente mais moderno e sofisticado.

PREOCUPAÇÃO
O deputado estadual Vasques Landim lembra uma preocupação que devemos ter com relação à questão do álcool. Além do aumento do consumo Vasques lembrou que as estatísticas mostram, igualmente, que, em quase todos os acidentes, homicídios e outros crimes, a droga e o álcool estão inseridos no contexto. De acordo com o deputado, a publicidade das empresas de bebidas atrai principalmente os jovens e afirma que, para se inserir na alegria e na diversão, a juventude tem que consumir o álcool. Na opinião de Vasques, deve haver uma preocupação mais forte, principalmente em relação à venda de bebidas a menores. O parlamentar caririense fez essa explanação quando da apresentação do projeto de lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em bares e postos de gasolina localizados às margens das estradas e rodovias do Ceará, de autoria do deputado Ronaldo Martins.

MEIO AMBIENTE
Ocorreu na última sexta-feira em Crato a conferência regional de meio ambiente. O evento foi uma realização do Conselho de Políticas de Gestão de Meio Ambiente, tendo a frente o cratense André Barreto. A conferência cotou com a participação de 28 municípios e mais de 300 delegados.

ANOTE: TOCA DE ASSIS A Toca de Assis - uma associação católica inspirada nos ensinamentos de São Francisco e no seu zelo eucarístico e amor aos pobres - já tem duas comunidades instaladas no Cariri. Em Juazeiro do Norte, a Toca de Assis funciona numa chácara, na rua Odilon Gomes, 80, bairro Tiradentes. Em Crato, sua sede fica na estrada para o distrito de Santa Fé, na chácara do padre Raimundo Elias. A Toca de Assis é formada por religiosos e leigos, que vivem segundo o carisma de São Francisco, vestindo-se igualmente ao "Poverello de Assis", a maioria descalços, quando muito com sandálias japonesas.

PADRE CÍCERO: NOVO LIVRO
O escritor Lira Neto, depois de escrever as biografias de Rodolfo Teófilo, José de Alencar, Castello Branco e Maysa Matarazzo, iniciará nos próximos dias seu novo livro. Desta vez biografará o padre Cícero Romão Batista. Residente em São Paulo, Lira Neto desembarcará em Juazeiro do Norte no próximo dia 14 de dezembro. Tendo como cicerone Renato Casimiro, ele fará contatos com vistas à nova obra. Em tempo: por seu escrito sobre José de Alencar, Lira Neto acaba de ganhar o Prêmio Jabuti, um dos mais ambicionados por escritores brasileiros.

PÓLO CARIRI
Mapeado pelo Banco do Nordeste, o Pólo Cariri Cearense ocupa uma área de 6.342,3 km correspondente aos municípios de Abaiara, Barbalha, Brejo Santo, Crato, Jardim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Porteiras e Santana do Cariri. Esta área detém considerável potencial natural de recursos hídricos, minerais, de clima e solo que favorece tanto a agricultura diversificada como implantação de agroindústrias. Nesse contexto, a região já possui agroindústrias de derivados da cana-de-açúcar, como aguardente, açúcar e rapadura. Ultimamente, vêm sendo implantadas áreas irrigadas para a produção de frutícolas (banana, mamão, manga, uva, pinha, acerola, graviola, coco e outras), além de olerícolas e grãos.

CAMINHO DO PADRE IBIAPINA
Em 19 de fevereiro de 2008, serão lembrados os 125 anos da morte do padre Ibiapina. Ele morreu em Santa Fé, localidade situada na divisa dos municípios de Solânea e Arara, na Paraíba. Ali é feito o Caminho do padre Ibiapina, um trajeto de 60 quilômetros, nos quais os peregrinos percorrem a pé uma rota inspirada no famoso Caminho de Santiago, na Espanha. Nesta versão nordestina, os andarilhos percorrem estradas de barro e trilhas dentro da mata, passando por reservas ecológicas, engenhos de cana-de-açúcar e várias cidades históricas. No Cariri, sob o patrocínio da Urca, foi feito em 2006, a primeira Caminhada do Beato Zé Lourenço. Com a mudança de administração da universidade, em 2007, esta iniciativa não foi repetida...

CARIRI RURAL
Obteve êxito a feira 2º Cariri Rural, evento que vem sendo promovido mensalmente, em Crato, pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Instituto Agropolos. O evento é coordenado por Francisco Leitão. O 2º Cariri Rural movimentou cerca de R$ 1,2 milhão, volume 50% maior do que o negociado na primeira edição. No início de dezembro, teremos a 3ª versão deste evento.

NOVAS PARÓQUIAS
Foram criadas mais duas paróquias na diocese de Crato: a de São Vicente de Paulo (no bairro Alto da Alegria, em Barbalha) e a do Sagrado Coração de Jesus (no distrito de Palestina, em Mauriti). Com essas, a diocese cratense passou a contar com 48 paróquias. Desde que chegou ao Cariri, dom Fernando Panico criou quatro paróquias. Mesmo assim, quatro municípios do Sul do Ceará ainda não possuem suas paróquias: Antonina do Norte, Baixio, Salitre e Tarrafas.

CONHECENDO O CARIRI
A Floresta Nacional do Araripe - a primeira a ser criada no Brasil - possui uma área de 39.262,326 hectares, abrangendo partes dos municípios Santana do Cariri, Crato, Barbalha e Jardim. Ela tem uma importância relevante na manutenção do equilíbrio hidrológico, climático, ecológico e edáfico do Complexo Sedimentar do Araripe. Entre tantos benefícios, a Floresta Nacional do Araripe possui na sua flora árvores medicinais como a janaguba, barbatimão e faveira. Por que será que a Urca e a UFC ainda não criaram um curso de farmácia para explorar esse potencial?

RONDA DE QUARTEIRÃO
O deputado estadual Nelson Martins (PT), líder do Governo Cid na Assembléia Legislativa, em entrevista concedida a este repórter na Rádio Araripe AM anunciou que o projeto Ronda de Quarteirão irá beneficiar municípios como Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Na entrevista, avaliou o governo Cid e disse que o atual governo é o que mais abriu espaço para a discussão democrática com a sociedade a cerca dos destinos do Estado, basta ver as conferências regionais e estaduais, fóruns e mesas permanentes de negociação estabelecidas pelo atual governo.

BATE-PAPO

RELÍQUIA
Em 2007, o clero da diocese de Crato realizou seu retiro anual em Santa Fé, local da sepultura do padre Ibiapina. O encontro - liderado por dom Fernando Panico - contou com a presença de padres e diáconos. Naquela ocasião, a diocese de Crato ganhou uma relíquia do padre Ibiapina, cujo processo de beatificação foi aberto no Vaticano. Colocada numa teca, essa relíquia poderia ser exposta, para veneração dos fiéis, na capela da Casa de Caridade, construída por padre Ibiapina.

INGRATIDÃO
Raimundo Filho alimenta um sonho: ver uma rua de Crato com o nome de seu pai: o ex-prefeito Raimundo Bezerra. De fato, é muito esquecimento para com a maior liderança política cratense dos últimos tempos. O fato, entretanto, não deve causar admiração. O maior benfeitor de Crato, o 3º bispo da diocese, dom Vicente Matos, também nunca foi lembrado com esse tipo de homenagem. Já outros ilustres desconhecidos proliferam como patronos de ruas da Cidade de frei Carlos.

JOSÉ AIRTON
O deputado José Airton apresentou à Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização sete emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA). A primeira delas refere-se ao Apoio à Provisão Habitacional de Interesse Social para estimular a construção de moradias dignas e a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda nas áreas urbana e rural do Ceará, tendo em vista a ampliação da política habitacional. A segunda trata do Apoio a Projetos de Desenvolvimento do Setor Agropecuário, que visa garantir recursos para a construção de unidade da Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), na região do Cariri.

Nenhum comentário: