quarta-feira, 20 de maio de 2009
Futebol pela segundona cearense
Hoje é dia de futebol pela segunda divisão do futebol cearense. Crato e Guarani de Juazeiro voltam a campo para defender vaga na elite do futebol cearense. Até agora, os times do Cariri dependem apenas deles mesmos apra chegar na primeira divisão. O Crato será recebido pelo Uniclinic, no estádio Antonio Cruz. Já o Guarani, também fora de casa, jogará contra o Limoeiro, no Bandeirão. No último domingo, os times caririenses se enfrentaram no Romeirão, em Juazeiro, com vitória do Guarani por 1 a 0.Apesar do desânimo inicial, os jogadores do Crato disseram estarem animados para compromisso contra o Uniclinic. O jogo do Crato acontece às 15h30min e o do Garani, às 19 horas.
Nem dirigentes, nem torcedores, muito menos o elenco do Ceará esperava por uma notícia tão surpreendente em Porangabuçu. “Recebi uma proposta do Juventude/RS irrecusável. Não tinha como não aceitar. Falei com o presidente Evandro Leitão e ele me deixou à vontade para decidir o que fosse melhor para mim”, declarou o técnico Zé Teodoro, ontem, em uma concorrida entrevista coletiva, na sala de imprensa do clube. A forma como tudo aconteceu impressionou ainda mais. Zé Teodoro, que havia falado de manhã para Evandro Leitão sobre o desejo de deixar Porangabuçu, trabalhou normalmente à tarde com o grupo de jogadores e só no final do treinamento é que informou ao elenco. “Muitos se surpreenderam com a minha saída. Mas todos entenderam o meu lado e viram que não tinha como recusar a proposta do Juventude”, comentou o técnico. (DN)
A Terceira Divisão do Estadual de 2009 pode ter um ilustre participante: trata-se de do Maguary, clube que já foi campeão cearense em quatro oportunidades e extinto há 34 anos. Ontem, o advogado e político Aguiar Júnior, responsável pela idéia, participou como convidado da reunião dos times que demonstraram interesse em participar da Terceirona. Quem acompanha a história do futebol cearense conhece de perto o Sport Club Maguary, campeão cearense nos anos de 1929, 1936, 1943 e 1944. A agremiação foi filiada à Federação cearense de Futebol (FCF) em dois períodos: de 1927 a 1945 e de 1972 a 1975, quando sua sede funcionava na Rua Barão do Rio Branco, a um quarteirão do quartel do 23º Batalhão de Caçadores (23 BC). (DN)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
O nome do ‘Clube dos Príncipes ’ é Sport Club Maguary, com a letra “Y”, como tradicionalmente ficou conhecido.
Equipe de Comunicação do Maguary
Comunicamos que nesta data estamos reativando pela terceira vez nosso ‘Departamento de Futebol’, que já viveu momentos gloriosos em outras épocas.
Na primeira fase, que transcorreu entre os dias 24 de junho de 1924 a 27 de outubro de 1945 o clube foi quatro vezes campeão cearense na primeira divisão (1929, 1936, 1943 e 1944), além de sete vezes vice-campeão no Estado (1928, 1930, 1932, 1935, 1937, 1938 e 1945), mantendo uma marca invejável: 4º lugar do ‘Ranking do Futebol Cearense’ de todos os tempos (considerando campeões e vices, segundo o jornal Folha de São Paulo, edição de 23-12-2007, página D6 – Esporte).
Na segunda fase ocorrida entre os dias 20 de Janeiro de 1972 a 14 de Agosto de 1975 o Maguary sagrou-se como o ‘primeiro campeão do Castelão’ quando venceu ao América em 02 de dezembro de 1973, na final do ‘Torneio Breno Vitoriano’, competição organizada para comemorar a inauguração do Gigante da Boa Vista (Fonte: Miguel Ângelo de Azevedo Nirez em Cronologia Ilustrada de Fortaleza – Volume I – 2001).
Nesta terceira fase, que se inicia em 01 de junho de 2009, o Maguary retorna humildemente pela 3ª Divisão do Futebol Profissional, buscando galgar, ano a ano, o lugar de destaque que merece na 1ª Divisão, onde espera proporcionar momentos de alegria e emoção ao competir com as principais entidades desportivas do estado, no caso, Ceará, Fortaleza e Ferroviário, o que iremos trabalhar para que ocorra no mais breve espaço de tempo possível.
Aguiar Junior
Presidente do Maguary.
Postar um comentário