sábado, 9 de maio de 2009

EDUCAÇÃO

O resultado do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua repercutindo entre os deputados da Assembléia Legislativa. No Ceará, o Enem mostrou que a qualidade da escola pública precisa melhorar, pois das 100 escolas que obtiveram melhor resultado, apenas seis são públicas, porém ou são escolas de ensino técnico ou tem a colaboração dos militares.

O deputado José Teodoro (PSDB) aponta que o baixo rendimento não foi apenas nas escolas do Ceará, mas em todo o Brasil o resultado não agradou. O parlamentar informa que das 26 mil escolas avaliadas pelo Enem, 74% obtiveram nota abaixo da média no País. Já na rede municipal esse índice chega a 89%.

O parlamentar aponta que segundo levantamento feito pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), sobre investimentos feitos na educação, o Brasil ficou em 14 posições abaixo do Chile que está em 40° lugar. "Para empatar com o Chile, O Brasil teria que dobrar o seu investimento na área, ou seja, gastar o equivalente a mais de 5,6% do seu PIB (Produto Interno Bruto )", analisou o tucano.

O deputado Artur Bruno (PT) concorda que os gastos com a educação devem aumentar. Ele defende que é necessário duplicar o montante investido na área, afirmando que o País aplica apenas 4,5% do PIB brasileiro para o setor. Ele aponta que o baixo investimento acaba afastando os alunos que não vêem nessas instituições de ensino, estímulo para continuar estudando.

Para o deputado Heitor Férrer (PDT), a escola em tempo integral é a melhor saída para melhorar a qualidade. do ensino. O sistema foi idéia do pedetista Leonel Brizola e tem como base permitir que o aluno passe a maior parte do tempo na instituição de ensino.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: