quinta-feira, 21 de maio de 2009
Dihelson Mendonça no BNB
"A música é suficiente para toda uma vida, mas uma vida não é suficiente para toda a música".(Rachmaninov).
Um artista não se cria, nasce! Podemos considerar que o talento é nato e que pode ser desenvolvido por uma necessidade ou circunstância. Assim na cidade do Crato-CE, nasceu Dihelson Mendonça em 1966. Iniciou seus estudos em piano clássico ainda criança, sob orientação da professora Diana Pierre, e sua grande inclinação para a música, fêz-se notar desde cedo, pelo rápido aprendizado. Chegou a cursar Engenharia Eletrônica na Universidade de Campina Grande-PB, mas o chamado da música foi mais contundente, e a partir daí sua dedicação ao piano tornou-se mais intensa, descobrindo de forma autodidata a sua peculiaridade jazzística, sem abandonar as formas eruditas que havia aprendido. Suas influências vão desde Bach à Hermeto Pascoal, passando até pelos "Irmãos Aniceto", e fortemente se destacam os clássicos como: Chopin, Liszt, Debussy e o maior compositor de tangos do Brasil Ernesto Nazareth. Em 1997, esteve em Nova York, fazendo uma peregrinação musical e contactou grandes nomes do jazz da atualidade, como: Michel Camilo, Joe Henderson e Mccoy Tyner. Essa experiência resultou na formação de um trio de jazz e na apresentação de vários shows pelo Brasil.
No cenário cearense Dihelson Mendonça atua como escritor, designer, fotógrafo, videomaker, diretor musical, arranjador, compositor, além de exímio pianista. Apesar de receber várias propostas para sair do País, resolveu investir seu talento em sua terra, construindo um estúdio de gravação e produção audiovisual chamado DMSTUDIO, que é referência em todo o nordeste. Participou de vários festivais, com destaque para o Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga-CE. Teve o privilégio de dividir o palco com alguns dos maiores nomes da música instrumental Brasileira, tais como Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo e Hermeto Pascoal, (que o apelidou carinhosamente de "o repentista do teclado") dentre tantos outros. Após um período de reclusão e pesquisa, com o intuito de aperfeiçoar-se em seu instrumento, dedicou-se árduamente à composição de seu primeiro CD solo, intitulado "A busca da Perfeição"; Trabalho de grande envergadura, que consiste em um Livro fotográfico de 100 páginas, um CD, e que reúne Música, Poesia, Filosofia, Fotografia e Arte por Computador, e no qual participam mais de 20 escritores e poetas do cariri. Patrocinado exclusivamente pelo BNB - Banco do Nordeste do Brasil.
Neste Concerto, de pré-lançamento do seu CD SOLO, Dihelson Mendonça apresenta suas próprias composições, algumas já apresentadas no CD, bem como seus arranjos pianísticos de outros autores caririenses, além de peças do repertorio Clássico e do Jazz. Como já é característica em seus concertos, Dihelson Mendonça além de tocar as peças originalmente escritas, também improvisará sobre temas e melodias, seguindo a tradição do Jazz, por acreditar que "a música verdadeira não deve ficar "estagnada" e presa à rigidez de um papel, quando a grande arte consiste no poder da criação e do talento".
Por:Linda Mascarenhas
Serviço:
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste - Juazeiro do Norte ( Sede do BNB )
Data: Dia 22 de Maio - Sexta-Feira
Horário: 19:30
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Espero que brevemente venha a Fortaleza, para que possamos apreciar o talento desse grande ARTISTA.
TAVARES - Fortaleza-CE
Postar um comentário