sábado, 2 de maio de 2009

FINAL DO CAMPEONATO CEARENSE 2009



O campeão cearense de 2009 será conhecido hoje, a partir das 16 horas, no Estádio Castelão. Pela 29ª vez, Fortaleza e Ceará fazem a disputa direta. O Alvinegro leva pequena vantagem, haja vista que levou o caneco em 15 ocasiões, contra 13 do Leão. Até então, a briga estava igual. No entanto, com a oficialização do pentacampeonato do Ceará entre os anos de 1915 e 1919, mais dois confrontos diretos foram adicionados, justamente as finais de 1918 e 1919, vencidas pelo time de Porangabuçu, respectivamente, por 2x0 e 2x1.

Hoje, essa pequena supremacia do Alvinegro muda de lado. É o Tricolor de Aço quem tem vantagem para ganhar seu terceiro tricampeonato. O primeiro foi nos anos de 1927/28/29, o segundo em 2003/04/05. Para tal, basta ao Leão conseguir o empate no tempo normal, haja vista que, no primeiro jogo da decisão, bateu o adversário por 2x1. Caso perca, haverá prorrogação ou disputa de pênaltis para definir a parada.

Homenagem

O campeão cearense de 2009 receberá a Taça Fares Cândido Lopes, numa homenagem ao ex-presidente do Fortaleza e da Federação Cearense de Futebol (FCF) já falecido. outra briga entre as duas maiores agremiações do futebol cearense diz respeito à hegemonia.

O Fortaleza era detentor do maior número de títulos até o ano passado, com 37 contra 34 do seu grande rival. No entanto, após a homologação do penta por parte da FCF, a situação mudou e hoje é o Alvinegro quem está na frente: 39x37. Se ratificar o título hoje, o Leão encosta no Vozão.

Dentro das quatro linhas, muitas dúvidas nos dois lados. No Tricolor, o técnico Mirandinha pode manter Birmark na ala direita ou entrar com Maisena. No meio, Álvaro ainda sente contusão no olho e pode ceder vaga a Eusébio. No ataque, Luís Carlos e Wanderley disputam a posição. Zé Teodoro também não definiu o Ceará, a começar pelo gol, onde Adílson pode sair para a entrada de Marcelo Bonan. A outra incógnita do Vovô diz respeito a Arlindo Maracanã, que será titular, provavelmente na meia. Assim Gaibu joga no ataque ao lado de Edu Sales.



Fortaleza
Douglas; Edson, Sílvio e Gilmak; Bismarck (Maisena), Álvaro (Eusébio), Coutinho, Cleisson e Guto; Nicácio e Wanderley (Luiz Carlos).
Técnico: Mirandinha

Ceará
Marcelo Bonan (Adílson); Boiadeiro, Fabrício, Erivélton e Fábio Vidal; Michel, Chicão, Arlindo Maracanã e Geraldo; Alex Gaibú e Edu Sales.
Técnico: Zé Teodoro

Competição - Campeonato Cearense (Decisão - jogo de volta).
Estádio - Castelão, em Fortaleza (CE). Data - 3 de maio de 2009.
Horário - 16 horas.
Árbitro - Paulo César de Oliveira (SP/Fifa) .
Assistentes - Roberto Braatz (PR/Fifa) e Márcio Santiago (MG/ Fifa).
Transmissão - Rádio Verdes Mares - AM 810 khz.

FERNANDO MAIA E IVAN BEZERRA
Repórteres
Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário: