terça-feira, 19 de maio de 2009

Notinhas de política no Cariri



Municípios com ficha limpa
Apenas seis municípios do Cariri – Assaré, Baixio, Caririaçu, Farias Brito, Missão Velha e Várzea Alegre – merecem aplauso por estarem em dia com suas contabilidades e têm condições de receber recursos além do FPM do Governo Lula. No Ceará, 143 cidades estão inadimplentes. No Cariri, são 27 municípios com ficha suja nos cadastros federais. O município com maior número de inadimplência na região é Ipaumirim com oito registros.

Grandes na lista suja
As três maiores cidades do Cariri – Crato, Juazeiro e Barbalha – estão na lista suja do Sistema Integrado de Administração Financeira – Siafi. Juazeiro tem cinco inadimplências, seguido de Barbalha com três e o Crato com duas inadimplências. Manoel Santana e José Leite justificam esses problemas devido a herança recebida de Raimundo Macedo e Rommel Feijó. Já o prefeito do Crato, Samuel Araripe, tem que culpar a si próprio e a sua administração que não prestou contas ao Governo Federal e por isso está impedido de receber novas verbas de Brasília.

Crato na lista suja do Ceará
O Crato está inadimplente junto ao Governo Federal e também inadimplente junto ao Governo Cid Gomes. O Tribunal de Contas dos Municípios(TCM) divulgou em matéria do Diário do Nordeste, do dia 15, que a cidade do Crato está proibida de receber repasses estaduais. Motivo: está também inadimplente com o TCM. A administração Samuel Araripe pune o Crato, impedido de receber verbas do presidente Lula e do governador Cid Gomes.

Dupla inadimplência
O Crato é a maior cidade do Cariri na dupla lista da inadimplência: Governo Lula e Governo Cid Gomes. Mas, há outros cinco municípios nesta mesma situação: Abaiara, Altaneira, Aurora, Brejo Santo e Umari. Esses prefeitos precisam regularizar a prestação de contas junto ao TCM se quiserem receber verbas do Governo Cid. E precisam se regularizar junto aos ministérios se quiserem tirar o nome de suas cidades da lista suja do Siafi.

Escândalo da merenda no Cariri
O Ministério Público investiga a empresa Serra Leste Ltda por envolvimento em escândalo da merenda escolar na cidade de São Paulo e também no município de Caucaia. Em Caucia, o processo licitatório aconteceu na segunda-feira de carnaval e o resultado final saiu na quarta-feira de cinzas. Agora, o MP vai estender essa rigorosa apuração sobre superfaturamento na aquisição da merenda escolar na região do Cariri.

Em que vou votar
Os prefeitos de Missão Velha, Assaré e de Farias Brito estão fazendo parte da contabilidade de votos de pelo menos dois deputados federais. O petista Zé Airton Cirilo conta com Washington Fechine, Evanderto Almeida e Vandevelder Freitas. Já o deputado Manoel Salviano tem como certo que será apoiado pelos prefeitos de Assaré e Farias Brito. Por sua vez o deputado Marcelo Teixeira garante ter o respaldo do prefeito de Missão Velha.

A escolha de Santana
O prefeito Manoel Santana começa a definir quem apoiará para a Assembleia do Ceará. Para a Câmara Federal, está fechado com a reeleição de José Guimarães. Inicialmente, o nome mais cotado é do secretário de Governo, Ricardo Lima. Porém, ganha força na administração buscar mais alternativas. Uma das opções em estudo é o lançamento da candidatura do secretário de Cidades, Joaquim Cartaxo.

Disse me disse
•Vereador Tarso Magno (PSL), a voz mais forte contra Santana , sondado para ser candidato a deputado estadual, diz que não, e prefere continuar com seu trabalho na Câmara de Juazeiro.
•O reitor Plácido Cidade Nuvens enfrenta fortes críticas à sua gestão, e uma oposição surge nos bastidores da URCA.
•André Barreto, que ocupou um cargo de destaque no Meio Ambiente do Governo Cid Gomes está desaparecido do mapa político cratense.
•Desculpe a ignorância, o Ministério Público vai fazer uma devassa nos processos licitatórios da merenda escolar em cidades do Cariri?



Coluna do jornalista Donizete Arruda publicada no Jornal do Cariri desta semana.

Nenhum comentário: